segunda-feira, 18 de maio de 2009

OS CAMPEÕES

FC Internazionale, FC Barcelona e Manchester United FC, para além de gigantes da Europa, têm em comum a conquista do título nacional 08/09.

Em Itália, o Inter de Milão renova o título e é tetracampeão italiano. A novidade é que não é Mancini o treinador, mas José Mourinho. O tal treinador que tem a mania de vencer em todos os projectos que aceita. Desta vez, Mourinho não fez a diferença, na medida em que repetiu triunfos anteriores e falhou na aposta europeia. Pode dizer-se que Mourinho não acrescentou, mas também não atrapalhou. O mérito de conquistar o título do “estranho numa terra estranha”. Luís Figo, soma o seu 23.º título e diz que agora só jogará por dinheiro, não por títulos.

Em Espanha, o Barcelona não só conquista um título como se transforma num cilindro no futebol espanhol. É o dream football de Guardiola que restaura a “escola” do futebol espectáculo do barça. Um título aguardado e apenas adiado pela recuperação inusitada do Real Madrid de Juande Ramos. Campeonato e Taça são conquistas asseguradas, falta a Liga dos Campeões.

Em Inglaterra, o Manchester United de Alex Ferguson assegurou o tri-campeonato e o 17.º título do ManUnited, juntando-se ao Liverpool. Ferguson soma 11 e promete mais. O “Escocês” conseguiu a recuperação absoluta e pretende estabelecer recordes absolutos. Apesar de alguns “formigueiros” como Wenger ou Mourinho ou até Benitez, a verdade é que Ferguson transporta o Manchester United para estádios de difícil acesso.

Sem comentários: