sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

AS ESCUTAS DE REGRESSO


O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou o recurso do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e considerou definitivamente “ilegal” a utilização de escutas telefónicas no processo movido pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga ao presidente do União de Leiria, João Bartolomeu. Decisão que vem confirmar a deliberação do Supremo Tribunal Administrativo (STA) que considerou as escutas telefónicas ilegais, possibilitando a João Bartolomeu recorrer do castigo aplicado.

Esta decisão quer dizer que João Bartolomeu pode recorrer da decisão dos Conselhos de Disciplina e Conselho de Justiça. Mas, também pode querer dizer que outros processos podem ser reavaliados, como os processos relacionados com Pinto da Costa, João Loureiro e Boavista. Assim, voltamos a mergulhar num imbróglio, na medida em que esta Decisão mesmo não absolvendo ninguém, retira uma prova importante que pode resultar em absolvição.

Recordo que o Conselho de Justiça tinha mantido as penalizações do Conselho de Disciplina alegando que: "As escutas telefónicas, desde que obtidas licitamente em processo-crime, e enviadas pela autoridade judiciária para a instauração de competente processo disciplinar, podem ser neste utilizadas e valoradas como elemento de prova".

Recordo também o que Ricardo Costa do CD afirmou depois da decisão do STA: “A decisão do STA em ordenar que sejam retiradas as escutas do processo ‘Apito Final’ não abrange os processos do Boavista, João Loureiro, FC Porto, Pinto da Costa e árbitros, julgados em definitivo pelo Conselho de Justiça da FPF".

Ou seja, a novela continua.

MUNDIAL 2018 DANÇOU?

Joseph Blatter, Presidente da FIFA, afirmou que “A partir do momento em que existem várias candidaturas de um só país, vamos eliminar directamente as candidaturas conjuntas”.

Considerando que Inglaterra, China, Rússia, Austrália, México, Estados Unidos, Japão, Qatar e Indonésia já revelaram intenções, as candidaturas conjuntas Holanda/Bélgica e Portugal/Espanha (Ibérica) parecem condenadas ao fracasso.

Pois é Gilberto Madaíl, a coisa está complicada.

A PROSTITUTA CHAMADA FUTEBOL

Ainda na sequência da “jogada” política de Mesquita Machado ao envolver-se na discussão desportiva dos prejuízos do Sporting de Braga que culminou com a sua demissão do cargo na FPF, vem agora a coligação PSD/CDS na Câmara Municipal de Braga, comunicar uma moção pela verdade desportiva e em defesa do Clube bracarense.

Diz a moção: “O desempenho desportivo do futebol profissional do Braga tem ficado aquém do que seria possível e desejável por força de um tratamento diferenciado e discriminatório das instâncias que gerem o futebol profissional em Portugal”.

Realmente o futebol continua a ser uma prostituta que todos renegam mas que todos utilizam.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

COISAS DE "VITÓRIAS"

Os dois Vitórias do futebol nacional vivem momentos difíceis. Um mais do que outro, é certo.

Em Guimarães, o inconformado Manuel Almeida, que já dava indícios de insatisfação, vai sair e dizer de sua justiça (Quando resolver a questão dos vales). Ninguém pode esconder que o Vitória vivia e/ou vive uma “paz podre” cujas consequências se podem especular. Direcção – Departamento de Futebol – Equipa Técnica (será que se pode separar as coisas assim?) parecem ter conceitos e concepções divergentes em aspectos importantes que atingem o “coração” do clube.

Guimarães vive num dilema:
Será que basta tirar uma maçã podre do cesto?
Será que o cesto já está contaminado?
Será que uma das maçãs saudáveis sai do cesto?
Será que o melhor é remover o cesto todo?

Em Setúbal, parece que até os ratos já abandonaram o barco. É um facto que algumas pessoas têm feito milagres para sustentar um elefante, tal como é um facto que o elefante está morimbundo e não há força colectiva que suporte o peso.

Não aparece ninguém para liderar “coisa nenhuma”, não há dinheiro para sustentar a época, não há motivações, mas há uma multidão de mãos nos bolsos a vociferar culpas e a olhar para a implosão de mais um elefante. É a lei da vida. Alguém deixou morrer o elefante, mas não morreu com ele.

A DIFERENÇA DOS GOLOS

O FC Porto venceu o Leixões por 1-0 e segue para as meias-finais da Taça de Portugal. Quase tranquilamente para a conquista do troféu.

Alimentado pelas recuperações recentes aguardava-se um FC Porto demolidor, inclusivamente com o propósito de demonstrar que outros resultados foram resultado do acaso. Engano.

Na descida da maré, aguardava-se um Leixões condizente com as suas limitações e com o desgaste das baterias. Engano.

Foi muito diferente. O FC Porto foi obrigado a sofrer na medida do “último” grito do Leixões. No rescaldo, a equipa de Jesualdo Ferreira segue o seu caminho e o Leixões vai ter de recuperar novo fôlego para encontrar o seu. É a diferença que os golos promovem.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O MERCADO DAS AUTÁRQUICAS

O PSD – Faro decidiu “contratar” os serviços de Macário Correia, que preside a CM Tavira, para candidato á Câmara Municipal de Faro. Segundo o PSD-Faro esta contratação já tem o aval da Distrital e seguramente da Nacional. Falta apenas a assinatura do eleito.

Não se sabe como reagirá Tavira a este assédio, em fase crucial do campeonato.

Quanto ao PS-Faro não há notícias de ter ido ao mercado, já que parece satisfeito com o plantel que tem.

Sabe-se também, que o PSD-Olhão “contratou” os serviços de Gonçalo Amaral que estava livre.

A SOCIEDADE DOS ESPERTOS

"Consegue-se enganar alguns durante muito tempo, muitos durante algum tempo, mas não se consegue enganar todos durante todo o tempo..."
Abraham Lincoln

Mesquita Machado prometeu dizer “algumas verdades” e acabou por dizer “muitas banalidades”. Uma fuga com todos a "olhar", mas que só alguns conseguem "ver".

O político nunca quis nada com o futebol, a não ser o retorno político que este lhe garante. O futebol nunca quis nada com a política, a não ser os “apoios” que esta lhe concede.

É a sociedade que explora a “cegueira”.
.
Post-Scryptum: O que dizia a Dra Maria José Morgado sobre a promiscuidade entre Poder político - Futebol - Construção civil ?

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

DEPOIS DE TERMINAR A CARREIRA

Eduardo Barroso, cirurgião emérito de doentes, mas “doente” pelo seu Sporting, descobriu esta afirmação: “Desta vez ainda não me candidato, mas no futuro acontecerá se tiver saúde e se os sportinguistas me quiserem, é claro. Quando se aproximar mais a reforma é uma hipótese.”

Bem, a sua “doença” não lhe retira discernimento, mas como sportinguista deixou muito a desejar. Um “lugar” depois da reforma, quando não tiver mais nada para fazer.

O cirurgião parecia aqueles jogadores que tantos reparos lhe merecem quando dizem: “Quero acabar a carreira no meu clube”.

A propósito, parabéns pelo seu 60.º aniversário.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

PELÉ: REGRESSO AO FUTURO

FC Porto cede Pelé ao Portsmouth até final da época.

Temos de reconhecer que o processo Pelé, empacotado no Dossier Quaresma, estava contaminado desde o início. Ninguém deverá pensar que um jovem jogador, que começa a afirmar-se no futebol italiano e a jogar na equipa campeã e chamada Inter, fica satisfeito em regressar a Portugal e “empacotado”.

Nem mesmo sendo do FC Porto desde pequenino, como ele disse quando chegou, e tendo o cachecol azul e branco que escondia quando representava o Benfica. Nem mesmo aquele que agora diz que quando soube do interesse do Portsmouth “quis vir logo embora”.

O futebol é muito simples e os futebolistas muito previsíveis.

ADEUS MESQUITA E NÃO VOLTES

É impressionante. Mesquita Machado resolveu enveredar por uma fuga para a frente, depois das afirmações irresponsáveis sobre a arbitragem, alegando que renuncia ao cargo de presidente da Assembleia-Geral da FPF por não pactuar com o actual estado do futebol português. Segundo palavras do “amigo” Carlos Coutada.

Sinceramente, isto é um abuso. Estas pessoas pensam, descaradamente, que todos os outros são acéfalos. Ou então o “polvo” já não precisa de se esconder.

Uma coisa tenho a certeza, o futebol nacional ficou mais rico com a saída deste senhor. Agora só falta o resto.

ENTREVISTA DE CARLOS PEREIRA

Li (Record) e ouvi (Antena 1) a entrevista de Carlos Pereira, Presidente do Marítimo. Gostei e vou partilhar alguns excertos:

Arbitragem
Se me falar da arbitragem, tenho muitas reclamações e vejo com muita apreensão a situação actual. Se me perguntar dos árbitros, digo-lhe que não têm culpa nenhuma. Passeiam a seu bel-prazer o que os dirigentes os deixam fazer. Os dirigentes é que são os responsáveis pelo estado das coisas.

Essa é que é essa. Será a competência camuflada de incompetência? É que persistir no mesmo erro, por tanta gente e por tanto tempo, nem mesmo a arbitragem. O erro interessa.

Saída de Vítor Pereira
Não. Acho que não se devem tomar medidas avulsas. Há que tomar medidas de fundo (…) Já houve muita vontade de fazer remodelações, mas pouco ou nada se faz. É simples resolver essa questão. Basta pensar numa prestação de serviços, fazer com que haja concorrência. Um outsourcing resolvia o problema…

Também não é preciso exagerar. Assim como assim, sempre seria melhor a autonomia. Acho.

Liga e Hermínio Loureiro
A Liga padece hoje do mal que padecia. Fala-se muito mas age-se pouco. Na Liga há uma cabeça que pensa (Tiago Craveiro) e outra que transmite (Hermínio Loureiro). Tiago Craveiro, o secretário-geral, usa, abusa e transmite e depois há uma voz que torna público (…) Há pessoas que ficam muito dependentes, ou por imagem pública ou por outra qualquer.

É notória a figura decorativa de Hermínio Loureiro, mas tanto assim? Pelo menos ficamos todos a saber quem é que manda na Liga.

Futuro da Liga
Diria que é preciso mudar muita coisa na Liga. Ela ficou muito suave. O major tinha um estilo de agressividade, usando e abusando do seu pelouro. Hermínio Loureiro tem um feitio completamente diferente: ouve como ninguém, mas depois já tenho dúvidas quanto ao que faz. Defendo o profissionalismo ou então uma figura que não fosse dependente desse cargo.

Pois. Talvez alguém que se pareça com Hermínio mas que não seja como Hermínio.

domingo, 25 de janeiro de 2009

AINDA A TAÇA DA LIGA

A Taça da Liga continua a revelar as suas fraquezas de organização.

Primeiro foi o tal caso do Goal-Average, previsto no Art.º 7.º do Regulamento da competição, já suficientemente debatido e aceite pelo Conselho de Justiça da FPF, após reclamação do Belenenses:

Ponto 3:
Na 2.ª fase e 3.ª fase da Competição caso se venha a verificar um empate de pontuação entre os Clubes, o apuramento para a fase seguinte é efectuado por aplicação dos seguintes critérios:
1.º Melhor “goal average”;
2.º Maior número de golos marcados;
3.º Média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante a respectiva fase.

Depois surgiu uma dúvida que persiste e que ninguém esclarece, relativamente ao sorteio para as meias-finais da prova. Neste caso, há quem defenda que primeiro devia ter sido efectuado o sorteio e depois serem considerados os critérios para verificar quem jogaria em casa. A Liga defende o contrário, na medida em que realizou o sorteio considerando antes os critérios. O Art.º 6.º determina:

Meias-Finais:
As meias-finais são disputadas a uma mão, em campo neutralizado, entre os 4 Clubes apurados na fase anterior.
É efectuado um sorteio pela Liga PFP para alinhamento das equipas.
Os critérios para determinar quem joga na qualidade de Clube visitado são os seguintes:
1. Melhor lugar e pontuação obtidos na 3.ª Fase;
2. Melhor “goal average”;
3. Maior número de golos marcados na 3.ª Fase;
4. Média etária mais baixa de jogadores utilizados nos jogos da 3.ª Fase.

Agora surgiu nova polémica, considerando que o FC Porto violou o estabelecido no Art.º 11.º, já que não utilizou o número de jogadores efectivos exigidos, pelo menos no jogo com o Vitória de Setúbal. Facto que demonstra que para além de não lerem os regulamentos, também não há ninguém que os fiscalize. Quanto aos clubes, eventualmente prejudicados, também ninguém se manifestou.
O Art.º 11.º determina:

1. Durante a competição, com excepção das 1ª e 2ª fases, os Clubes são obrigados a fazer participar nas suas equipas em cada jogo pelo menos 5 jogadores que tenham sido incluídos na ficha técnica como efectivos em um dos dois últimos jogos oficiais da época em curso, salvo caso de força maior, comunicado à Liga P.F.P. com a antecedência mínima de 5 dias antes da realização do respectivo jogo e, desde que, os motivos invocados sejam considerados pela Liga P.F.P. como justificativos.
2. Os Clubes são também obrigados a incluir na ficha técnica como efectivos, em cada jogo disputado, pelo menos 2 jogadores “formados localmente”, cuja definição decorre do disposto no artigo 37.º do Regulamento de Competições.
3. Os jogadores incluídos na ficha técnica nos termos do número anterior têm obrigatoriamente que ser utilizados em pelo menos 45 minutos do jogo, salvo em caso de força maior.

Quase apetece dizer: O Hermínio não merecia isto.

O REGRESSO DOS RUÍDOS

Calhou assim, não vi o jogo Nacional vs Sporting e vi, entre garfadas, o Sp Braga vs FC Porto.

Do jogo da Choupana só posso dizer que Rui Patrício teve influência no resultado, da mesma forma que o Sporting não conseguiu fazer a diferença quando tal se exigia. A avaliar pelas palavras de Manuel Machado, as 3 equipas em campo estiveram bem. Ainda bem.

Em Braga, pelo que vi, o FC Porto conquistou uma vitória merecida, mesmo que em determinados momentos tivesse que equipar de “Trofense” mau grado as criticas anteriores. A verdade é que não teve que “pagar a factura de outros jogos”, mas não se sentiu incomodado por beneficiar da mesma. A equipa de Jesualdo venceu um jogo complicado com muita aplicação e objectividade, mas que ninguém se faça de inocente ou vitima nos “erros que fazem parte do jogo” como tanto gostam de dizer os dirigentes.

Sporting de Braga que mais uma vez se sente prejudicado, por um golo em fora-de-jogo e por uma série de penalidades que ficaram por marcar, segundo António Salvador. O Presidente do Sp. Braga já deve estar farto de utilizar a palavra “roubo”, no entanto, apesar dos exageros, Salvador tem razão e por esse facto tem direito á indignação. Mais uma vez.

Assim, o FC Porto vira o campeonato em primeiro e siga.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

BELENENSES EMPATA BENFICA

O SL Benfica não foi além de um empate a zero golos com o Belenenses, em Belém.

Não vi o jogo, mas ouvi: “…E o Benfica a jogar fora é isto, só joga em 50 metros e bolas para o Suazo”. Ao ouvir isto fiquei com a nítida sensação que não estava a perder nada de especial. Inclusivamente pensei que o Benfica é uma repetição, basta ver uma vez.

Considerando o que Quique Flores afirmou antes, quase se adivinhava o que aconteceria depois. Mas há sempre jogadores para desancar. Assim até apetece ouvir o Vítor Pereira e achar que há muitas maneiras de as pessoas desistirem de ir ao futebol.

QUE CHATICE

Já está de regresso o campeonato e a sua I Liga Sagres. Mais ruído, mais contestação, mais desconfiança, mais vigilância, mais arbitragem, mais dirigentes, mais oportunismo, mais clubite, mais exemplos…menos futebol.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

TEIMOSIAS E DESESPEROS

O Movimento de Mobilização e Unidade dos Professores (MUP) vai pedir ao Presidente da República (PR) que dissolva o Parlamento. Este repto é encarado como a única forma de derrotar as "políticas destrutivas do Governo e salvar o ensino em Portugal".
In Diário de Notícias

Como diz Vital Moreira, e quem salva o ensino destes professores?!

SERÁ QUE PODEMOS?

Esta chegou-me por e-mail

HAJA PACHORRA

"O Sporting lamenta que alguém com responsabilidades no futebol português tenha feito declarações que em nada abonam a actividade. Face a essas declarações do senhor Vítor Pereira, o Sporting entende que o mesmo só tem uma coisa a fazer: pedir a demissão. Caso não o faça, a direcção da Liga deve agir em conformidade".
Salema Garção (Sporting)

Se o senhor Pereira não se demitir, então que seja a direcção da Liga de Clubes a fazê-lo”.
Carlos Freitas (Sporting de Braga)

Estes são 2 dos muitos candidatos ao desemprego. Principalmente quando contribuem para o futebol português com afirmações carregadas de interesse e desprovidas de qualquer espírito colectivo. Sinceramente, não é com posições incendiárias, vingativas, oportunistas e pouco esclarecidas como estas que o Futebol português consegue evoluir. Não é com atitudes descontroladas e interesseiras que os processos tendem a melhorar.

Este oportunismo é para mim muito mais grave para o futebol português que as palavras de Vítor Pereira. Este teve um desabafo que podia ter evitado. Aqueles ponderaram e premeditaram uma leviandade. Em matéria de irresponsabilidade estão todos no mesmo saco.

Interessante, é o tempo de antena que a comunicação social dispensou a uma tal Associação de adeptos que ninguém reconhece, contribuindo para o acumular dos problemas e não fazendo parte da solução que todos reclamam.

São estas atitudes, estes aproveitamentos que distanciam o futebol do seu alvo.

OS CAMINHOS DE YAZALDE

Yazalde a jovem promessa do Varzim, preferiu o Sporting de Braga (que até nem precisava assim tanto de avançados) em detrimento do Vitória de Guimarães (que estava desesperado á procura de avançados). Agora o Sp. Braga vai emprestá-lo, para rodar, ao Rio Ave. Ora, toda a gente conhece a rivalidade entre Varzim e Rio Ave.

