segunda-feira, 8 de junho de 2009

SINAL DE PROTESTO E RANGEL


Na vitória de Rangel, a derrota “Vital” do PS. Os resultados das Europeias 09 não deixam muitas dúvidas. Paulo Rangel venceu as eleições e levou ao colo o PSD. Uma vitória com mérito, mas também por falta de comparência. O PS foi o grande derrotado das eleições, não só por Vital Moreira, mas também por acção penalizadora. Aliás, resta aferir se foi Vital Moreira o culpado pela derrota do PS ou se foi o Governo PS a derrotar Vital Moreira. Evidente, foi que a acção penalizadora ao Governo condicionou a votação, e todos acabaram por beneficiar, menos o PS.

O PSD venceu as eleições, algo inesperado mesmo para os “laranjas”, beneficiando da divisão á esquerda e recolhendo votos de protesto. O PS de José Sócrates foi severamente castigado, não pelo socialismo mas pelo governo do socialismo, e quem não quiser ler isto como um sinal de protesto sujeita-se a novas surpresas. Aliás, o Governo, em peso, esteve presente na hora da derrota, facto que reforça o peso que teve nestas eleições.

Sinal de protesto vinculado pelo resultado obtido pelo BE, cada vez mais uma voz de protesto com corrente, embora sem corrente para construir. A CDU pode ficar satisfeita com a vitória, mas não esconde a “dor” de ter sido derrotada aos pontos pelo BE. Essa dói muito mais que qualquer outra “vitória” nas derrotas que tem tido.

O PP-CDS acabou por vencer as sondagens e elegeu tantos mandatos como alguns grandes vencedores. É preciso reconhecer o espírito de sobrevivência em área restrita e com reduzidos “picos” de transferência. No final das contas, a direita somou 40% num mar de esquerda.

De registar que na Europa os socialistas foram os grandes derrotados, particularmente, Mário Soares e Ana Gomes, mas esta tem lugar assegurado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Análise quase perfeita – ignorando o facto que o CDU e o BE em Bruxelas pertencem ao mesmo partido, ou seja, o CDU é para os velhos, o BE para os jovens; ou seja, o BE NÃO É DOS NÃO- DOGMÁTICOS, faz parte do partido doe ex-comunistas da Europa de Leste que se agora auto-denomeiam “não-dogmáticos.
E o eleitorado ignora por completo e ninguém fala disso!
Bem hajam, estúpidos! E cada povo têm o governo que merece!

Luis Melo disse...

Excelente a vitória do PSD, com 5% de vantagem sobre o PS. Uma grande vitória de Manuela Ferreira Leite pela escolha do excelente cabeça de lista que foi Paulo Rangel. Uma vitória da forma de fazer política, de verdade, de seriedade, de honestidade. Uma vitória de um partido que apresentou propostas, ideias e estratégias.

Uma derrota inequívoca de José Sócrates e do PS. Passam de 12 para 7 eurodeputados, perdem nos Açores (onde recentemente ganharam as Regionais) e ganham apenas em 2 distritos (sendo que em Lisboa foi apenas por 0,5%).

Não pode haver a desculpa da crise internacional, que castigou os governos. Sarkozy, Merkl e Berlusconi venceram, enquanto que os governos socialistas de Brown, Zapatero e Sócrates perderam. Foi a derrota da politica socialista que é despesista, premeia a partidarite no lugar do mérito e do trabalho, apoia e legitima a corrupção.

No contexto europeu, o PPE (onde se inserem PSD e CDS) será o maior partido com cerca de 260 deputados, contra os cerca de 150 dos socialistas (onde está o PS). A Europa teve consciência e sabe que rumo quer tomar.