domingo, 30 de novembro de 2008

BRIGITTE BARDOT

E Deus criou a Mulher é mais do que um filme. Regista Brigitte Anne-Marie Bardot, como o símbolo sexual dos anos 60 e 70.
BB simboliza a ousadia europeia que ofuscou as sex-symbol de Hollywood. Para sentir o impacto de BB no mundo, era preciso ser Marilyn Monroe despida de preconceitos.

O ALVO VICENTE MOURA

Já todos sabem que a FPA, nomeadamente o “eterno” Fernando Mota, não quer ver “eternizado” o consulado de Vicente Moura no COP. Só não se percebe porque razão, não apresenta um candidato próprio, para as próximas eleições.

Aliás a FPA, utiliza todos os argumentos para descredibilizar, as intenções da maioria das federações que já decidiram apoiar Vicente Moura. A última, é a questão relacionada com o relatório do COP sobre a missão, em que devia estar o que não está e não estar o que está. Relatório da responsabilidade do Chefe de Missão, Prof. Boa de Jesus, que umas vezes é um pau mandado de Vicente Moura e noutras não.

O curioso é que o atletismo esteve para boicotar a cerimónia de encerramento, caso Vanessa Fernandes não pedisse desculpas pelas afirmações produzidas. Pois a FPA vem agora dizer que isso devia ter constado do relatório. Engraçado, se isso viesse no relatório, já estamos a ver qual seria a reacção do atletismo. Seria mais um atentado de Vicente Moura contra os atletas. Engraçado também é que Vicente Moura, não devia tecer críticas e pintar a negro o quadro dos atletas. Mas agora é criticado por tentar pintar a cor-de-rosa o quadro negro da missão. Dá para tudo.

Eu, por exemplo, acho que devia constar. Tal como devia constar, porque razão tinha Vanessa Fernandes de pedir desculpa ao atletismo e não a todas as outras modalidades. E porque teria de pedir desculpa? Das duas, uma, ou por presunção ou por culpas no cartório.

Uma das bandeiras agora, é o caso Marco Fortes. Fortemente contestado em todos os quadrantes, na altura. Segundo leio, o Chefe da Missão diz no relatório “A decisão comunicada ao atleta no dia 16 de Agosto, e anteriormente anunciada ao Chefe de Equipa (de Atletismo) e ao Presidente do COP, não foi então contestada, sendo genericamente aceite…”. Percebe-se que a decisão partiu de Boa de Jesus, não sendo contestada por Vicente Moura (Presidente do COP), nem por Luís Leite (Chefe de Equipa do atletismo), que agora pinta a coisa como quer, não a cor-de-rosa, mas a negro.

Na missão Pequim 08, não há inocentes, nem mesmo aqueles que o tentam parecer. Já referi aqui, que Vicente Moura devia ter abandonado o cargo no final dos Jogos, mas agora também acho que deve continuar, porque empurrado…

BURLAR POR AMOR À OVARENSE


Manuel Miranda, ex-presidente e tesoureiro da Ovarense, é acusado de desfalque à Caixa de Crédito Agrícola de Ovar, no valor de 24 milhões de euros.
Segundo a acusação, entre Junho de 1998 e Junho de 2004, o então sub-gerente da Caixa de Crédito Agrícola e dirigente da Associação Desportiva Ovarense, primeiro como tesoureiro e depois na presidência após a morte do então presidente do clube, criou vários empréstimos fictícios que ia "cobrindo" com novos empréstimos idênticos, transferindo o dinheiro para contas da Ovarense. No total conseguiu gerar 798 empréstimos fictícios, de valor superior a 24 milhões de euros, lançados em 33 contas à ordem, que em Junho de 2004, quando se descobriu o estratagema, já estavam liquidados em cerca de 18 milhões de euros.
O antigo dirigente confessa os factos e declara-se arrependido, mas garante que os praticou somente para ajudar o clube que vivia em sérias dificuldades financeiras e que não usou o dinheiro em proveito próprio.

Quatro outros dirigentes da Ovarense na altura, Álvaro Oliveira, Álvaro Tojal, Manuel Ribeiro da Silva e Carlos Brás, estão acusados de cumplicidade moral no crime de burla informática. Um dos quatro ex-directores acusados no processo de alegado desvio de cinco milhões de euros de um banco para a Ovarense diz que é impossível o dinheiro ter entrado no clube, contrariando a versão do principal arguido.
"Não há hipótese nenhuma da Ovarense ter recebido cinco milhões de euros", afirmou Álvaro Oliveira, o antigo director responsável pela área do marketing, publicidade e comunicação da Associação Desportiva Ovarense (ADO), que fez parte, entre 1996 e 2004, da mesma direcção do ex-tesoureiro e ex-presidente do clube, Manuel Miranda. "Se fosse injectada essa importância mais as receitas próprias, então o orçamento era superior ao de alguns clubes da Primeira Liga e a Ovarense viveu, sempre, com grandes dificuldades para cumprir com as suas obrigações".
Álvaro Oliveira acrescenta, a propósito, que o último orçamento da direcção em que Manuel Miranda fez parte, "não ultrapassou os 400 mil euros". Acresce que todas as obras e investimentos no estádio "eram efectuados por alguns empreiteiros e pessoas amigas que não recebiam nada".

Pois é, a única certeza que parece haver é a de que a AD Ovarense não teve nada a ver com o assunto.

sábado, 29 de novembro de 2008

OS CUBANOS EM ANGOLA

Foto: Club K

Descubro aqui e aqui, declarações de Nelson Pestana (E. Bonavena), escritor angolano, doutorado em ciências politicas, militante de esquerda, simpatizante do PC do Brasil, sobre a intervenção de Cuba em Angola, nos anos conturbados após a Independência, e sobre Fidel Castro.

Partilho algumas (poucas) passagens do depoimento datado de 2003, sempre actual porque histórico:

"O papel de Cuba em Angola, do meu ponto de vista foi um papel de potência de segundo grau e de colonização. Os cubanos representaram um mercenarismo de Estado. Da mesma maneira que houve a intervenção de outros exércitos, como o sul-africano e o zairense, por parte dos outros movimentos de libertação, Cuba interveio para apoiar o MPLA. E interveio como força expedicionária que se apropriou da riqueza nacional, inclusive porque os cubanos, a uma determinada altura, mandavam no país. Os angolanos eram marionetes nas mãos dos cubanos. O poder angolano de Agostinho Neto dependia da força expedicionária cubana. Tanto é assim que, quando houve uma cisão dentro do MPLA e há um golpe de Estado em 27 de Maio de 1977, esse golpe é controlado pelos cubanos, que estão do lado de Neto. São os cubanos que reprimem a tentativa de golpe de estado dessa corrente do MPLA, que era comandada por Nito Alves e que tinha o apoio da União Soviética. Os cubanos tinham interesses próprios, como potência regional de segunda ordem, e, nesse caso, ficaram em lado oposto aos soviéticos.

