domingo, 31 de agosto de 2008

5 PRINCÍPIOS DE MEDVEDEV

Dmitri Medvedev, Presidente da Rússia, fez saber os 5 princípios em que a Rússia irá basear a sua política externa:
1. "Antes de tudo, a Rússia reconhece a primazia dos princípios fundamentais do Direito Internacional que definem as relações entre os povos civilizados".
2. "O mundo deve ser multipolar. A unipolaridade é inaceitável. A Rússia jamais aceitará uma organização do mundo em que todas as decisões sejam tomadas apenas pelos Estados Unidos. Semelhante mundo só provocará conflitos".
3.A Rússia não quer confronto com nenhum país. A Rússia não tenciona isolar-se. Nós iremos desenvolver, até onde for possível, as nossas relações de amizade com a Europa, os Estados Unidos e outros países do mundo".
4. “A defesa da vida e da dignidade dos cidadãos russos, estejam onde estiverem, é uma prioridade incondicional".
5. "O quinto princípio são os interesses da Rússia nas regiões amigas. A Rússia, em caso de necessidade, está pronta a aprovar leis sobre sanções contra outros Estados, mas isso não é produtivo".

Está feito o aviso.

QUARESMA NO INTER

Segundo a La Gazzeta dello Sports, está concluído o dossier Ricardo Quaresma, com o “cigano” a seguir para o Inter e Pele a regressar a Portugal para ingressar no FC Porto. Assim, ficou satisfeito um desejo de Mourinho e... de Quaresma. Agora se foi satisfeito o desejo de Pelé, aí não tenho tanta certeza.

A ESCOLHA DE MOURINHO

José Mourinho tem uma tarefa elefantina em Itália. É, naturalmente um técnico “marcado”. Principalmente porque Mourinho tem a fama de estratega e resultadista e os italianos não gostam de partilhar esses predicados. Depois escolheu um clube de uma complexidade extrema. Ao longo de muitos anos (17 anos), o Inter foi um “cemitério” de treinadores e uma porta giratória de jogadores (Paulo Sousa foi um deles). Mancini, mesmo com aquele futebol horrível, foi o treinador que conseguiu arrumar a casa, estabilizar a equipa e oferecer títulos (Campeão nas últimas 3 épocas). Factos que dificultam o trabalho de “José”. Acho que Mourinho entrou no cálcio pela porta errada e na altura errada, mas…
Com um início de época com muitas limitações e com muito trabalho de adaptação, venceu o seu primeiro título em Itália, a Supertaça, nas grandes penalidades, facto que mereceu um comentário sarcástico de Totti: “Com Mourinho o futebol do Inter está muito mais organizado. São 10 atrás da linha da bola e o Ibrahimovic lá à frente…
Agora, na primeira jornada, não foi além de um empate em Génova frente à Sampdória, com o técnico deste a mencionar que o Inter foi uma vez à baliza e marcou.

sábado, 30 de agosto de 2008

SL BENFICA -1- FC PORTO-1

As minhas notas sobre o clássico:

1.ª Parte:

1. Quique Flores entrou no jogo para marcar golos. Jesualdo Ferreira entrou em campo para ganhar o jogo.

2. Quique Flores ainda não conhece o futebol português e muito menos o FC Porto a jogar na Luz. Jesualdo Ferreira “armadilhou” o futebol descaradamente ofensivo do Benfica e jogou como gosta: com espaços na zona ofensiva.

3. SL Benfica com bons jogadores, mas sem equipa. FC Porto com equipa, sejam quais forem os jogadores.

Nota: Benfica quebrou entusiasmo com o Penalty sofrido.

2.ª Parte

1. Recomeço igual, com o Benfica a igualar a partida.

2. Expulsão de Katsouranis e o jogo acabou para o Benfica. FC Porto em superioridade numérica não soube jogar em ataque continuado.

3. Estoiro preocupante do colectivo benfiquista e a adoptar as “armas” dos portistas (Jogo defensivo). FC Porto no papel dos benfiquistas (Jogo ofensivo) e ineficácia preocupante.

Nota: Benfica voltou a quebrar (Expulsão) e o FC Porto não “soube” ganhar o jogo. Uma coisa é certa, foi um jogo de superação, de grande esforço e intensidade, em que o Benfica acusou mais o esforço (É o preço da falta de pré-época). No clube da Luz causa impressão tantos avançados disponíveis para tão poucos lugares e tão poucos médios para tantos lugares. Por último, Reyes foi claramente uma aposta falhada para este jogo e nesta altura da época. Hulk fez falta mas não cabia na estratégia de Jesualdo.

FC ZENIT VENCE SUPERTAÇA UEFA

O FC Zenit de S. Petersburg já tinha sido a equipa sensação da época transacta, conquistando a Taça UEFA e o Campeonato Russo, através de uma campanha de excepção. Nesta Supertaça Europeia, voltou a demonstrar os predicados que o transformam num clube emergente a ter em conta. Vitória por 2-1 sobre o Campeão Europeu Manchester United que continua “refém” do futebol e dos desequilíbrios de Cristiano Ronaldo.
Na ausência de CR7, surgiu outro português em evidência: Danny. O tal que custou 30 milhões de Euros e que Scolari nunca considerou. O Luso-venezuelano fez a sua estreia na equipa e logo com um grande golo, a eleição do melhor jogador em campo e o troféu inédito na Rússia.

CJ SEM QUÓRUM

Segundo A Bola, Mesquita Machado, Presidente da Assembleia Geral da FPF, entende como desnecessária a invocação da perda de mandato do Presidente do CJ Gonçalves Pereira, que se encontra suspenso, com o argumento de que estão marcadas eleições do CJ para 4 de Outubro 08. Isto depois de ter sido informado oficialmente pelos serviços da FPF de que Gonçalves Pereira tinha executado factos passíveis de perda de mandato. Os argumentos apresentados não satisfazem vários conselheiros do CJ que não admitem que Gonçalves Pereira retome funções a partir de 4 de Setembro quando cessar a suspensão de 2 meses.
Na sequência, e após reunião de quase 6 horas, 4 dos 7 elementos do CJ renunciaram ao mandato deixando aquele órgão sem quórum. João Abreu, Francisco Mendes da Silva, Eduardo Pereira e José Diogo dos Reis subscreveram uma carta de renúncia dirigida a Mesquita Machado, presidente da Mesa Assembleia-Geral da FPF, mas as razões para a demissão não foram tornadas públicas.