Há razões que a própria razão desconhece.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

É DIFICIL SER VITOR PEREIRA

"Se as pessoas não acreditam no futebol, não vão ao futebol. Quando não houver profissionais, haverá muita gente desempregada. Quanto mais se mantiver este estado de espírito, mais condições há para os árbitros não apitarem na plenitude das suas faculdades".
Vítor Pereira

Ás vezes é preciso dizer coisas destas para despertar os acomodados. Vítor Pereira revelou algum cansaço com as críticas e fugiu-lhe a boca para a verdade. Ás vezes cansa ser saco de pancada, mesmo quando se coloca a jeito.

No entanto, contínuo a dizer que dos agentes do futebol, a arbitragem é aquela que menos erros comete. Alguma dúvida?

A VENDA DE MIGUEL VELOSO

Impressionante. A avaliar pela comunicação social, não deve haver clube na Europa que não estivesse ou não esteja interessado em Miguel Veloso.

Será que esta publicidade é paga? Ou será que isto é notícia?

INDONÉSIA NA CPLP

Segundo o embaixador indonésio em Portugal, Francisco Lopes da Cruz, a Indonésia pretende aderir à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

É verdade, o Mundo dá muitas voltas. Dá tantas que até se baralha.

BARACK H. OBAMA EMPOSSADO

Barack Obama foi empossado como 44.º Presidente dos Estados Unidos da América. O Democrata que elegeu como referência e fonte de inspiração o Republicano Abraham Lincoln.

A História num dos seus melhores registos. Barack Obama não é apenas o novo presidente dos EUA, é uma fonte de grandes expectativas.

Num discurso muito genérico e com poucas especificidades, mas com mensagens claras e o apelo á refundação da nação, o novo presidente voltou a demonstrar a sua capacidade de orador e a forma estudada e programada como se apresenta, quando nem mesmo no “engasganço” do juramento deixou de ter classe.

Em relação aos inimigos dos EUA, Barack Obama disse qualquer coisa parecida com isto: Estamos dispostos a estender a nossa mão, se estiverem dispostos a abrir os vossos punhos.

MINISTRO NÃO JOGA Á BOLA

A candidatura ao Mundial 2018 começa a levantar poeira. Principalmente porque não vai ser o paraíso que todos estavam á espera. São as “desconfianças” sobre a qualidade da “aliança”. São as limitações sobre os estádios disponíveis. É a possibilidade do papel subalterno de Portugal.

Curiosamente, ainda sem iniciar discussões de fundo com o “parceiro”, ainda não estão esgotadas todas as discussões internas sobre o assunto:

"Na minha opinião não penso que essa deva ser a prioridade neste momento do país" (…) “há muitas outras iniciativas que serão, com certeza, bem mais relevantes para o reforço da nossa competitividade do que organizar um campeonato de futebol mundial" (…)"Não me parece que essa seja uma iniciativa que neste momento deva estar no topo das nossas preocupações “. Teixeira dos Santos disse mesmo que desconhece a discussão sobre esta matéria no seio do governo.
Teixeira dos Santos

Afirmação fora do contexto que coloca em causa o Governo e a sua própria opinião. Parece haver a necessidade de “aparecer” só para salvaguardar eventualidades. Mesmo porque o próprio Governo espanhol já encaminhou o assunto.

“Nunca disse que era uma prioridade. É um evento que, daqui a nove anos, vai trazer ao país e ao futebol uma mais valia económica e financeira indiscutível. Não podemos deixar de aproveitar esta oportunidade” (…) “nunca teria assinado o dossier de intenção de candidatura, com o presidente da Federação espanhola, sem antes falar com a tutela”.
Gilberto Madaíl

E tem razão. Entendam-se!

"O que o ministro Teixeira dos Santos disse foi que a candidatura conjunta de Portugal e Espanha não está no topo das prioridades do governo português, e não está mesmo" (…) "O topo das prioridades é outro. Temos de resistir a uma crise nacional e global, temos de capacitar o país para um futuro que não é fácil, esse é que é o topo das nossas prioridades" (…) "O Mundial pode ser o relançamento do país em 2018, mas o ministro das Finanças quer relançar o país em 2009" (…) "Achamos que uma candidatura pode ser positiva para Portugal por razões desportivas, económicas e turísticas. Achamos que Portugal tem todas as infra-estruturas necessárias para estar nessa candidatura ao Mundial".
Laurentino Dias

Lá teve o Homem de contornar a situação, sem se comprometer.

Ou muito me engano ou há muita gente a torcer pelas candidaturas de Inglaterra e da Rússia.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A TACINHA DE HERMÍNIO

Ninguém poderá colocar em causa as virtudes da instituição da Taça da Liga e o empenho de Hermínio Loureiro no sucesso da competição. No entanto, nada representa melhor um fracasso, uma encomenda de patrocinadores, uma sucessão de mutações e uma organização efectuada “em cima do joelho”.

São princípios adulterados por constantes manipulações e a dependência declarada e descarada de patrocinadores e a ambição desmesurada de implementar uma competição de sucesso.

Taça da Liga em que as equipas valorizam apenas a questão financeira e se disponibilizam apenas, quando nada mais têm a ganhar. Uma competição que não incentiva para coisa nenhuma. Uma competição em que os árbitros nem sequer são avaliados (ainda bem para eles que demonstraram que com ou sem avaliação é o mesmo). Uma competição em que se joga com nevoeiro ou sem ele desde que se cumpra calendário. Uma competição sem assistências mas que dá na televisão.

Uma competição que tem regulamentos descuidados (Pág.55 - Art.º 7.º), que os clubes não se dão ao trabalho de ler, nem os gabinetes jurídicos, nem a comunicação social, nem os adeptos ocupados com a febre da arbitragem.

Pois O blogger António Boronha leu e colocou tudo isto do avesso. Colocou a comunicação social a pensar e a Liga a transpirar.

Depois saiu a desculpa.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

É PEGAR OU LARGAR

A moção do líder do PS, define como meta nas legislativas a maioria absoluta, promete reforçar os direitos dos imigrantes, defende o "casamento civil" homossexual e prevê voltar a referendar a regionalização.
in O Público

Portanto, é pegar ou largar.

TERMINOU OU COMEÇOU?

Parece que terminou uma guerra que nunca devia ter começado. Como todas. Uma guerra que apenas serviu para acentuar as diferenças e os ódios e alimentar outras guerras.