A intervenção em Angola trazia um desafogo para a própria economia cubana. O internacionalismo é discurso de propaganda. Os cubanos eram pagos e bem pagos, inclusive os soldados, não era só o pessoal civil que era pago. Lembra-me que, numa determinada altura, cada soldado cubano custava mil dólares para Angola, por mês. Era uma factura muito elevada. O internacionalismo era apenas um discurso de legitimação. Essas quantias em dólares pagas aos cubanos deram um desafogo à economia de Cuba, que estava extremamente estrangulada na altura em que eles fizeram a intervenção em Angola. Cuba chegou a ter 60 mil pessoas em Angola, entre soldados e civis. Não eram os angolanos que diziam: "Agora, precisamos de 20 médicos". Cuba que mandava 30 médicos. Angola tinha que os aceitar e lhes pagar os salários, além de comprar todo o material que era operado pelos cubanos. Inclusive, antes de Angola estruturar sua própria força repressiva, os cubanos é que torturavam directamente os angolanos.

Os cubanos são idolatrados como internacionalistas, sei que na América Latina eles têm essa imagem, mas, pelo lado da população angolana, eles são vistos como força de intervenção. Eles tiveram as práticas de todas as forças de intervenção, como violação de mulheres, apropriação de fábricas completas. Os cubanos, normalmente, eram os primeiros que chegavam às cidades desertadas pelas forças sul-africanas e de outros movimentos de libertação. Então, os cubanos se apropriavam de tudo aquilo que lhes interessava. Conta-se, inclusive, uma anedota, que acho que tem a ver com a realidade, que, numa primeira viagem de Estado que Agostinho Neto fez a Cuba, ele levou vários ministros, entre eles o ministro da Justiça, que teve a surpresa de ver, em Havana, o carro que lhe tinha sido roubado em Havana. Muitos carros circulavam em Havana com a matrícula "MP", que significava "matrícula pedida". Eram carros roubados em Angola, levados para Cuba e, depois, matriculados com uma nova chapa cubana. Mas não foram só carros. Foram roubadas até fábricas. Eram desmontadas as fábricas, postas em barcos e levadas para Cuba, assim como clínicas e hospitais.

Os cubanos fizeram uma depredação histórica em Angola, não só porque arrancavam coisas para levar para Cuba, mas também porque quebraram monumentos, alegando que eram alusivos ao colono. E a depredação dos cubanos não foi só na retirada deles, mas assim que chegaram. Era uma depredação organizada. Por exemplo, em Cabinda, que é uma região de floresta, que tem madeiras preciosas, eles cortavam a madeira, punham nos barcos e levavam, simplesmente não pagavam impostos, não pagavam a madeira, não pagavam nada. Faziam uma exploração da madeira, por conta própria, sem qualquer autorização ou acordo entre Cuba e Angola. Os cubanos destruíram a produção de cana-de-açúcar em Angola. Os cubanos comandaram, durante muito tempo, a marinha mercante angolana, e fretavam barcos para servirem à sua própria marinha mercante. E nós pagávamos frete de barcos cubanos que serviam à sua marinha mercante.

Eles fizeram imensas coisas. Há coisas que já estão sendo mais ou menos relatadas por cubanos dissidentes."

O ICEBERG DO FUTEBOL NACIONAL

Os Jogadores do Estrela da Amadora receberam 2 dos 5 salários em atraso, graças a verbas provenientes do Fundo de Garantia (215 mil euros) e do próprio Estrela da Amadora (48 mil euros).

O Fundo de Garantia é o resultado do esforço de Sindicato de Jogadores, Liga e FPF, que conseguiram juntar 300 mil euros. Agora a Direcção do Estrela terá que envidar esforços para reunir as verbas suficientes para devolver o dinheiro disponibilizado e para satisfazer os compromissos salariais em falta.

Nunca é demais enaltecer o envolvimento do Sindicato, particularmente a intervenção de Joaquim Evangelista, neste e noutros processos. No entanto, tudo isto me parece um esforço muito limitado e de todo inexplicável.

Tudo isto reflecte trabalho de improviso e medidas de recurso sem qualquer possibilidade de sucesso, considerando que se trata de tapar a ponta do iceberg.

Federação, Clubes e Jogadores têm de parar, discutir a sério o futebol português e começar de novo. Não é possível manter a politica da sobrevivência e do adiamento.

E devem começar por isto: Não há clubes a mais e jogadores a mais para a dimensão e capacidade do país?

GOVERNO vs PROFESSORES: 1X2

Governo e Professores chegaram a um ponto sem recuo. O extremar de posições é o resultado da intransigência do Governo primeiro e dos Professores depois. Assim, é difícil estabelecer pontes de entendimento.

Este é o melhor momento negocial para os professores, mas querem mais. Os ventos sopram de feição e até permite elevar fasquias.

Este é o pior momento negocial para o Governo, e não pode ceder mais, sob pena de uma derrota de consequências inimagináveis.

Pois é, quem semeia ventos colhe tempestades e isso aplica-se aos dois lados.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

AS ESTÓRIAS DE DUDA GUENNES

Sou um leitor deliciado das crónicas de Duda Guennes no Jornal A Bola aos sábados. Com a devida vénia vou reproduzir a crónica sobre um médico heterodoxo, mais precisamente sobre o Dr. Paulo Ubiratan, de Porto Alegre, em entrevista a uma TV local, a respeito do que se deve ou não comer:

Exercícios cardiovasculares prolongam a vida, é verdade?
- O seu coração foi feito para bater por uma quantidade de vezes e só… não desperdice essas batidas em exercícios. Tudo gasta-se eventualmente. Acelerar seu coração não vai fazer você viver mais: isso é como dizer que você pode prolongar a vida do seu carro dirigindo mais depressa. Quer viver mais? Tire uma soneca!

Devo cortar a carne vermelha e comer mais frutas e vegetais?
- Você precisa entender a logística da eficiência… . O que a vaca come? Feno e milho. O que é isso? Vegetal. Então um bife nada mais é do que um mecanismo eficiente de colocar vegetais no seu sistema. Precisa de grãos? Coma frango.

Devo reduzir o consumo de álcool?
- De jeito nenhum. Vinho é feito de fruta. Brandy é um vinho destilado, o que significa que, eles tiram a água da fruta de modo que você tire maior proveito dela. Cerveja também é feita de grãos. Pode entornar!

Quais são as vantagens de um programa regular de exercícios?
- Minha filosofia é: Se não tem dor… tá bom!