Que a “guerra dos bastidores” será intensa esta época, ninguém duvida. Que ainda residem e resistem muitos “coronéis”, está mais que visto. Mas, Mesquita Machado devia “explicar”, como Presidente da AG, porque não deu sequência ao previsto nos Estatutos da FPF.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

SORTEIO EXIGENTE

O sorteio da Taça UEFA foi particularmente difícil para as cores nacionais. Na eliminatória de acesso à fase de grupos, os caprichos do sorteio colocaram Portugal numa posição delicada para a contabilidade de pontos.

Portsmouth (Inglaterra)-VITÓRIA DE GUIMARÃES (PORTUGAL)

MARÍTIMO (PORTUGAL)-Valência (Espanha)

Nápoles (Itália)-BENFICA (PORTUGAL)

VITÓRIA DE SETÚBAL (PORTUGAL)-Heerenveen (Holanda)

SPORTING DE BRAGA (PORTUGAL)-Artmedia (Eslováquia)


Portugal corre o risco de ficar sem qualquer equipa logo à primeira, digo eu.

BARACK OBAMA NOMEADO

Barack Obama, foi nomeado oficialmente e por aclamação como candidato democrata às próximas eleições presidenciais nos EUA. Esta é uma nomeação histórica que vai “abalar” os Estados Unidos até Novembro. Este escrutínio não se reduz à eleição do próximo Presidente, nem ao confronto político entre democratas e republicanos, nem às expectativas do planeta, significa muito mais do que isso.

LEGISLAÇÃO & SEGURANÇA

O Procurador-geral da República, Pinto Monteiro, anunciou que vai criar unidades especiais de combate ao crime que funcionarão nos Departamentos de Investigação e Acção Penal de Lisboa, Porto, Coimbra e Évora, pedindo, no entanto, ao legislador que faça os "ajustamentos legais necessários para combater a criminalidade violenta". A Procuradoria-Geral da República justifica as decisões tomadas com “o aumento qualitativo e quantitativo da criminalidade especialmente violenta e o sentimento de insegurança que se tem instalado entre os cidadãos” (…) “o hiper garantismo concedido aos arguidos colide com o direito das vítimas, com o prestígio das instituições e dificulta e impede muitas vezes o combate eficaz à criminalidade complexa”.Para combater estes crimes devem existir “acções concertadas entre o Ministério Público e os órgãos de polícia criminal” o que “nem sempre se tem conseguido” (…) “a cooperação, a partilha de informação em tempo útil, a especialização e a articulação de esforços" são passos "essenciais para a obtenção de resultados contra uma criminalidade cada vez mais organizada e global”.

Procuradoria-Geral da República

“Os ajustamentos legislativos sugeridos pelo Procurador-Geral da Republica confirmam que as leis penais que existem "são más" (…) "A revisão legislativa vai ao encontro do que temos dito desde que as leis (Código Penal e Código de Processo Penal) foram aprovadas" (…) “as leis em causa, que entraram em vigor em Setembro de 2007, não resolveram os três grandes problemas do sistema, não trouxeram celeridade, eficácia e credibilidade ao sistema. Comprovou-se que os problemas não só persistiram como se agravaram".

Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP)

"O Governo deve assumir que a política que levou a cabo no âmbito das leis penais é errada e que não poderia conduzir a outro resultado que não este como, aliás, o sindicato alertou" (…) são "necessárias e urgentes" alterações legislativas no âmbito das leis penais (Lei de Política Criminal, Código Penal e Código de Processo Penal).

SMMP

"Não estão previstas alterações ao Código Penal e ao Código de Processo Penal" (…)"As normas fundamentais, na última revisão, resultaram de um consenso parlamentar alargado. A aplicação do Código está a ser objecto de uma monitorização, cujos resultados finais ficarão disponíveis no próximo ano, altura em que deverá ser feita uma avaliação".

Ministério da Justiça

“O Governo vai alterar a Lei das Armas” (…) “Vai prever que, em todos os crimes em que sejam usadas armas, seja aplicada a prisão preventiva” (…) “prever que um suspeito apanhado com armas seja detido até à apresentação ao juiz”(…) “os crimes violentos a que temos assistido na comunicação social, a todos eles, pode ser aplicada a prisão preventiva”.

Rui Pereira, Ministro da Administração Interna (RTP)


Meus caros, o Governo foi eleito para governar, então, governem. Governar não é ter medo de recuar, mas ter a coragem de corrigir o que não está bem. Alterar, corrigir, melhorar são “actos de governação” e não o contrário. É na política que o Futebol vai buscar os melhores exemplos.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

DAVID SUAZO NO BENFICA

Segundo a TSF, David Suazo, avançado hondurenho do Inter de Milão, já é jogador do SL Benfica, por empréstimo. O Jornal italiano La Gazzetta dello Sports também confirma a noticia.

DIABETES

Via Lusa

Investigadores norte-americanos conseguiram converter células vivas normais em células capazes de produzir insulina, descoberta que pode ajudar a combater a diabetes, segundo um estudo publicado na revista Nature.
Para este efeito, os investigadores utilizaram três genes de um vírus comum para transformar células exócrinas, que cobrem cerca de 95 por cento do pâncreas, em células beta, em menor número e cuja função é produzir insulina.
As células beta são as primeiras a serem destruídas nos diabéticos de Tipo 1 ou diabetes juvenil.
Na diabetes Tipo 1, o sistema imunitário, através de um processo auto-imune, destrói as células beta do pâncreas que, assim, deixam de produzir insulina.
Com esta técnica, os investigadores conseguiram modificar células vivas, sem necessidade de utilizar células-mãe as quais, até à data, têm sido indispensáveis na técnica de regeneração de tecidos.
O responsável pelo estudo, Douglas Melton, referiu que esta descoberta «abre as portas» para a manipulação de outro tipo de células humanas, como as do fígado ou da pele.