TAÇA DA LIGA COMO SE PREVIA

O Sporting CP venceu o Paços de Ferreira por 5-1 e conquistou o Grupo B da Taça da Liga.

Taça da Liga que vai começar agora. Convenhamos que nada falhou, mesmo com os ameaços do FC Porto, para que os patrocinadores e os organizadores tivessem os 3 grandes e o Vitória de Guimarães nas meias-finais. Mesmo quando todo o resto tivesse falhado.

Registo para o V. Guimarães que se mantém na Taça de Portugal, na Taça da Liga e no “combate” por uma boa classificação final na Liga Sagres. Mesmo com os conflitos intestinos que já ninguém consegue disfarçar.

Em Alvalade uma vitória normal, com números altos, 3 golos obtidos por Liedson, um golão de Izmailov e um peru do tamanho do estádio.

O “Bombeiro” Carlos Cardoso lá conseguiu uma vitória decisiva sobre o Nacional e já começou a tarefa de recuperar o Vitória. Setúbal onde, praticamente com a mesma instabilidade, já vimos treinadores fazer “milagres” e outros a sair pela porta mais pequena, mas onde Carlos Cardoso sempre consegue apagar os fogos. Para já, conseguiu uma vitória e retirou o Nacional da competição.

O Olhanense fez uma incursão ao futebol principal e apesar das ilações, não deve ter ficado iludido com as suas capacidades. Mas também já estava condenado á partida, não lhe tendo sido dada a possibilidade de se superar.

O Marítimo é que algo surpreendentemente desperdiçou o apuramento ao perder em casa com o Rio Ave, de Carlos Brito, por 1-2. Em caso de vitória, e considerando os resultados verificados, o Marítimo estava nas meias-finais.

domingo, 18 de janeiro de 2009

TEMPOS DIFICEIS PARA SCOLARI

Scolari, não vive momentos fáceis no Chelsea. No jogo contra o Stoke City, a equipa conseguiu virar o resultado apenas nos últimos minutos do encontro, com o golo da vitória a surgir já nos descontos.

A reacção ao golo não foi apenas um sinal de vitória, teve um significado muito mais profundo. Foi a vitória de um grupo, não de um jogo.

O MEU HISTÓRICO DE CR7

Ainda sobre Cristiano Ronaldo, as imagens de memória que partilho:

Cristiano Ronaldo era um jogador com um potencial enorme. Também vi aquele jogo amigável entre o Sporting CP e o Manchester United, onde Cristiano Ronaldo partiu a loiça toda. Não estranhei, portanto que Alex Fergunson o contratasse. Estava ali um diamante ligeiramente moldado, mas com potencial em bruto, apesar dos vícios do futebol nacional. Muito espectáculo, muita fita, muita finta e pouca objectividade.

Tempos depois fui registando as suas entradas nos jogos do Manchester United e do Campeonato, com muita criatividade, muitas fitas e pouca objectividade. Muitas criticas também, por estar mais tempo no chão do que de pé.

Com o tempo foi melhorando, e em alguns jogos cheguei a pensar: Se o puto começa a marcar golos…. Com aquela velocidade e capacidade de drible, se começar a rematar e juntar eficácia, temos um fenómeno.

O Tempo foi solidificando o seu crescimento e o resultado da mudança para um futebol mais exigente, é mais do que evidente.

No entanto, quando vejo o verdadeiro Cristiano Ronaldo é depois do Mundial da Alemanha, em 2006. Aqui deixo de ver um jogador de qualidade, para passar a ver um indivíduo indomável no seu percurso de jogador de excepção.

A forma como enfrenta um campeonato de Inglaterra, totalmente contra, depois das quezílias resultantes do Portugal - Inglaterra do Mundial e com o seu próprio colega de equipa Rooney, não estão ao nível de qualquer um. Só um predestinado de corpo inteiro consegue inverter um ambiente completamente adverso, numa época repleta de sucesso e de afirmação absoluta. Cristiano Ronaldo, deixou de ser um bom jogador, para ser O jogador do Man United, com golos, objectividade e muito futebol. Com isso chega a segundo na Bola de Ouro (Atrás de Kaká) e terceiro no FIFA World Player (Atrás de Kaká e injustamente atrás de Messi).

Na época seguinte, a fasquia estava alta. Alta porque teria de ultrapassar as apostas de rendimento e teria que evoluir perante os resultados obtidos. Na época 07/08, Cristiano Ronaldo esvaziou todas as previsões, ultrapassou todas as possibilidades e atingiu patamares, colectivos e individuais, apenas reservados aos únicos. CR7 conseguiu colocar a fasquia a um nível que nunca voltará alcançar e deixou uma herança quase inacessível.

Campeão de Inglaterra, Melhor Jogador de Inglaterra, Melhor Marcador do Campeonato inglês, Melhor Marcador da Europa (Bota de Ouro), Campeão da Liga dos Campeões, Melhor Marcador da Liga dos Campeões, Melhor Avançado da Liga dos Campeões, Melhor Jogador da Liga dos Campeões, Campeão do Mundial de Clubes 08, Bola de Ouro 08 (France Football), Jogador do Ano FIFPro 08, FIFA World Player 08, entre outros prémios.

CR7 não foi o melhor jogador mundial da época 07/08, por ser “guapo” ou para a FIFA. É o Melhor Jogador do Mundo em título porque ninguém conseguiu ser melhor do que ele.

A TACINHA DA LIGA

Última jornada da fase grupos da Tacinha da Liga e ainda não se sabe quem são os apurados. Última jornada e decisiva, com jogos em datas diferentes. Hermínio Loureiro tentou “mexer” e dinamizar o futebol português, com uma competição, não intercalar mas intervalar. Porém, os interesses condicionaram os propósitos e a capacidade organizativa não acompanhou a potencialidade da competição.

Assim, a competição pode sofrer a 3.ª alteração em 3 edições.

Nos jogos efectuados. O SL Benfica venceu o Belenenses por 1-0 e conseguiu o apuramento directo, enquanto o FC Porto venceu a Académica por 1-0 e aguarda pelos resultados dos jogos que ainda faltam disputar.