Frituras são prejudiciais?
- Você não está me escutando….Hoje em dia a comida é frita em óleo vegetal. Na verdade ficam impregnadas de óleo vegetal. Como pode mais vegetal ser prejudicial para você?

Flexões ajudam a reduzir a gordura?
- Absolutamente não! Exercitar um músculo faz apenas com que ele aumente de tamanho.

Chocolate faz mal?
- Tá maluco?! Cacau! Outro vegetal! É uma comida boa p’ra se ficar feliz!
E lembre-se: A vida não deve ser uma viagem para o túmulo, com a intenção de lá chegar são e salvo, com um corpo atraente e bem preservado. Melhor enfiar o pé na jaca, cerveja em uma mão, tira-gosto na outra, muito sexo e um corpo completamente gasto, totalmente usado, gritando: valeu! Que viagem!”

Duda Guennes é demais.

NEGRO DEMAIS PARA BRANQUEAR

O SL Benfica foi cilindrado na Grécia, pelo Olympiakos, por 5-1. Quique Flores pediu desculpa pelo resultado. E deve pedir repetidamente.

Merece registo a eficácia ofensiva do Olympiakos, mas não serve de desculpa para os disparates de Quique, para a inoperância colectiva, para a ineficiência individual, para a impreparação de um jogo que toda a gente sabia como seria disputado.

O Benfica mantém um futebol de “engate”, não demonstra qualidade colectiva, nem estrutura ou rotinas para disfarçar erros individuais. É a tal questão das opções de Quique em teimar em não montar uma equipa, mas em satisfazer um plantel. Assim, longos serão os dias de espera de uma equipa que revele capacidade de enfrentar qualquer adversário. Foi mau demais e muitas vezes repetida.

Recordemos que o Benfica, nesta fase de grupos, ainda não venceu em 3 jogos, tem um empate e está praticamente fora da UEFA CUP.


O Sporting de Braga, acabou com as prestações de outro mundo, para regressar a este. A equipa de Jorge Jesus recebeu Wolfsburgo e perdeu por 3-2.

Perante um adversário incaracterístico e complicado, o Sporting de Braga cumpriu o seu papel de outsider e chegou a ter a possibilidade de obter um resultado positivo. Principalmente para quem chega a 10 minutos do fim em vantagem. Só que faltou estofo e experiência, para evitar consequências no último fôlego dos alemães.

Tal como em Milão, o Braga caiu nos últimos minutos e talvez tenha esgotado as possibilidades de perseguir o sonho. Nada que diminua o feito, mas se calhar encontrou os limites.


E assim, continua a saga do futebol português, cada vez mais perto da sua realidade. As excepções dos apuramentos de Sporting e FC Porto, não passam disso mesmo… excepções.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

DEMASIADO BARÇA

O Sporting CP não resistiu ao FC Barcelona e saiu derrotado por concludentes 5-2, em Alvalade, no jogo da liderança do Grupo C da Liga dos Campeões.

Este não era o momento ideal para defrontar Messi e companhia, mas sempre se “guardou” aquela possibilidade que o factor superação às vezes inventa. Mas nada disso aconteceu, a não ser o pesadelo da realidade.

Foi demasiada velocidade, demasiada movimentação, demasiadas soluções, demasiado futebol e demasiado barça, para tão normal leão. Para complicar, em jogos desta dimensão, o erro toma idênticas proporções e o Sporting errou em demasia, complementando o futebol do Barcelona.

A equipa de Paulo Bento ainda disfarçou ou contrariou a impotência, quando chegou a 3-2 e abriu a porta para aquelas reviravoltas que fazem as histórias do futebol. Mas o Barcelona, tratou de fechar as possibilidades, mais uma vez com a contribuição da intranquilidade sportinguista.

Sendo um lugar comum, não deixa de ser verdade, o Sporting teve dois adversários: o Barcelona e o próprio Sporting. E se um já era demais…

Verdade seja dita, os números são exagerados, mas as diferenças entre as equipas… também são.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O BRIO NO FUNDO DO BAÚ

Já está, o FC Porto venceu na Turquia o Fenerbahçe por 2-1 e carimbou o passaporte para os oitavos de final da Liga dos Campeões. No 3.º Ano consecutivo.

No final da primeira volta do quadrangular, a equipa de Jesualdo Ferreira estava praticamente afastada, considerando os desafios próximos, a derrota com o Dínamo Kiev em casa e o momento que a equipa atravessava. O grupo foi ao fundo do baú recuperar o brio, ganhou confiança, voltou a sorrir e partiu para os confrontos. Venceu os desafios propostos e já está nos oitavos de final. É preciso registar esta evolução e aplaudir a abnegação destes jogadores.

Só assim, o FC Porto se podia apresentar no inferno de Istambul como uma fortaleza de vontade, de determinação, de disciplina. Jogou o que tinha de jogar, sofreu quando tinha de sofrer, venceu porque tinha de vencer. Acima de tudo, não se intimidou, antes colocou o adversário no ingrato “intervalo” das opções, sem saber o que convinha. A verdade, é que este é o tipo de jogo que o FC Porto mais gosta de jogar, colocar o adversário com as calças na mão.

Jesualdo descobriu a fórmula da estabilidade que se resumia em dar estabilidade. Não mexer sucessivamente na equipa e garantir “metros” para a consolidação do grupo. A partir do momento em que o técnico abdicou de experiências e apostou na experiência dos jogadores, o grupo correspondeu e devolveu confiança.

Este FC Porto, apenas tem resíduos de tempos recentes e deixa recados e promessas. Só falta confirmar no consumo interno.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

O EMPATA MENEZES

Menezes parece aqueles “empatas” que não come nem deixa comer. Acho impressionante a sua capacidade de gostar tanto de falar e tão pouco de ouvir, quando era líder do partido, ao ponto de deixar a liderança por causa do ruído da oposição interna, para depois despejar toda a birra e sobre todos, de forma sistemática e constante. Isso é ter um pouco de feitio indonésio.

Num PSD que continua a cumprir o papel das oposições esvaziadas por governos fortes. Aliás que me lembre, não vejo nenhum grande primeiro-ministro que tenha saído de uma grande oposição. Se formos a ver, nem Cavaco, nem Sócrates saíram do desgastante trabalho de oposição. Ser oposição só serve para “queimar”, e quando Rui Rio avançar, não vai fazer oposição, vai sobressair da oposição dos outros como líder do Governo.

SÁ FERNANDES DOMESTICADO

O Bloco de Esquerda vai retirar a confiança política a Sá Fernandes por este se ter aliado a António Costa e por apoiar o governo da Câmara. O BE considera negativa e “seguidista” a intervenção de Sá Fernandes, por seu lado, o Vereador dos Espaços Verdes considera que está a cumprir com as promessas eleitorais.