ESTA CONVOCATÓRIA JÁ CONTA

Atletico Madrid: Simão e Maniche; Chelsea FC: Bosingwa, Deco, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho; FC Zenit ST.Petersburg: Danny; FC Porto: Bruno Alves e Raúl Meireles; Galatasaray SK: Fernando Meira; Manchester United FC: Nani; Rangers FC: Pedro Mendes; Real Madrid CF: Pepe; SC Braga: Eduardo; SL Benfica: Carlos Martins, Nuno Gomes e Quim; Sporting CP: João Moutinho e Yannick; SV Werder Bremen: Hugo Almeida; US Lecce SPA: Antunes; Valência CF: Miguel; VFL Bochum 1848: Daniel Fernandes.

Considerando o curto espaço de tempo disponível, Carlos Queiroz não podia fazer muito mais do que esta lista. O novo seleccionador vai ter que trabalhar sobre competição, o que traduz dificuldades acrescidas e maiores riscos.
De registar a convocatória de Yannick Djaló e Pedro Mendes e o regresso de Maniche. Espero que no futuro, cada convocatória não seja uma feira de novidades. É que convocar jogadores para fazer número, não faz sentido.

CR7 O MELHOR DA LIGA

Foto: Nike
Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor avançado e o melhor jogador da edição da Liga dos Campeões 07/08. Recorde-se que o português foi o melhor marcador da prova e ajudou o Manchester United a conquistar o troféu.
Relativamente aos outros premiados a curiosidade de pertencerem todos ao finalista vencido, Chelsea: Petr Cech (Guarda-redes), John Terry (Defesa), Frank Lampard (Médio).

A época 07/08 foi realmente extraordinária para CR7: Campeão de Inglaterra, Melhor Jogador de Inglaterra, Melhor Marcador do Campeonato inglês, Melhor Marcador da Europa, Vencedor da Liga dos Campeões, Melhor Marcador da Liga, Melhor Avançado da Liga, Melhor Jogador da Liga.
Realmente só falta mesmo a Bola de Ouro e o Melhor Jogador do Ano FIFA.

Ás vezes fico admirado, como é que ainda surgem pessoas a falar de Messi e Casillas como concorrentes do português para aqueles últimos prémios. Digo que, nem mesmo Cristiano Ronaldo será capaz de repetir uma época como esta.

SORTEIO DA LIGA DOS CAMPEÕES

Barcelona (Espanha), Sporting (PORTUGAL), Basileia (Suíça) e Shakhtar Donetsk (Ucrânia), no Grupo C e Arsenal (Inglaterra), FC Porto (PORTUGAL), Fenerbahce (Turquia) e Dínamo Kiev (Ucrânia), no Grupo G.
Um bom sorteio para o Sporting CP e um mau sorteio para o FC Porto.
O Sporting CP vai disputar com o Donetsk (Esteve no grupo do Benfica na época passada) um lugar na próxima fase.
O FC Porto tem um osso mais duro de roer, desde a melhor equipa turca, passando pelo Dínamo de Kiev que afastou o Spartak de Moscovo com parciais de 4-1/4-1, até ao Arsenal.

ERROS DE ARBITRAGEM

Afirmou Michel Platini a respeito da eliminação do Vitória de Guimarães: "Acredito que o árbitro assistente esteja desolado. É verdade que o erro mudou a vida do clube português, que não se qualificou. Mas o árbitro seguiu as indicações. Enquanto presidente da UEFA também estou desolado. É por isto, que defendo mais árbitros em cada equipa".

Equipa da arbitragem com mais elementos? Para manter-se a solidariedade entre os elementos da equipa da arbitragem? A solução passa pela adopção de meios electrónicos, exclusivamente para avaliação dos fora-de-jogo e das grandes penalidades. O resto é pacífico.

SMMP "ACUSA" RUI PEREIRA

Via TSF

Para o Sindicato dos Magistrados do Ministério Publico, a responsabilidade pelo recente aumento da criminalidade tem um rosto. Esse rosto é o de Rui Pereira ministro da Administração Interna, autor das leis da reforma do Código Penal e do Código de Processo Penal.

Mais nada. É preciso falar claro e pôr os nomes aos bois.

CONTRATAR LAURENT ROBERT ?

Leio que Laurent Robert, antigo jogador do Benfica, vai jogar as próximas duas temporadas no Larissa, e tenho dificuldades em acreditar. Como é possível um clube contratar um jogador destes e ainda por cima ter de pagar ao invés de cobrar. Sinceramente, depois do que vi este jogador fazer no Benfica, percebi que os empresários conseguem “vender” qualquer jogador.

ACABOU O SONHO DE GUIMARÃES

O Vitória de Guimarães terminou o sonho da Liga dos Campeões. O afastamento teve inicio no 0-0 da primeira mão, para culminar no 1-2 em Basileia.
Há sempre desculpas para um desaire, ainda mais para um desta dimensão. No entanto, o Vitória foi mesmo prejudicado. Prejudicado no jogo em Guimarães, onde a equipa de arbitragem não assinalou, pelo menos, uma grande penalidade. Prejudicado neste jogo em Basileia, em que nos últimos minutos da partida, a equipa de arbitragem invalidou um golo limpo a Roberto que resultaria no golo da igualdade a 2 golos e o consequente apuramento. Perante tal influência no resultado da eliminatória, apetece pedir responsabilidades. Mas a quem e por quem?
Mais se nota, que esta equipa do Vitória não estava preparada para uma eliminatória da Liga dos Campeões. Vamos ver como sai desta “ocorrência”.

Ainda nesta eliminatória da Liga dos Campeões, fica o registo do afastamento do FBK Kaunas, de José Couceiro, e da qualificação do Anarthosis do Chipre (onde joga Paulo Costa) e do Bate Borisov da Bielorrússia.