Na Luz, no tal jogo disputado às 16h00, o Benfica venceu o Belenenses com um golo memorável esta época. Foi talvez o primeiro golo colectivo da equipa. Uma jogada desenhada que envolveu 4 jogadores e 5 passes, com Katsouranis a iniciar e a concluir o lance. Uma jogada que mereceu um jogo. No entanto, com mais um lance a marcar a arbitragem. Para mim, Bruno Paixão optou pelo mais fácil, considerando o tempo de jogo, a área de protecção do Guarda-redes, a confusão gerada e o facto de errar contra um grande.

No Dragão, nada de novo. Jesualdo Ferreira reforçou a equipa, não só por causa da competição, mas, principalmente, porque não pode exagerar no descanso dos titulares. Jesualdo não esconde as prioridades, mas também não esconde o desejo secreto de ir longe na competição com uma equipa de segunda linha. Coisas pessoais. Vitória por 1-0, com auto-golo, sobre uma Académica com vontade de fazer coisas diferentes nesta Taça.

DAKAR09 E HELDER RODRIGUES

Terminou o Dakar 09, realizado na Argentina, com a vitória do sul-africano Giniel De Villiers (Volkswagen) nos carros e do espanhol Marc Coma (KTM) nas motos.

Registo destacado, no entanto, para a vitória do português Hélder Rodrigues (KTM) na 14.ª e última etapa da competição de motos, terminando a prova no 5.º Lugar da Geral. Hélder Rodrigues é já uma referência lusa, apesar dos azares.

Nos carros, a Volkswagen conquistou as duas primeiras posições, com De Villiers a vencer o Dakar 09. Carlos Sainz (Volkswagen) era o principal candidato e dominava a competição até uma ravina o retirar da competição na 12.ª etapa.

Curiosamente, ouvi na rádio um comentário deste tipo: “Um erro retirou Carlos Sainz da competição. Sainz não percebeu que para se chegar em primeiro, é preciso primeiro chegar”. Lindo e objectivo. Segundo rezam as crónicas, Sainz ainda conseguiu impedir que outro concorrente cometesse o mesmo “erro”.

sábado, 17 de janeiro de 2009

EMOÇÃO FUTEBOLISTICA

A expressão “Emoção futebolística” começa a ganhar corpo em todos os quadrantes, quando se quer definir uma atitude menos reflectida, mas desculpável por força das circunstâncias. Isso é muito bom, principalmente para aqueles que utilizam o futebol para abrir a boca, não para entrar mosca mas para dizer disparates sem consequências.

A este propósito, Hermínio Loureiro antecipou-se e solicitou uma audiência ao Procurador Geral da República e ofereceu toda a colaboração da Liga caso haja investigação às acusações do SC Braga e às “infiltrações” de Mesquita Machado.

Esta situação promove uma série de interrogações, entre elas duas: Loureiro quis atacar o problema de frente e “apanhar em falso acusações emotivas”? ou quis atacar o problema por trás e “colocar-se a salvo de qualquer promiscuidade”?

Esta mistura de política e futebol e vice-versa, arrasta sempre grandes dúvidas. Aliás, jogado assim, o futebol é uma farsa. O curioso é que o futebol se joga assim, há tempo demasiado.

Post Scryptum: Já agora, há algum motivo para que o FC Porto não tenha recebido ainda a Taça de Campeão da época 07/08?

O MALDITO DÉFICE

O Governo previu hoje um aumento do défice orçamental para este ano, que deverá situar-se nos 3,9 %. O anúncio foi feito depois da aprovação do Orçamento suplementar para 2009 e da revisão do Programa de Estabilidade e Crescimento.
In O Público

Depois de tantos anos movidos a défice, partilho o comentário que melhor ilustra o sentimento de revolta, e não acrescento mais nada.

MAKUKULA NO BOLTON

Makukula, apesar de tudo escolheu o Bolton para prosseguir a sua carreira.

O jogador não escondeu a sua frustração por não ter vingado no SL Benfica. De facto, ele é mais uma vítima dos equívocos dos clubes, na hora das contratações. Afinal de contas o que deve prevalecer? A vontade dos treinadores ou a vontade dos clubes?

Esta é uma velha questão. Pinto da Costa afirmou, em determinada altura, que se fosse dar ouvidos a Artur Jorge, teria de contratar um novo jogador todos os dias. Mas da mesma forma, promoveu contratações made in clube que se revelaram “pesos mortos”. Este é apenas um exemplo, porque o processo é comum a todos.

Makukula chegou ao Benfica requisitado por um técnico, que pouco tempo depois se foi embora. Objectivamente, quem pagou foi o Benfica, logo ficou com um activo para gerir. Vendedor satisfeito, Empresário satisfeito, Jogador feliz, Treinador “lavou as mãos” e o Clube com a criança nos braços.

A questão pertinente, neste caso, é como se pode contratar jogadores com o perfil de Jardel, Makukula ou Cardozo, se não for para jogar com extremos e em ataque continuado? Por outro lado, como se pode contratar um treinador, cujo perfil não se enquadre com os activos do clube?

As consequências são alterações constantes e mexer em dinheiro na janela de um comboio em andamento. Makukula, é mais uma vítima dos equívocos e ele é o menos culpado e o mais penalizado. Ou não.

O ADEUS DE FRANCO?

Já não sou noticia. Já saí de cena
FS Franco

Será que é mesmo o adeus do presidente, ou apenas um sinal de desagrado por não ter vislumbrado uma vaga de fundo de apoio à sua recandidatura?

A verdade é que começou a feira de insinuantes vaidades e esvaziou-se a figura de FSF. Resta o Congresso.

CENAS OUSADAS

A propósito de cenas ousadas ou de sexo no cinema, nomeadamente com a estreia do filme “Contrato” de Nicolau Breyner, partilho uma frase do actor brasileiro Caco Ciocler:

Antes de gravar cenas de sexo, sempre digo para a actriz: “Se eu tiver uma erecção, me desculpe. Se não tiver, desculpe também.”