O BE não quer Sá Fernandes “domesticado”. Mas, ele está a tentar fazer algo por Lisboa, ou não está? Isso não interessa nada, nem é para aqui chamado.

A POLÍTICA DOS EMPRÉSTIMOS

Já fiz referências neste blog, sobre as políticas dos empréstimos dos jogadores que quanto a mim, são utilizadas como vias de controlo e imposição de condicionalismos no futebol nacional.

O Mais Futebol, fez agora um “levantamento” sobre as condições em que são realizadas, abrangendo os 3 grandes, e que convido a analisar. Depois cada um que retire as suas conclusões.



JOHN LENNON PERDOADO

Em 1966, John Lennon escolheu uma frase que “abanou” a beatlemania: "Os Beatles são mais populares do que Jesus Cristo".

Agora, mais de 40 anos depois, o Vaticano decidiu “perdoar” Lennon pela afirmação. Ao menos serve para fazer recuar o tempo.

MAIS UM DIRECTOR TREINADOR

O Presidente do Gil Vicente, António Fiúza, confirmou que o director desportivo, Manuel Ribeiro, vai continuar a desempenhar as funções de treinador da equipa de futebol até ao fim da época. António Fiúza justificou dizendo que "o clube optou por esta solução em virtude de Manuel Ribeiro ser um perfeito conhecedor do plantel e, tendo o curso de treinador de quarto nível, está credenciado para treinar qualquer clube da primeira ou segunda ligas".

Depois do SC Farense, agora o Gil Vicente a descobrir novas vias. Nesta altura já deve haver treinador a olhar para o director desportivo e a ver um concorrente. Não é, José Mota ?

OS ATLETAS DO ANO IAAF

Usain Bolt (Jamaica) e Yelena Isinbayeva (Rússia) foram eleitos os Atletas do Ano 2008. O sprinter Jamaicano ganhou o troféu pela primeira vez, enquanto a saltadora russa somou a terceira vitória no troféu instituído pela IAAF.

Justo prémio para as estrelas que mais brilharam.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

BENFICA MUSCULADO E TRANQUILO

O SL Benfica foi a Coimbra vencer a Académica por 2-0.

Quique Flores apresentou em Coimbra uma equipa “programada” para vencer. Musculada, pragmática, directa, eficaz, mas sem criatividade e imaginação. Entre lesões e opções, a equipa técnica da Luz voltou a mexer na equipa e no sistema. Situação inteligente quando se ganha e disparatada quando se perde. No essencial, serve para colocar todos os jogadores a um nível aceitável em termos competitivos, mas perde em mecanização colectiva e rotinas de jogo.

Para Quique Flores, não é importante jogar bem, o que importa é ter sucesso em todas as fases do jogo, nos duelos individuais e nos equilíbrios dos sectores. Acontece que quando os jogadores começam a perder duelos individuais, a equipa não revela soluções colectivas e recua. Neste jogo, não foi assim. O Benfica meteu músculo, determinação e pressão, eliminando as iniciativas ofensivas da Académica. O pior foi quando a equipa necessitou de criar jogo ofensivo.

Na segunda parte, por exemplo, o Benfica “arrancou” uma penalidade, e deve ter entrado na área adversária para aí umas 2/3 vezes, se retirarmos os pontapés de canto. Até o remate de Suazo ao poste, foi obtido fora da área. No inverso deve ter sido o jogo com mais recuperações da bola. Ou seja, recuperava a bola para a perder logo a seguir. Faltou posse e circulação. Houve até fases do jogo que mais parecia ping-pong.

Por seu lado, a Académica fica a olhar para o jogo com uma sensação estranha. Por um lado, o adversário não deu muito trabalho defensivo, mas foi eficaz; Por outro, não conseguiu superar a batalha intermédia e colocar o Benfica em apuros, graças à eficácia deste. Ou seja, a Académica ficou amarrada onde o Benfica queria.

domingo, 23 de novembro de 2008

PEQUENOS DESVIOS

José Oliveira e Costa, fundador do grupo Sociedade Lusa de Negócios (SLN), no qual estava integrado o BPN, "desviou" para si próprio e para uma sociedade detida por si, a A1, cerca de 66 milhões de euros até final de 2007. Esta terá sido uma das várias situações que levou à sua detenção.

Azar, há crises mesmo inoportunas.

JUIZES FORA DO FUTEBOL E DA POLÍTICA

Os juízes decidiram rejeitar a participação dos magistrados em órgãos desportivos e em cargos de confiança política através da aprovação por unanimidade do compromisso ético, no congresso da Associação Sindical dos Juízes Portugueses.

Em relação aos órgãos desportivos, António Martins, presidente da Associação, disse que "... a participação em órgãos associativos ligados aos desportos profissionais, onde, por via do seu contexto específico e pelo tipo de linguagem utilizada e pelas controversas que se desenvolvem, facilmente o juiz se sujeita a referências desprestigiantes e é conotado com situações pouco transparentes".

Em relação à Legislatura, os Juízes consideram que "A produção legislativa manifestada em leis frequentemente alteradas, incompletas e defeituosas é um factor de crise", e que a morosidade da justiça se deve à legislação processual que necessita de simplificação e flexibilização urgente.

Pois é, politica e futebol juntos são realmente explosivos. Isto é mais um empurrão para a constituição de um Tribunal Desportivo. Ou será que nem aí, os magistrados admitem envolvimento?

Segundo parece, este compromisso é extensivo aos Juizes Jubilados, o que levanta de imediato outra questão: Será que o Conselho de Justiça da FPF que tem os processos todos atrasados, vai sofrer consequências por este compromisso? Ou este compromisso é só para associados?

São muitas perguntas, eu sei! Mas quem souber que responda.

A INCONSTITUCIONALIDADE DA ASAE

Um empresário de Torre de Moncorvo avançou com uma acção no Tribunal de Vinhais para pedir a inconstitucionalidade da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Paulo Jaloto é acusado da prática de um crime contra a genuidade, qualidade ou composição de géneros alimentícios e aditivos alimentares. A constituição de arguido e a notificação de detido foram efectuadas pelos agentes da ASAE. Trata-se de um processo inédito no País, que visa pedir a nulidade dos actos praticados pelo organismo de fiscalização e o arquivamento dos autos levantados ao empresário. A defesa alega que os poderes exercidos por este organismo não são constitucionais, uma vez que as competências de autoridade e de órgão de polícia criminal concedidas à ASAE são de "pura iniciativa governamental" e "não por via parlamentar". "A atribuição do estatuto de Polícia, dos seus poderes e competências é uma reserva da competência da Assembleia da República (AR), que não foi respeitada".


Curiosamente, a defesa não esclarece se o crime foi cometido ou não.