SPORTING PESADELO EM MADRID

O Sporting CP foi a Madrid disputar o Troféu Santiago Barnabéu e saiu derrotado por 5-3. Não sei que tipo de expectativas o encontro gerou entre as hostes leoninas, mas a verdade é que a equipa sobreviveu a um autêntico pesadelo na primeira parte para salvar a face no segundo tempo. Ambas as equipas encararam o encontro como um jogo de preparação de início de época, daí a quantidade de substituições efectuadas, independentemente de estar em jogo um troféu. Naturalmente, o Real não queria perder o “seu” troféu e o Sporting queria ganhar mais do que prestígio. Acontece que o Real em ritmo de treino e sem exigências competitivas, pode tornar-se avassalador e a equipa de Alvalade confirmou isso mesmo. 5-1 no final da primeira parte e a equipa completamente partida e perdida.

No segundo tempo, o Sporting apresentou, talvez, a sua melhor equipa e o Real fez entrar, talvez, a sua segunda linha. Com melhor futebol e melhor atitude, o Sporting acabou por oferecer uma imagem diferente e, curiosamente, vencer por 2-0, embora com o Madrid em gestão do resultado global.

Apesar de tudo isto, o Sporting deixou uma imagem muito pálida das suas capacidades e deu nítida impressão que não preparou este “amigável” de forma adequada. Mais pareceu que não queria estragar a festa ou estava demasiado preocupado com compromissos futuros (Braga por exemplo). Por outro lado, começa a criar algum desconforto a forma como Paulo Bento faz a gestão do seu plantel. Convocar Vukcevic para um jogo destes, em pleno Santiago Barnabéu, e não o colocar a jogar, parece “maldade”. Só uma razão muito forte pode justificar outra coisa.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

ESCALDANTE CÁUCASO


Moscovo reconheceu a independência da Ossétia do Sul e da Abkházia, facto que gerou reacções do Ocidente, às quais Dmitri Medvedev não deu grande importância afirmando mesmo não ter medo de nada, nem de uma nova guerra-fria.

O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev fez uma das raras críticas internas. Em artigo enviado à Itar-Tass, Gorbachev fala em perigo de cataclismo: "Uma escalada provocada pelos dois lados, o mau cálculo das intenções da parte adversária, o medo de perder a face, atiçados pelos ultrapatriotas, levaram a Europa à Primeira Guerra Mundial", lembrou Gorbachev, referindo um exemplo histórico, Agosto de 1914, cujas semelhanças com esta crise não deixam de ser notáveis.

ESTÓRIAS INVENTADAS

"Amanhã, eu e a minha mulher vamos celebrar mais um ano de casados, e já tenho o plano do dia: Saio cedo, vou abastecer o carro, porque pretendo comprar aquele colar na ourivesaria “Vida” que ainda fica longe, e depois tenho que passar pelo banco para depositar os “cobres” de ontem, para poder utilizar o Multibanco sem problemas. Porra! Pensando bem, não vou a lado nenhum que ainda sou assaltado ou sou apanhado num assalto. Vou ficar em casa e ligo o alarme."

NOVO PARTIDO

O Movimento Mérito e Sociedade, constituiu-se formalmente como partido, no Tribunal Constitucional no passado dia 29 de Abril e admite concorrer às eleições já em 2009 com uma "proposta de rigor, concreta, com uma visão de futuro para os portugueses". Ao longo de oito meses o MMS recolheu cerca de 8400 assinaturas, de norte a sul do país. O novo partido político, Movimento Mérito e Sociedade propôs onze medidas para criar mais segurança em Portugal. Para o partido é importante que as penas passem a ser cumulativas, que a polícia possa actuar de forma mais firme e com maior recurso a armas de fogo, que haja uma fusão das principais forças de segurança e que as vítimas tenham um papel mais activo nos processos.

Pois é. Um dia destes vamos ter “linchamentos” populares.

VICENTE MOURA (2)


Antes da partida para Pequim, o COP já tinha feito o pedido de 17 milhões de euros para o Programa Olímpico de Londres 2012. Segundo o Expresso, fonte do executivo adiantou que a verba apenas seria aprovada depois do COP apresentar o balanço e avaliação do trabalho desenvolvido e apresentação de um projecto.
Sinceramente, então qual é o organismo que recebe dinheiros do Estado e não apresenta depois o balanço ou relatório final!?. Pelo que se vê, o COP fez mais, detalhou o programa, determinou objectivos e assinou contratos, sendo até criticado por isso. Agora fala-se em projecto, que projecto? Com ou sem objectivos?

Por outro lado, o Governo fala de “ausência de Liderança” e de “oscilações de opinião” que afectaram a comitiva. Perante tão importante e decisivo argumento, a conclusão parece simples: O Governo não quer Vicente Moura no COP.

Porquê?

Porque não lidera ?
Dizer isto de uma pessoa que liderou um projecto de desenvolvimento com sucesso, inclusive ser um dos grandes entusiastas dos Jogos da CPLP que os governos teimam em não valorizar. Por outro lado, liderar é comandar, e quando um comandante não pode exigir “brio profissional” aos seus comandados, então não é um comandante.
Porque tem oscilações de opinião?
Bem, se decidir abandonar o barco sem levar ninguém com ele e depois mudar de ideias pelos apoios recebidos (Sem pedir), é ter oscilação de opinião condenável, então estou a ver isto tudo ao contrário.
Porque definiu objectivos para justificar um programa e os custos de 4 anos?
Bom, sempre achei que um líder tem de exigir aos seus (Atletas, Treinadores e Dirigentes) o que exige aos outros (Estado), a não ser que os princípios estejam alterados.

Ou será:

Porque Vicente Moura, como disse Laurentino Dias em Pequim, é um dirigente nomeado pelas Federações e não pelo Governo. Porque é um comandante, teimoso e Laurentino não vai à bola com ele. Porque, como disse Carlos Lopes, é uma pessoa muito importante no COP. Porque como afirmaram os “atletas afectados”, Vicente Moura deve recandidatar-se. Porque a maioria das federações estão com o Presidente, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Porque Rosa Mota está mesmo à mão e é da cor.