O gajo é macaco.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

ESTÃO TODOS NO MESMO SACO

Numa altura em que se discute, pouco, a qualidade da arbitragem, e se insinua, muito, a manipulação da mesma, recordo que em Julho, o Sporting de Braga acabou com a terceira ronda da Assembleia Geral (AG) da Liga de Clubes de fim de época (destinada anualmente para alterações regulamentares) em que se discutia uma proposta da Comissão Disciplinar de agravamento das punições disciplinares (e a criação da figura de ilícito do tráfico de influências) com o argumento de que os clubes deviam juntar as suas ideias. Na altura, Braga e Académica foram nomeados para liderar uma comissão que, segundo sugestão do presidente da Liga, Hermínio Loureiro, aprovada pelos clubes, devia ser apresentada até Dezembro de 2008. Duas semanas depois dessa data, ainda não chegou nada à Liga.

Esta é a velha questão dos clubes. Aprovam Regulamentos para obrigar os outros a cumprir, mas nunca para os próprios se sujeitarem. Por causa do actual Conselho de Disciplina, o método alterou-se um pouco. Não se aprova nada, para não poder ser aplicado.

Depois, reclamam por não haver ninguém que possa fazer alguma coisa, quando são os próprios, os primeiros a impedir que alguma coisa se faça. A Arbitragem é o exemplo máximo e mais flagrante dos interesses em jogo.

É por estas e por outras que acho piada quando aparecem dirigentes de clubes a criticar a arbitragem. Apetece perguntar qual foi a sua contribuição para melhorar as coisas.

TAÇA DA LIGA: MAIS DO MESMO

Mais uma jornada da Tacinha da Liga e mais do mesmo. O FC Porto voltou a demonstrar desinteresse pela competição e perdeu na Madeira com o Nacional por 2-1. Na Luz, o Benfica cumpriu calendário com o SC Olhanense (4-1), mesmo sem jogar nada. Em Vila do Conde, o Sporting venceu o Rio Ave por 1-0 e registou-se mais um caso de Arbitragem. Como disse, mais do mesmo.

Na Madeira, o Nacional levou a melhor sobre a segunda linha do FC Porto, em jogo marcado pelo nevoeiro. Possivelmente para “esconder” um grande espectáculo de futebol.

Na Luz, o Olhanense ainda assustou, mas mesmo perante um Benfica movido a “lenha”, não conseguiu disfarçar as diferenças entre competições. Registo para a presença de Maradona nas bancadas, que deve ter ficado maravilhado com o espectáculo, e para o golo de Di Maria.

Em Vila do Conde, mais um jogo “dormente” com a equipa da arbitragem a “decidir” o jogo, ao validar o golo do triunfo leonino obtido em claro fora-de-jogo. Impressionante a forma como este golo foi validado. Agora, vai ser interessante ouvir Rogério Alves e Menezes Rodrigues. Estas coisas de cuspir para o ar…

Uma coisa é certa, é preciso analisar profundamente a arbitragem.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O OLHANENSE NA TAÇA DA LIGA

A curiosidade de estarem frente a frente os comandantes dos dois principais escalões em Portugal levou à pergunta: Benfica e Olhanense são as melhores equipas dos respectivos campeonatos? «O Olhanense, sim» concluiu o técnico.
Jorge Costa (Olhanense)

Pois é. O resultado do jogo não tem nada a ver, com esta visão.

A VERDADE DE QUIQUE FLORES

O treinador do Benfica reconheceu que a sua equipa está em "processo de recuperação e de estabilização" e a praticar "um futebol que não é bonito".

Alguma coisa está errada. Para mim o Benfica está em recuperação desde o início do campeonato. Para ser mais claro, considero que o Benfica jogou bem contra o Feyenoord na pré-época, contra o Nápoles no apuramento para a Champions, contra o Guimarães e contra o Marítimo para o campeonato e mais nada. Jogos sofríveis alguns, jogos maus o resto.

Quase a virar a primeira volta, esta “esponja” não passa pela minha memória.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

ARBITRAGEM E OS APROVEITAMENTOS

Repito o que já disse, não há campeonato a sério, sem casos de arbitragem. O erro faz parte do jogo e o Árbitro também. Se considerarmos que os clubes e as principais entidades que gerem o futebol, Federações, Ligas, UEFA e FIFA, defendem o erro e o imprevisível da sua acção e não admitem grandes alterações ao modelo instituído da arbitragem, então descobrimos que o Árbitro não é juiz, mas apenas o agente de jogo “utilizado” para descarregar todas as frustrações e desculpas para o insucesso. É o veículo do erro que todos alimentam. Uns mais do que outros, devo dizer.

Nestas coisas, nenhum clube pode dizer que nunca foi prejudicado pela arbitragem, da mesma forma não pode dizer que nunca foi beneficiado. Os ruídos e os silêncios estão aí para confirmar. É preciso dizer também que Jorge Jesus tem razão, em caso de dúvida a equipa de arbitragem escolhe a via mais fácil de facilitar a vida aos grandes. Mas isso não é novidade, já morreu de velhice.

Esta época, que nem chegou a meio, os casos de arbitragem multiplicam-se, facto a que não está alheio a insuficiência dos clubes, as falhas das equipas de arbitragem e a classe dos dirigentes. Todos falham mas alguém tem de pagar a factura. A arbitragem tem de melhorar, o resto tem de melhorar ainda mais.

Já tivemos as reclamações de Paulo Bento, os casos Duarte Gomes e Bruno Paixão, as reclamações do Benfica em relação a Pedro Henriques, agora o Sporting de Braga e outros, contra Paulo Baptista. Isto ainda nem sequer começou.

Depois, aparecem o folclore e os dançarinos, que não fazem mais do que atiçar o fogo sem qualquer vontade de encontrar o extintor:

O Sporting de Braga vai avançar com uma queixa-crime no Ministério Público contra o árbitro Paulo Baptista e com uma participação disciplinar na Liga de futebol. Na base das queixas dos bracarenses está o golo dos "encarnados", apontado pelo defesa central brasileiro David Luiz em posição de fora-de-jogo, e que acabou por ditar a derrota da equipa de Braga. Além desse lance, os "arsenalistas" contestam ainda a marcação de uma grande penalidade a favor dos da casa e reclamam a não marcação de dois "penaltys" a seu favor.

Não, não é nada exagerado. É o direito à indignação, não o direito ao exagero.