São as escutas, é a inconstitucionalidade da ASAE, tudo serve para tentar ilibar quem prevarica. Numa altura em que se critica a falta de eficácia das Autoridades fiscalizadoras, a única Autoridade que funciona e aplica a legislação, é acusada de inconstitucionalidade. É o que dá estarmos num país de direito com excesso de advogados.

OS ATLETAS DO ANO

Nélson Évora, campeão olímpico de triplo salto, e Vanessa Fernandes, medalha de prata no triatlo em Pequim 08, foram os distinguidos com os prémios de Desportista do Ano, atribuídos pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

Tal como se esperava e com igual merecimento.


Foto Destak

2,5 MILHÕES DE EMPREGOS ATÉ 2011

O Presidente-eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou ter pedido aos seus conselheiros que preparem um plano de relançamento económico que permita a criação de 2,5 milhões de empregos em dois anos.

Olha, outro!

VITÓRIA "ARRANCADA" EM GRUPO

O Sporting CP arrancou uma vitória importante na Figueira da Foz, sobre a Naval 1.º de Maio por 1-0. Importante, não pelo valor do adversário mas pelas condições em que o triunfo foi alcançado.

Se considerarmos que jogar naquele estádio não é tarefa fácil, se misturarmos o ultimo resultado dos leões e o momento menos fácil que atravessam, as lesões e as ausências, somado com mais duas expulsões e ter de enfrentar os últimos 20 minutos com 9 jogadores, conseguimos avaliar a importância deste resultado.

No essencial, Paulo Bento decidiu apresentar uma equipa de trabalho, camuflada com a inclusão de 3 avançados puros. As missões e posicionamentos repetiram-se, mas era importante consolidar o plano defensivo com a ilusão que estava a atacar o jogo. A verdade é que o Sporting, sem brilhantismos, nem virtuosismos, foi carregando o jogo, fazendo as despesas e colhendo os frutos. Convenhamos, que este era o sporting necessário para enfrentar o jogo e o momento. Isto enquanto a Naval fez que fazia e não fazia e apenas foi tirando partido de situações pontuais. Inclusivamente, desperdiçou uma grande penalidade de consequências imprevisíveis para o adversário (Atirar para o lado esquerdo de Patrício é um risco).

Na segunda parte, o jogo fica marcado pelas expulsões e pela aplicação da equipa sportinguista. Derlei e Marco Caneira repetem expulsões e colocam a equipa numa posição muito dificil. Valeu a união do grupo e o espirito de sacrificio. A Naval cresceu, foi ponderada na forma como atacou a fragilidade adversária, mas não foi eficaz nem eficiente, não foi acutilante, nem agressiva, nem objectiva. A tal ponderação que se exige, foi levada demasiado à letra (Lá foi a prenda ao Mister). O Sporting esteve melhor, fechou linhas de acesso, reagrupou-se, foi solidário e empenhado no esforço e ainda desperdiçou a melhor ocasião quando o cenário se apresentava negro.

Mais do que o resultado, é a forma como se consegue que faz elevar a auto-estima. E o Sporting precisava de uma vitória assim.

sábado, 22 de novembro de 2008

AFINAL A LIGA TEM PRESIDENTE

Hermínio Loureiro afirmou que se recusa a "compactuar com associados e dirigentes que recusam pagar o que devem, seja ao Estado, seja aos trabalhadores". Da mesma forma desafiou o Estado "a publicar, sem medo, a contribuição líquida efectiva dos clubes profissionais". O presidente da Liga defendeu que a publicação das contribuições dos clubes para o Orçamento de Estado (OE) ajudava a saber "quem paga o quê". "Não queremos um regime de excepção, nunca quisemos, mas exigimos ser tratados como pessoas de bem que somos. Temos que estar todos empenhados preventivamente em evitar ao máximo a reincidências destas situações"(...)"É bom que o país tenha noção e conhecimento dos valores que a administração fiscal arrecada junto dos associados desta Liga", apelando à necessidade de "uma avaliação rigorosa da situação"(...)"O futebol profissional tem as baterias e as setas todas apontadas às suas estruturas de funcionamento como em mais nenhum outro sector"(...)"Por oposição assistimos recentemente à nacionalização de um banco e um outro privado a recorrer ao financiamento".

Relativamente aos ordenados em atraso, Hermínio Loureiro adiantou que "tomei a decisão de propor à Direcção que seja efectivado um protocolo com o SJPF, que permita fazer face a situações prementes e de comprovado risco social"(...)"este processo tenderá a que, no mais curto espaço de tempo, seja criado, nos termos consagrados e de forma estruturada e global, um mecanismo que garanta a remuneração dos jogadores e a equidade da competição".

Hermínio Loureiro vestiu pela primeira vez o "fato" de presidente da LPFP. Bom, pelo menos já falou, agora resta esperar para saber o que vai fazer.

IR OU NÃO IR PARA A SELVA

"Já sei quem não vai para a selva comigo".

Carlos Queiroz in A Bola

Bem, a avaliar pela exibição de Cristiano Ronaldo ou Deco no descalabro do "Bezerrão", será que Queiroz os vai "desconvocar" ? Claro que não. Vão ser riscados alguns dispensáveis e mais nada.

Estas são daquelas afirmações que dão cor e que apenas servem para desviar atenções. No máximo funcionarão como mensagem interna que na próxima convocatória já ninguém se lembra.

Há uma coisa que temos de reconhecer, Carlos Queiroz não se escondeu e deu cara, mesmo não dizendo nada de jeito.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

MANUEL JOSÉ E A SELECÇÃO

Manuel José, igual a si próprio para a TSF: "Gilberto Madaíl fez a escolha que era mais conveniente para ele com muita pressão dos sebastianistas, mas a guerra vai ser em África" (...) "Eu sabia que não ia ser seleccionador, porque sei o que se passa no futebol português, quais são as ligações que existem, os rabos de palha que existem".

Para Manuel José, no processo de sucessão de Luís Felipe Scolari "já estava tudo montado" para a escolha de Carlos Queiroz.

Manuel José já percebeu, há muito tempo que é carta fora do baralho, mas insiste em recordar para que ninguém se esqueça.

O BARÃO DE FARO

"Não valia a pena ir buscar mais ninguém já que eu tenho currículo suficiente e até superior a alguns dos técnicos que eram dados como possíveis candidatos ao lugar de treinador do Farense. Pior que os técnicos que antes cá estiveram certamente não farei, tivemos de tomar estas medidas enquanto é tempo, até porque ainda há muito tempo e muitos pontos para o Farense conquistar a subida de divisão".

As palavras são de António Barão, Director Desportivo do SC Farense que assumiu o cargo de treinador da equipa principal, depois de ter convidado a sair, o treinador em funções, Ivo Soares.
Toda a gente sabe que António Barão é um dos principais responsáveis pela recuperação desportiva dos Leões de Faro, o outro responsável é quem lá põe o dinheiro. Da mesma forma, toda a gente sabe que ele põe e dispõe e a única coisa estranha é que ele tenha assumido a equipa só agora. É a natureza...

ACIMA DAS POSSIBILIDADES

Sobre a possivel paragem do campeonato devido aos salários em atraso, diz Laurentino Dias: "Acho que não deve acontecer. Os salários em atraso no futebol não são um problema de hoje, é um problema resultante da crise financeira global, é um problema estrutural no futebol. Todos os agentes o identificam como sendo um problema que resulta do facto de o futebol viver acima das suas possibilidades".

Sim, Senhor Secretário de Estado, e então? Vai fazer-se alguma coisa ou vamos ter que esperar que a crise passe ou os clubes deixem de viver acima das suas possibilidades?

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

RESPEITÁVEL PARA QUEM ?

Um Amigável que de Respeitável teve pouco

A 8 de Novembro escrevi aqui no blog o seguinte: "Que Dunga veja uma grande oportunidade neste encontro, para reabilitar o seu percurso, até se compreende. Mas entender o "entusiasmo" de Carlos Queiroz por este encontro, parece-me mais difícil. Percebo essa história de elevar a fasquia, dos jogos psicológicos e de procurar no inferno o caminho para o céu. Mas não percebo a falta de cinto de segurança para abordar os riscos e sofrer as consequências. Considerando as circunstâncias, Carlos Queiroz está a jogar alto em época baixa."

Portanto, esta era uma derrota prevista, pelo menos por mim. Portugal perdeu no Brasil por 6-2 e quem conseguir retirar daqui alguma coisa positiva que a guarde porque é uma peça preciosa. Para o Brasil foi fácil.

Carlos Queiroz acaba de virar mais uma página negra do nosso futebol. Daquelas que já não estavamos habituados. É um pouco como o regresso ao passado na Praça da Alegria e à realidade. Não resisto até a recorrer daquela frase: "Estavamos à beira do abismo, mas agora demos um passo em frente".

Em todo o caso, e para além do descalabro, devo referir que Carlos Queiroz desperdiçou a oportunidade de testar César Peixoto, desperdiçou a oportunidade de consolidar o grupo, desperdiçou a oportunidade de substituir Cristiano Ronaldo e enviar-lhe uma mensagem, desperdiçou a oportunidade de mostrar que tinha aprendido a lição e a capacidade de saber corrigir. Mas conseguiu encontrar o "deslumbramento" dos seus comandados para o resultado.

Dizer mais o quê? Levamos 6-2 e está tudo dito. A não ser mais isto: Como profissional CQ é um bom coordenador, como técnico é um bom adjunto.


Nota: Não fosse a época impar conseguida na época 07/08, Cristiano Ronaldo não merecia, sequer, figurar no lote dos melhores jogadores do Mundo.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

GREVE DE JOGADORES ?

"Em Itália os jogadores de futebol uniam-se e impediriam que o campeonato continuasse. Seria uma medida drástica, mas alertava as pessoas sobre a realidade das coisas. Os jogadores têm de ter a noção que isto não pode continuar assim".

Com estas afirmações Nuno Gomes pretende o quê? Dizer que o Sindicato afronta e confronta, mas não mobiliza? Sensibilizar a classe? ou apenas constatar um facto? Acho sempre muita piada, quando surgem afirmações que parecem ajudar mas que na prática não ajudam coisa nenhuma. Ficamos bem para a fotografia e nada mais.

É do tipo: "Falam, falam, mas não os vejo a fazer nada".

terça-feira, 18 de novembro de 2008

FERREIRA LEITE INSPIRADA

"Eu não acredito em reformas, quando se está em democracia..." (…) "Quando não se está em democracia é outra conversa, eu digo como é que é e faz-se" (…) "E até não sei se a certa altura não seria bom haver seis meses sem democracia, mete-se tudo na ordem e depois então venha a democracia".

O que será que esta senhora queria dizer com isto? Certamente sujeitar-se a ser mais um alvo fácil, pelas facilidades que concede. De qualquer forma, Ferreira Leite disse aquilo que ao Governo apetecia fazer.

AS PRIORIDADES DE MANUEL ALEGRE

"Muitos daqueles professores não voltarão a votar PS".

Muito bem, deputado Manuel Alegre, ficamos todos a saber o que é importante.

DISPONÍVEIS PARA CONVERSAR ?

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) garantiu que abandonará a reunião de quarta-feira com a ministra da Educação, caso Maria de Lurdes Rodrigues não anuncie, no início do encontro, a suspensão do processo de avaliação de desempenho.

Bom se é assim, acho que a ministra nem deve lá pôr os pés. Convenhamos que não é assim que se contribui para a pacificação, nem é assim que se contribui para a resolução do problema da avaliação.

Aliás, é explícita a predisposição.

AS CLAQUES DE NINGUÉM

"Quarenta buscas a residências e instalações da claque benfiquista No Name Boys, cerca de 30 detidos e apreensão de droga e tochas incendiárias é o balanço da operação realizada pela PSP. A operação, efectuada no âmbito de uma investigação a cargo do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, visou os líderes e outros membros dos No Name Boys que têm vindo a agredir adeptos de claques rivais e também elementos das forças policiais."

Via Expresso / Foto Via Record

Estamos falar de certeza de pessoas que vivem e sobrevivem à custa e à margem do futebol. Infiltrações de muitas esferas. E nestes momentos de atirar pedras temos de ponderar seriamente sobre as claques, sobre as pessoas que se servem das claques e sobre aqueles que se iludem e se envolvem nas teias das claques.

As claques dos cânticos, do apoio incondicional, dos suportes das misticas clubisticas, foram substituídas por grupos organizados, com capacidade de intervenção e auto-sustentação, com toda a carga nociva que todos conhecemos e que se alastra, com influência directa ou indirecta na vida dos clubes. Não sei quem disse isto: "Os homens de mau carácter não têm amigos, têm cumplices", e é verdade.

Curiosamente, esta acção policial, também serviu para preparar outras claques que obviamente não serão apanhadas de surpresa.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

OS AVISOS DE PINTO DA COSTA

No Jogo FC Porto - V. Guimarães, o presidente Emílio Macedo e a sua comitiva foram recebidos no camarote presidencial do Dragão, mas instalados longe de Pinto da Costa. Junto de Pinto da Costa sentou-se António Salvador do Sp. Braga.

De facto, com Pinto da Costa não se brinca. Fica feito o aviso.