Porque Vicente Moura, depois das diversas comunicações, tem o desplante de impor condições para a sua recandidatura: “As federações têm a última palavra" (…) “mas não a qualquer preço" (…) "Exijo uma candidatura forte, com capacidade para fazer as mudanças que são necessárias no COP. Sem isso, não ficarei".
A este propósito refere a tal “fonte” governamental: "As federações têm de decidir se é este o tipo de liderança que querem".
Ok, o recado está dado. Para bom entendedor…

terça-feira, 26 de agosto de 2008

TRANSFERÊNCIA POLÉMICA DE DANNY

Danny, o único jogador português que “vingou” no futebol russo, foi protagonista da maior transferência do futebol daquele país. O Zenit St. Petersburgo que venceu a última edição da Taça UEFA, pagou a cláusula de rescisão de 30 milhões de euros e assegurou o jogador.
Esta transferência tem motivado as mais diversas manifestações, principalmente, devido aos valores envolvidos. Os adeptos do Dínamo de Moscovo vão mais longe e pretendem que o Tribunal de Contas russo investigue os contornos da transferência. O Zenit é patrocinado pela companhia de gás Gazprom, a maior empresa pública da Rússia, e os adeptos consideram que este clube está a utilizar dinheiros públicos para contratar os direitos desportistas do futebolista português.
Investigue-se então.

"BORA" ROUBAR EUCALÍPTOS ?

Mil e trezentos eucaliptos plantados num terreno do concelho de Soure foram cortados e roubados em plena luz do dia. Os produtores esperaram 12 anos para poder comercializar os eucaliptos, com corte agendado para Setembro. Os ladrões anteciparam-se.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

VOLTA A PORTUGAL DE BLANCO

David Blanco venceu a 70.ª Volta a Portugal em Bicicleta. O ciclista galego está perfeitamente adaptado ao ciclismo nacional e repetiu o triunfo de 2006, então ao serviço da Comunitat Valenciana. Desta vez, com as cores do Palmeiras Resort Tavira, o ciclista (Mesmo com uma queda durante a volta) arrebatou a camisola amarela na penúltima etapa (Senhora da Graça) e defendeu-a no contra-relógio decisivo, onde todas as equipas jogaram tudo o que já não tinham para jogar. Registo importante para a equipa mais antiga do pelotão que conquistou, finalmente, uma Volta: Clube de Ciclismo de Tavira – Palmeiras Resort.

LIGA SAGRES COMEÇOU

Começou o campeonato nacional de futebol, a I Liga Sagres que até tem um troféu especial para quem conquistar 5 troféus. Um campeonato em que só o campeão tem entrada directa na Liga dos Campeões 09/10. Um campeonato “marcado” por todas as expectativas após o… Apito Final.

O Sporting CP recebeu e venceu o recém promovido CD Trofense por 3-1, num encontro em que a vitória leonina não sofreu contestação, o mesmo não acontecendo com o lance que originou o golo do Trofense. Erro grave da equipa de arbitragem liderada por Paulo Batista, que assinalou grande penalidade num lance protagonizado fora da área. Esperemos que não venham com a história do jogador cair na grande área em falta iniciada fora dela, porque seria um precedente incontrolável. A expulsão de Anderson Polga não merece dúvidas. Paulo Bento parece que estava a adivinhar.

O FC Porto, ainda a caminhar para um modelo sem Quaresma e principalmente sem Paulo Assunção, cumpriu vencendo o Belenenses por 2-0 e em momentos cruciais a jogar contra dez. A fase inicial da competição serve para aferir fragilidades, sem desperdiçar pontos. O FC Porto pendular faz isso como ninguém, mas desta vez a coisa está mais demorada.

O SL Benfica começa a deslizar num campeonato de grandes apostas (1-1 com o recém promovido Rio Ave). Na época passada a equipa da Luz tinha um maestro, mas não tinha equipa, agora parece ter uma equipa sem maestro. O que se viu em Vila do Conde foi mais do mesmo, muita parra e pouca uva. Ao SLB faltava um jogo em competição para descobrir virtudes e defeitos. A Quique Flores faltava um jogo para descobrir o futebol português. Para já, já está em desvantagem.
Para além disso, há um caso de jogo que podia mudar o rumo dos acontecimentos e das apreciações. A penalidade não assinalada sobre Aimar. O tal Aimar que falhou um golo na “cara” do Guarda-redes.

AS MINHAS MEDALHAS JO/08 (15)

As minhas medalhas ao 16.º dia de competições vão para:

OURO: Hungria, Pólo aquático masculino. Dificilmente se encontra um país que domine de forma tão clara uma modalidade olímpica como a Hungria no Pólo aquático. Os magiares confirmaram esse domínio ao conquistarem o 3.º título olímpico consecutivo e a 9.ª medalha de ouro da sua história nesta modalidade, ao vencer os Estados Unidos, por 14-10. Com a medalha de bronze ficou a Sérvia, que venceu o Montenegro, por 6-4, num embate que colocou frente a frente dois países que há quatro anos competiram em Atenas sob a mesma bandeira.
USA, Basquetebol masculino. Os profissionais americanos surgiram em Pequim para recuperar estatutos e nem mesmo uma Espanha extremamente competitiva conseguiu alterar o que se previa (107-118). A medalha de bronze foi para a Argentina que venceu a Lituânia (87-75)
USA, Voleibol masculino. Este é o ressurgimento da grande potência mundial após vitória sobre outro colosso da modalidade, Brasil. Vitória dos norte-americanos por 3-1. Para o bronze a Rússia venceu a Itália por esclarecedores 3-0.
França, Andebol masculino. Os Franceses regressam aos grandes palcos com vitória sobre a Islândia por 28-23. A Espanha conquistou a medalha de bronze ao bater a Croácia por 35-29.

domingo, 24 de agosto de 2008

CASO MADDIE SEM DETECTIVES

A equipa de detectives privados que estava a investigar o desaparecimento de Madeleine McCann vai abandonar o caso depois de receber mais de 600 mil euros nos últimos seis meses, retirados do fundo criado para encontrar a criança. A empresa de detectives Oakley International tinha sido contratada por seis meses para avaliar as pistas sobre o desaparecimento de Maddie.
O principal motivo pela não renovação do contrato tem a ver com o valor cobrado mensalmente pelos detectives, 80 mil libras (cerca de 100 mil euros), demasiado alto tendo em conta os resultados que iam apresentando. Depois de pagos os honorários à equipa de detectives, restam pouco mais de 600 mil euros no fundo, reunido com donativos públicos.

AS PÉROLAS DE LOUÇÃ

Francisco Louçã sempre nos habituou que as palavras se valorizam pelo som que produzem e não pelo significado que transmitem.
O líder do Bloco de Esquerda, num comício em Manta Rota – Algarve, afirmou que O Presidente da República “mostrou ser um homem insensível e insensato” ao vetar a lei do divórcio (…) a decisão de Cavaco Silva baseia-se num conceito “reaccionário” e “extraordinário”, por partir do pressuposto que podem haver casamentos unilaterais.

São afirmações destas, irresponsáveis, que fazem perder o respeito pelas instituições, pelas pessoas e pelas entidades. Louçã já nos habituou à sua incontinência verbal, mas certamente ninguém precisará de lhe ensinar que deve respeitar os outros da mesma forma que deseja ser respeitado.

Mais diz esta figura política: “O que a sensatez exige é que o Estado e a Lei não se metam no que não é do Estado e da Lei” (…) a lei “moderna” e “respeitadora” não decide pelas pessoas “o que estas devem decidir por si”.

Ou muito me engano ou estamos a falar de uma Lei, votada em Parlamento e logo sujeita a apreciação pelo Presidente da República.
Louçã sente-se com a liberdade de dizer o que quiser por via da democracia, mas sistematicamente demonstra dificuldades em conviver com a democracia.

WANSIRU BATEU RECORDE DE LOPES

Photo: Getty Images
O queniano Samuel Kamau Wansiru venceu a maratona no encerramento das provas de atletismo dos Jogos Pequim 08. Wansiru completou o percurso em 2:06:32 h, superando o marroquino Jaouad Gharib (2:07:16 h) e o etíope Tsegay Kebede (2:10:00 h). De registar a excelente prova do queniano que atacou por volta dos 35 Km, deixando para trás o marroquino Gharib (Campeão do Mundo 2003 e 2005) e o etíope Deriba Merga, para conquistar a medalha de ouro e bater o recorde olímpico de Carlos Lopes (2:09:21 h) que tinha 24 anos. O atleta mais infeliz foi o etíope Deriba Merga que perdeu a medalha de bronze já no estádio. O suíço Viktor Roethlin (2:10:35 h) foi o melhor europeu. Em relação aos portugueses, Paulo Gomes (2:18.15) terminou em 30.º e Hélder Ornelas (2:23:20) em 46.º lugar.

AS MINHAS MEDALHAS JO/08 (14)

As minhas medalhas ao 15.º dia de competições vão para:
Para além dos atletas e provas já referenciados em posts anteriores

OURO: Kenenisa Bekele (Etiópia), Atletismo, 5.000 m masculinos, o atleta etíope imitou a sua compatriota Dibaba, e juntou os títulos dos 10.000 m e dos 5.000 m. Está tudo dito.
USA (Wineberg, Felix, Henderson, Richards), Atletismo, 4x400 m planos femininos. Grande prova de estafetas, com as norte-americanas a baterem as russas no sprint final. A Jamaica ficou-se com a medalha de bronze.
USA (LaShawn Merritt / Angelo Taylor / David Neville / Jeremy Wariner), Atletismo, 4x400 m planos masculinos. Os norte-americanos eram donos e senhores desta disciplina e confirmaram. De registar a medalha de prata para as Bahamas e o bronze para a Rússia.
Nancy Jebet Langat (Quénia), Atletismo, 1.500 m femininos, a atleta do Quénia voltou a demonstrar a sua superioridade, numa prova em que as ucranianas Iryna Lishchynska e Nataliya Tobias fizeram de guarda de honra.

PRATA: USA, Basquetebol feminino, a formação norte-americana tem apenas uma adversária: ela própria. As australianas tentaram contrariar favoritismo mas ficaram, mais uma vez, pela tentativa (65-92). A Rússia conquistou a medalha de bronze ao vencer a China (94-81).
Noruega, Andebol Feminino, fantástica prestação da equipa norueguesa que na final bateu a sempre forte formação russa (34-27), depois de umas meias-finais muito complicadas com as coreanas. Coreia do Sul que conquistou o bronze ao vencer a Hungria (33-28).
Coreia do Sul, Basebol, a surpresa da vitória coreana contra os favoritos cubanos (3-2), na ausência dos profissionais do Basebol americano. A equipa representativa dos norte-americanos quedou-se pelo bronze ao vencerem o Japão (8-4).
Alemanha, Hoquei em Campo masculinos, em final muito disputada, os alemães lograram vencer a Espanha por 1-0 e levar o Ouro.

Nota: O halterofilista ucraniano Igor Razoronov realizou um controlo antidoping positivo, tendo acusado nandrolona. Este é o 6.º atleta com controlo positivo nestes Jogos, depois da compatriota Lyudmila Blonska (heptatlo), a espanhola Maribel Moreno (ciclismo), o norte-coreano Kim-Jong-su (tiro), a vietnamita Do Thi Ngan Thuong (ginástica) e o grego Fani Halkia (atletismo). A estes nomes juntam-se quatro cavalos também apanhados nas malhas do doping, com posterior exclusão dos respectivos cavaleiros.

O VOO DE TIA HELLEBAUT

Fotos: Xinhua

A Final da prova de Salto em Altura feminino, foi simplesmente fantástica. Perto do final, Blanka Vlasic (Croácia), a principal favorita, Anna Chicherova (Rússia) e Tia Hellebaut (Bélgica) estavam empatadas com 2,03 m, e com esta ordem de medalhas. Vlasic e Chicherova tentam 2,05 e falham. Faltava saltar a “Tia”, mas a coisa estava pacífica. Então não é que a belga vira tudo ao contrário ao ultrapassar a fasquia aos 2,05. Vlasic ainda volta à carga com uma segunda tentativa e consegue igualar os 2,05, mas agora em desvantagem. Como nos saltos seguintes ninguém conseguiu alterar as marcas estabelecidas, a belga Tia Hellebaut saltou para a medalha inédita do seu país. Valeu a pena acreditar até onde mais ninguém acreditou.