Aliás, Pinto da Costa não perde oportunidades para deixar avisos à navegação. Já se sabia que o FC Porto não perdoaria o atrevimento do Vitória. Mesmo que este tenha feito algo que o FC Porto faria se estivesse no seu lugar. Ou seja, defender os seus interesses.

Mas, mais do que uma represália, fica a “mensagem”: ou estás connosco, ou estás contra nós. Assim, Emílio Macedo num canto e António Salvador bem juntinho.

A propósito de avisos, Pinto da Costa já tinha feito um aviso inequívoco aos clubes que contam com jogadores emprestados pelo FC Porto, ao retirar Alan do Vitória e colocá-lo no seu rival Sp. Braga. Agora voltou a avisar para que ninguém se esqueça.

Assim se vai desenvolvendo a cultura do medo.

O SUCESSO DE MANUEL JOSÉ

Manuel José e o Al-Ahly, conquistaram a Liga dos Campeões Africanos de futebol. Depois de uma vitória em casa por 2-0, o Al-Ahly foi aos Camarões empatar a 2 golos com o Cotton Sport Garoua, no jogo da segunda mão da final.

Esta foi a sexta vitória do Al-Ahly na Liga dos Campeões Africanos e a quarta de Manuel José, o que coloca tanto a equipa como o técnico como os recordistas da prova. Manuel José já ganhou 17 títulos no Al-Ahly, com alguns recordes pelo meio.

O treinador algarvio, rigoroso, vaidoso, umas vezes prepotente, mas sempre frontal, criou muitos anti-corpos no futebol português. Da mesma forma é um treinador com história, nomeadamente o ligado ao Boavistão, à União de Leiria, ao Sporting (e os 7-1 ao rival da Luz) e ainda ao Benfica, onde não foi feliz e resultou naquela estória de o quererem despedir por incompetência, para não pagarem a indemnização. Registo também para a amargura de não ter sido seleccionador nacional e a certeza de não ir à bola com Pinto da Costa.

Manuel José é de certeza um dos melhores treinadores portugueses e merece essa referência.

domingo, 16 de novembro de 2008

VENCER SEM CONVENCER NINGUÉM

O SL Benfica venceu o Estrela da Amadora por 1-0 e assegura diferenças interessantes em relação aos seus mais directos adversários. Acontece que a vitória foi a única nota positiva que o Benfica conseguiu neste jogo.

Deve haver quem consiga descodificar o tipo de jogo e o sistema que Quique Flores pretende implementar na equipa. Tal como deve haver quem entenda as suas escolhas e opções, e a necessidade de mexer sistematicamente na equipa e no modelo. A própria equipa ainda deve estar a tentar perceber.

Eu, pelo menos, não consigo perceber como se quer construir uma equipa sólida, compacta, rotinada e competitiva, quando 4 meses depois ainda se estão a fazer experiências. Não se trata de correcções, mas de experiências.

Um jogo verdadeiramente mau, para um candidato assumido. Na primeira parte, ainda se viu o Benfica a tentar jogar colectivamente, perante um Estrela da Amadora praticamente estacionado. Mas aí, a equipa não encontrou soluções ofensivas, foi mastigando o tempo e até em oportunidades repartiu em número com o Estrela.

Na segunda parte, o Benfica marcou um golo e acabou o colectivo. Foi cada um a jogar por si e para si, sem organização nem disciplina. Com tudo desregulado, até o Estrela foi convidado a subir e a participar no jogo.

Este Benfica não consegue fazer um jogo tranquilo e autoritário, depende em demasia das acções individuais e colectivamente qualquer faúlha provoca um incêndio. Curiosamente, com tantos avançados, são os defesas que têm resolvido a maior parte dos jogos. Mas ganhou ou não ganhou? Então…

Últimas palavras para os jogadores do Estrela da Amadora: A dignidade não tem preço.

LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR

João Câncio Freitas, ministro da Cultura de Timor-Leste, pretende reforçar o esforço pela reintrodução da língua portuguesa naquele jovem país. Para o efeito e para além de outros projectos, está interessado em celebrar um acordo com a RTP para a emissão de telenovelas portuguesas em Timor.

Diz o ministro timorense que "Para nós, a geração crítica é a intermédia, porque os mais pequenos já o falam e os mais velhos ainda o falam". Isto, num universo linguístico onde o indonésio está sempre presente e o inglês é o idioma dos negócios.

Todas as vias são vias para o português falado. Ás vezes é preciso falar primeiro e depois aprender a falar.

Via Expresso

O GOLO 100 DE CR7

Para registo este é o golo 100 de Cristiano Ronaldo no Manchester United, marcado ao Stoke City, em jogo a contar para a Premier League.

SPORTING A MENOS PARA O LEIXÕES

O Leixões SC foi vencer em Alvalade o Sporting CP por 1-0 e mantém a liderança da I Liga Sagres. É preciso relembrar que o Leixões é líder depois de passar pelo furacão Maria Albertina (O ciclo Benfica, FC Porto, Paços de Ferreira, Sporting).

A verdade é que o Sporting respeitou em demasia o Leixões, queimou 2 substituições que fizeram falta na fase decisiva do jogo, não conseguiu imprimir níveis elevados ao seu jogo e não revelou capacidade, nem engenho, para desfazer o sistema defensivo do adversário. Mesmo o sub-rendimento de alguns elementos não podem justificar a falta de soluções colectivas.

O Leixões SC, preparado para dificuldades e talvez surpreendido pelas reverências adversárias, trancou portas de acesso, foi consolidando o seu jogo e envenenando a intranquilidade do Sporting. Com isso marcou um golo e esteve perto de fazer mais.

Este Sporting não tem confiança nas suas possibilidades e só isso pode justificar tanta irregularidade. Este é talvez o pior período de Paulo Bento, em época de grandes expectativas iniciais. Nunca a equipa de Paulo Bento foi tão irregular, instável e intranquila.

PORTO DE REGRESSO ?

O FC Porto recebeu e venceu o Vitória de Guimarães por 2-0. Mais do que a vitória, este jogo serviu para conciliar, recuperar confiança e testar a estabilidade.

Sem brilhantismos, sem apostas arriscadas, nem dependências excessivas dos valores individuais, o FC Porto procurou primeiro determinar as regras do jogo, definir posições e anular o perigo de infiltrações. Depois colocou velocidade na bola e eficácia nas acções. Pareceu óbvio que a equipa portista está em fase de reorganização, procurando cimentar a estrutura colectiva e regressar ao pragmatismo da sua imagem de marca.

O Vitória de Guimarães foi o adversário ideal, porque não facilitou, mas também porque não provocou complicações. Aliás, a equipa de Manuel Cajuda só jogou o que lhe foi permitido e não teve engenho ou capacidade para alterar o padrão estabelecido.