AGRESSÃO = IRRADIAÇÃO

O atleta cubano de Taekwondo, Angel Valodia Matos “manchou” a manta ao agredir o árbitro por discordar da decisão que determinou a sua derrota. O Atleta e o seu treinador foram irradiados.
Perder a razão em todos os sentidos.

BRASIL COM VÓLEI DE OURO

O Brasil, em Voleibol feminino, conquistou o inédito Ouro ao vencer os Estados Unidos por 3-1. Para além de uma equipa fantástica e de um registo histórico, a formação brasileira convenceu numa prova em que apenas cedeu um set em toda a competição, precisamente no jogo da final (8 Jogos). Portanto…

ARGENTINA DE OURO JO/08

Angel di Maria, com “chapéu”, dá medalha de ouro à selecção Argentina. Na final da competição de futebol masculino, os argentinos venceram por 1-0 a Nigéria. Uma selecção que conta com valores como Akun Aguero, Lionel Messi, Juan Roman Riquelme, Javier Mascherano, Fernando Gago, Pablo Zabaleta, Di Maria e outros, corre o risco de conquistar coisas. Assim, a Argentina repetiu Atenas 04 e renovou o título olímpico.

sábado, 23 de agosto de 2008

AS MINHAS MEDALHAS JO/08 (13)

As minhas medalhas ao 14.º dia de competições vão para:

OURO: Jamaica (Nesta Carter, Michael Frater, Usain Bolt, Asafa Powell), Atletismo, 4x100 m masculinos, a estafeta jamaicana confirmou e passeou toda a sua superioridade com mais um recorde mundial (37:10"). Os norte-americanos “safaram-se” de nova humilhação.
Rússia (Evgeniya Polyakova, Yulia Gushchina, Yuliya Chermoshanskaya, Aleksandra Fedoriva), Atletismo, 4x100 m Femininos, a estafeta russa conquistou a medalha de ouro com todo o mérito, mesmo considerando o “azar do testemunho” da Jamaica e dos Estados Unidos. De registar a medalha de prata da Bélgica.
Tirunesh Dibaba (Etiópia), Atletismo, 5.000 m femininos, a atleta etíope fez história nestas olimpíadas ao vencer os 10.000 e os 5.000 m.
Steve Hooker (Austrália), Atletismo, Salto à Vara, excelente prestação do saltador australiano contra a “escola” russa e ucraniana e conquistou a medalha de ouro.

PRATA: Maurren Higa Maggi (Brasil), Atletismo, Salto em comprimento feminino, a atleta brasileira venceu a prova (7.04 m) da nossa desilusão. Mau grado o excelente triunfo de Maggi, ficou a ideia que se Naide Gomes estivesse presente não teria dado hipóteses. A russa Tatyana Lebedeva (7.03) ficou com a medalha de prata e Blessing Okagbare (Nigéria), conseguiu a medalha de bronze com um salto de 6.91 m.
Hadi Saei (Irão), Taekwondo, - 80 Kg, medalha de ouro para o atleta iraniano ao vencer na final o italiano Mauro Sarmiento.

VOCÊS SABEM DO QUE ESTOU A FALAR

Octávio Machado tinha prometido e vai cumprir com a publicação do seu livro “Vocês sabem do que estou a falar”. Aguarda-se uma série de revelações polémicas, as razões das suas razões, e ataques a “amigos de estimação”. Aguarda-se também, pela expectativa gerada, que o livro contribua para mergulharmos nos bastidores do futebol e não só nos confrontos pessoais do “palmelão”. Ou muito me engano ou vai haver 2.ª edição.

NELSON NO BÉTIS

Afinal, Nelson sempre vai para o Real Bétis Balompié. Em cima do início do campeonato, o SL Benfica decide vender o seu lateral direito por cerca de 5 milhões de euros. Já são 2 laterais direitos a sair. É a soft limpeza do balneário ?

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

AS MINHAS MEDALHAS JO/08 (12)

As minhas medalhas ao 13.º dia de competições vão para:

OURO: Dayron Robles (Cuba), Atletismo, 110 m barreiras, o “intelectual” cubano voltou a demonstrar que não tem adversários à altura. Os norte-americanos David Payne e David Oliver, fizeram a guarda de honra. Foi mesmo Golias contra David (s).
Veronica Campbell-Brown (Jamaica), Atletismo, 200 m planos femininos, vitória incontestável da jamaicana, numa prova em que Allyson Felix (USA) se intrometeu com a prata e Kerron Stewart (Jamaica), repetiu o bronze dos 100 m.
Barbora Spotakova (Rep.Checa), Atletismo, Lançamento do Dardo feminino, com a atleta checa a superar a russa Maria Abakumova, num duelo interessante de seguir.

PRATA: LaShawn Merritt (EUA), Atletismo, 400 m planos masculinos, no pleno dos norte-americanos, Merritt levou a melhor sobre Jeremy Wariner e David Neville.
Grã-Bretanha (Percy/Simpson), Vela, Classe Star, os britânicos estão muito à frente. De registar a prata do Brasil (Scheidt/Prada) e o bronze da Suécia (Loof/Ekstrom).
USA (Femininos), Futebol, a selecção norte-americana já dominou o futebol feminino, mas nesta prova não era a favorita. Isso não impediu a conquista do ouro batendo na final a grande candidata Brasil por 1-0. Alemanha conquistou o bronze como consolação (Venceu 2-0 o Japão).

BRONZE: Portugal (Domingos/Santos), Vela, Classe Star, sem hipóteses de lutar pelas medalhas a dupla portuguesa lutou pelo melhor e o melhor foi o 8.º lugar e o diploma.

Nota: Os norte-americanos, tanto em masculinos como em femininos, vão falhar a final da estafeta 4x100 m por falharem a passagem do testemunho. Simplesmente inacreditável.
Na final, adivinham-se grandes confrontos como:
Masculinos: Jamaica e Trinidad & Tobago (USA, Grã-Bretanha, França, Itália, Nigéria e outros estão fora).
Femininos: Jamaica, Rússia, Bélgica, Grã-Bretanha (USA, França, Ucrânia, Trinidad & Tobago estão fora)

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

JAMAICA VELOZ SEM REGGAE

A Jamaica surgiu em Pequim para arrasar. É um furacão? Não. É um ciclone? Não. É a Jamaica. Sem reggae mas com muita velocidade. É seguramente um Study of Case que vai apaixonar estudiosos num futuro próximo. Que ciclicamente surja um Usain Bolt, isso é natural. Mas uma série de atletas, femininos e masculinos, com uma velocidade estonteante como se houvesse uma fábrica de velocistas, aí já merece atenção… ou curiosidade.