Em passo de corrida, o FC Porto prometeu estar de regresso ou a nascer de novo.

sábado, 15 de novembro de 2008

VÍTOR PEREIRA E A ARBITRAGEM

Vítor Pereira, líder do Conselho de Arbitragem da Liga, quis ser engraçado, mas não caiu em graça. Entre conversa séria e graçolas, teve tiradas que vão, certamente, ser avaliadas pelos seus comandados.

Tiradas como: “Os árbitros estão no limiar das suas capacidades” ou “Não posso ir ao mercado de Inverno”, podem ser entendidas como irónicas e com destino definido. Por exemplo, para quem não o ajuda na sua cruzada de profissionalização ou semi-profissionalização dos árbitros ou para os clubes que se queixam, mas têm soluções que ele não tem. Da mesma forma, se pode entender que passa um atestado de incompetência aos árbitros. Em todas elas tem de assumir a sua quota de responsabilidade.

Para já, tais afirmações mereceram o comentário cirúrgico de Paulo Paraty, candidato a líder da APAF: “…não sei se as declarações de Vítor Pereira são suicidas ou homicidas”. Para mim são esclarecedoras.

Das afirmações de Vítor Pereira pode-se deduzir a sua incapacidade em mobilizar os interesses das esferas desportivas para os seus propósitos, a sua incapacidade em introduzir melhorias significativas no desempenho dos seus liderados, a incapacidade do Conselho de Arbitragem, a sua desistência em “chover no molhado”. Portanto, a porta é serventia da casa.

Para Vítor Pereira, ou tem trabalho ou tem emprego. E para emprego há uma fila lá fora.

CONVOCATÓRIA PARA BRASÍLIA

Carlos Queiroz divulgou a lista de convocados da selecção nacional para o jogo particular com o Brasil, a realizar na data de 19 de Novembro, em Brasília. De registar a estreia nas convocatórias de César Peixoto e Rolando, e ainda, o regresso de Tiago.

Destaco a convocatória de César Peixoto, jogador que pode ter um papel determinante no futuro da Selecção, para colmatar a ausência de defesas esquerdos que faz “mancar” a portuguesa. Assim ele se disponibilize, assim seja aproveitado e incentivado por Carlos Queiroz.

Lista de Convocados:

Atletico Madrid: Maniche e Simão;
Chelsea FC: Bosingwa, Deco e Paulo Ferreira;
Zenit S. Petersburgo: Danny;
FC Porto: Bruno Alves, Raúl Meireles e Rolando;
Galatasaray SK: Fernando Meira;
Juventus: Tiago;
Manchester United FC: Cristiano Ronaldo e Nani;
Real Madrid CF: Pepe;
SC Braga: César Peixoto e Eduardo;
SL Benfica: Quim;
Sporting CP: João Moutinho;
SV Werder Bremen: Hugo Almeida;
Valência CF: Miguel;

SORTEIO COM BRINDES E FAVAS

Foto: Equipa do CD Cinfães

Cumprido o sorteio dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, fica a saber-se que ao SL Benfica saiu a fava, com a deslocação a Matosinhos para defrontar o Leixões Sport Clube, e ao FC Porto saiu o brinde, com a deslocação a Cinfães para defrontar o Clube Desportivo de Cinfães, o único representante da III Divisão.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

CARLSBERG PARA OS GRANDES

A Taça da Liga sorteou a sorte para uma nova fase. Uma Taça da Liga feita à medida, cheia de arranjinhos e cosmética para não acontecer o que aconteceu na época passada, em que o patrocinador não gostou que 2 dos 3 grandes ficassem fora da corrida muito cedo e retirassem, com isso, interesse à nova competição.

Assim, esta época, a Taça da Liga lá surge com novo “vestuário”, mas descaradamente proteccionista em relação aos grandes e injustamente desigual, em termos financeiros para com os pequenos. Com tantos “arranjos” só falta saber já os resultados.

O SC Olhanense, um sobrevivente metido nestas coisas, calhou no grupo do Benfica e quando esperava a sorte grande, saiu-lhe o Benfica na Luz e um único jogo em casa. Quem te manda andar nestas coisas. Mesmo considerando possíveis compensações que o Clube poderá vir a receber (Compensações????), tem todo o direito de se questionar se vale a pena participar nesta Taça. Se calhar, o melhor era fazer um triangular com os 3 grandes e repartir o bolo do patrocinador.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

RESULTADOS DO EXAGERO DE BENTO

Já começa a criar fungos a insistência no caso Paixão do jogo Sporting CP - FC Porto.
A verdade é que o Árbitro exagerou na interpretação de alguns lances, errou noutros e acertou em muitos. Também é verdade que seguindo o raciocínio dos adeptos, Bruno Paixão devia ter marcado uma série de penalidades para cada lado e ter expulso até os presidentes dos clubes.

Na realidade, ainda se fala desse jogo de forma tão excessiva, simplesmente porque Paulo Bento exagerou nas afirmações que fez e nos procedimentos que defendeu. A reacção da APAF é perfeitamente justificável, estranho seria a adopção de atitude contrária. E a razão que lhes assiste é tanta que o Sporting se desdobra em arranjar justificações para um acto irreflectido de Paulo Bento.

O Treinador do Sporting teve razões para manifestar o seu desagrado por determinadas decisões de Bruno Paixão, mas desperdiçou a razão quando perdeu o discernimento ao abordar a sua insatisfação. Discernimento que ele exige aos seus jogadores, nas fases mais quentes do jogo, como foi o caso de Derlei em Vila do Conde.

Nesta situação, confirma-se um dos problemas internos do Sporting: Não deveria ter sido Paulo Bento a fazer soar o grito de revolta.

A POSIÇÃO DE LITO VIDIGAL

Lito Vidigal na sua estreia na I Liga, tem demonstrado capacidades que vão além das qualidades como técnico de futebol. Solidário com o seu plantel, fez uma espécie de ultimato, após a vitória em Coimbra na Taça de Portugal, para que após o descanso semanal o Estrela apresentasse soluções para o problema dos ordenados em atraso, sob pena de não poder continuar o seu trabalho.

No regresso ao trabalho, O Estrela da Amadora não conseguiu dar qualquer sinal abonatório e considerando a sua tomada de posição, Lito Vidigal informou que vai solicitar a rescisão do contrato laboral. É uma questão de princípios e de honrar a palavra. Só lhe fica bem, mas não resolve coisa nenhuma. O problema maior mantém-se e agora surge outro.

A posição de Lito Vidigal merece consideração, no entanto, gera, da mesma forma algumas questões, como a entrada no “Furacão Maria Albertina” (O tal ciclo de jogos que engloba Benfica, FC Porto, Paços de Ferreira e Sporting) e a chegada próxima do Natal, que podem ter influenciado a decisão de Lito.