ÉVORA DE OURO

Nelson Évora não saltou sozinho, levou Portugal no salto, depois de carregar a bandeira na cerimónia da abertura.
Depois do apuramento, um jornalista perguntou-lhe como se sentia com o apuramento para a final, Nelson Évora respondeu: “Melhor que nunca”.
Durante a prova, Idowu ataca com 17,51 m. Évora salta 17,56 m. Idowu responde com 17,62 m. Évora não quis mais conversas e saltou 17,67m.
Nelson Évora encontra-se numa forma excepcional e mais do que isso está confiante como nunca. Nelson Évora conquistou a 4.ª medalha de ouro no histórico olímpico português e isso diz tudo.
Para registo: Ouro – Nelson Évora (Portugal) 17,67 m; Prata – Phillips Idowu (Grã-Bretanha) 17,62 m; Bronze - Leevan Sands (Bahamas) 17,59 m.

ANA CABECINHA

Ana Cabecinha carimbou a presença em Pequim 08 mesmo em "cima da meta", mas hoje a algarvia de Olhão superou-se e foi a melhor das 3 representantes portuguesas nos 20 Km marcha femininos. A atleta do Oriental de Pechão terminou a prova no 8.º lugar e estabeleceu o novo recorde nacional (1:27.46) que pertencia a Susana Feitor. Na estreia em eventos desta natureza, Ana Cabecinha não se intimidou, esteve durante bastante tempo no 7.º posto, mas cedeu na fase final da prova. Registo ainda para a prestação de Vera Santos que conquistou a 10.ª posição. Olga Kaniskina (Rússia) venceu a prova isolada e sem adversárias que pudessem colocar em risco a sua medalha de ouro.

AS MINHAS MEDALHAS JO/08 (11)

As minhas medalhas ao 12.º dia de competições vão para:

OURO: Melaine Walker (Jamaica), Atletismo, 400 m barreiras femininos, a jamaicana a juntar-se à legião do seu país que tem “varrido” estes jogos.
Larisa Ilchenko (Rússia), Natação, Maratona (10 Km) femininos, extraordinária vitória da nadadora russa, batendo no sprint final as duas britânicas que dominavam a prova.
Aksana Miankova (Bielorrússia), Atletismo, Lançamento do martelo, a atleta a vencer com justiça e com um lançamento para recorde olímpico.

PRATA: Emanuel Silva, Canoagem K1 1000, o canoísta luso a perder o acesso à final por 35 milésimos de segundo, superado por Zoltan Benko (Hungria) que lhe retirou o sonho. O 10.º lugar final não faz justiça ao esforço.
Daniela Inácio (Portugal), Natação, Maratona (10 Km) femininos, importante prestação da nadadora portuguesa, que em menos de 2 anos de trabalho e na sua primeira olimpíada, conseguiu a 17.ª posição a 41:28” da vencedora.

PORTUGAL DE QUEIROZ

Portugal recebeu, venceu e convenceu as Ilhas Faroé por 5-0, na estreia de Carlos Queiroz no comando da selecção portuguesa.
Perante um adversário que apenas tentou perder por poucos, a equipa portuguesa sentiu dificuldades em materializar o caudal de jogo ofensivo, compondo o resultado perto do final da partida. Goleada pelo cansaço.
Dada a diferença entre as equipas, o resultado servia para motivar e o jogo para treinar. No fundo, o maior interesse residia na estreia de Queiroz e nas diferenças que se podiam notar. Naturalmente, num primeiro contacto de 2 dias não se podiam esperar grandes alterações e o jogo, como se previa, serviu apenas para avaliar potencialidades e para Queiroz tomar notas por dentro. Pelas circunstâncias, Queiroz tem o azar de não ter tempo, na medida em que a próxima convocatória já é a doer.

ONDA DE ASSALTOS

Uma carrinha de transporte de valores foi hoje de madrugada assaltada na Auto-Estrada do Sul (A2), próximo de Aljustrel, por cinco pessoas armadas que utilizaram explosivos para arrombar as portas.

O proprietário da ourivesaria "Jóias Bocage", em Setúbal, baleado na cabeça durante um assalto registado esta manhã, faleceu às 19h20, informou uma fonte do Hospital de São José, em Lisboa.

Estas são notícias que têm “assaltado” o quotidiano dos portugueses, nas últimas semanas e nos últimos meses. São assaltos a bancos, a bombas de gasolina, a ourivesarias, a pessoas…quase todos os dias.
Penso que a quantidade, os métodos e a diversidade dos indivíduos envolvidos, devem, não só merecer a melhor atenção e ponderação das entidades responsáveis, como a comunicação das medidas que estão a ser tomadas. É necessário conter a onda antes dela se transformar em tsunami. A insegurança já está instalada.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

TRAGÉDIA EM MADRID

Acidente aéreo em Madrid provocou 147 mortos e 26 feridos. Um MCDonnell Douglas 82, com 173 pessoas a bordo, despistou-se quando se preparava para levantar voo com destino a Gran Canaria.

USAIN BOLT DE OUTRA GALÁXIA

Foto: Gary Hershorn/reuters

Usain Bolt voltou a escrever a sua história. O “gambias” só tem um adversário neste momento: o cronómetro. Mas, mesmo esse voltou a ceder na prova dos 200 m. Bolt percorreu a distância em 19,30’’, batendo em 2 centésimos o recorde anterior que estava na posse do norte-americano Michael Johnson há 12 anos. 2 provas, 2 medalhas de ouro, 2 recordes mundiais e olímpicos.
De registar que Churandy Martina (Antilhas Holandesas) assegurou a 2.ª posição e Wallace Spearmon (USA) o 3.º lugar, mas foram desclassificados, cedendo a medalha de prata a Shawn Crawford (USA) e a de bronze a Walter Dix (USA).