Mesquita Machado, presidente da Câmara Municipal de Braga e da Assembleia Geral da FPF, teceu violentas críticas à arbitragem de Paulo Baptista: "Acho muito bem que a direcção do clube tenha apresentado uma queixa-crime contra o árbitro. O que se passou lá foi um assalto à mão armada, um roubo, e os roubos têm que ser investigados" (…) "os erros foram premeditados". Mesquita Machado dá mesmo a entender que o árbitro de Portalegre não terá sido a primeira escolha do Conselho de Arbitragem, acreditando terem existido "influências exteriores para que fosse aquele árbitro". O líder da Assembleia Geral da FPF não quis aprofundar as acusações, revelando ter ouvido tais informações "nos corredores, no 'diz que disse'", mas frisou que, "pelos vistos, essas suspeitas tinham fundamento". Além disso, Mesquita Machado adiantou também que lhe transmitiram que Paulo Baptista "é um grande benfiquista".

Bom, daqui já ouvimos muitos “silêncios”. Ele lá sabe por onde anda para saber muito do “diz que disse”. Sinceramente, prefiro Paulo Baptista, Duarte Gomes, Bruno Paixão e Pedro Henriques.

Menezes Rodrigues defende que “se houvesse normalidade o Sporting estaria na frente”. O vice-presidente do Sporting – que já declarou disponibilidade para se candidatar à presidência do clube – recorda que o Sporting está “preocupado há muito tempo com as arbitragens”(…)“nos outros países os árbitros também erram, mas com menos frequência” (…) “Imaginem que tudo se decide ponto a ponto até ao fim da época e que um clube é prejudicado grosseiramente”.

A oportunidade de dizer qualquer coisa, em ocasião importante, mesmo que seja para dizer…

Para Rogério Alves, presidente da Assembleia geral do Sporting: “Foi uma péssima arbitragem, com erros grosseiros e nítida influência no resultado final. Se não fosse por Paulo Baptista o Sporting estaria em primeiro lugar" (…) "Se continuarmos com este tipo de arbitragens a decisão do campeão estará fatalmente adulterada. Não será um campeão levado em ombros, mas sim em erros. Os órgãos da Liga devem responsabilizar-se. Espero que o que se passou não seja o início de algo maior."

Nenhuma surpresa, e outro com a oportunidade de dizer qualquer coisa no momento oportuno.

Estamos esclarecidos.

CR7 E A FORMAÇÃO DO SCP

O Sporting conseguiu, na mesma década, formar dois jogadores que conseguiram ser os melhores do Mundo.”
Aurélio Pereira

É verdade e merece a referência. Nenhum outro clube conseguiu tal feito, acho.

No entanto, o Sporting não é apenas formação, tem possivelmente a melhor cadeia de detecção de talentos. Uma escola de sucesso não é aquela que abre portas para os talentos entrarem, é aquela que vai à procura de talentos.

Lembro-me, de Carlos Queiroz quando estava no Real Madrid, ter sido mal entendido quando disse, em relação aos pavones, que o Real devia melhorar a politica de captação de talentos. Carlos Queiroz defendia que não bastava abrir as portas, era preciso ir bater a outras portas. Facto inaceitável para o ego, mas essencial para o sucesso.

O Sporting, em Portugal, faz isso como ninguém, forma os seus jogadores mas depende muito da sua constante procura de novos talentos, tirando partido até, do trabalho formativo de outros clubes. Nani é um dos exemplos.

São investimentos destes que fazem a diferença.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

CR7 É FIFA WORLD PLAYER 08

Não podia ser de outra forma, Cristiano Ronaldo é o melhor jogador mundial do ano 2008. Com a conquista do FIFA World Player 2008, CR7 escreveu uma página na história do futebol que dificilmente se repetirá. Foi talvez o melhor registo de um futebolista numa época e merecedor de ficar registado em lugar de destaque.

Ninguém foi melhor do que ele em 2008.

A ESTREIA DA NEVE


Nunca tinha visto um jogo em Portugal com neve no relvado. Guimarães e Paços de Ferreira fizeram a estreia e eu também. Aqui fica o registo.

AS DIFICULDADES DE SCOLARI

O Manchester United, de Alex Ferguson, venceu e convenceu o Chelsea, de Big Phil, por 3-0. Ainda com dois jogos em atraso, o Manchester mostrou que está na corrida e para atacar o título. O Chelsea de Scolari, prometeu muito no início da época, mas já está completamente diferente dos consulados de Mourinho ou de Grant. Acima de tudo, Scolari está com dificuldade em gerir um plantel, quanto mais um campeonato.

Considerando o historial do Chelsea em matéria de treinadores, acho que Scolari está mesmo com dificuldade em gerir a sua manutenção no clube.

DAR E TIRAR A LIDERANÇA

O FC Porto cedeu um comprometedor empate a zero golos frente ao Trofense. Quando nada o fazia prever, a equipa de Jesualdo Ferreira não conseguiu segurar a liderança mais do que uma jornada. Curiosamente, Trofense que colocou o FC Porto na liderança e que agora de lá o tira. Quem dá e tira…

Obviamente que este foi “daqueles” jogos. Sem história, sem motivos de interesse e com sentido único. O resumo do jogo é simples: Um FC Porto a atacar e um Trofense a defender. Por mais que se queira analisar só se encontra este resumo. Podemos incluir a ineficácia, o azar (portista) e a sorte (trofense), o empenho de todos em atingir objectivos e pouco mais.

O Jogo ficou marcado por duas situações extra. A primeira, quando Cristian Rodriguez remata para o golo certo e encontra Guarín que fez de defesa trofense de ocasião. A segunda, a inexplicável pisadela de Bruno Alves na cabeça de Reguila. Bruno Alves pode dizer que não quis atingir o adversário na cabeça, mas não pode dizer que não pretendeu “calcar” o adversário.

Sou um apreciador das qualidades futebolísticas de Bruno Alves, nunca vi um jogador com a sua capacidade de impulsão e é notável a forma como se foi afirmando no futebol português. Mas aquele lance é demasiado irresponsável e inqualificável para escapar a um castigo. Digo mesmo que, por acaso, não teve consequências graves.

O DIREITO Á INDIGNAÇÃO

O SL Benfica venceu o Sporting de Braga por 1-0, recuperou a liderança mas voltou a não convencer ninguém. Isto num jogo marcado por uma arbitragem controversa e pela indignação justificada dos bracarenses.

Este Benfica não joga, apenas luta pela posse da bola, sofre em demasia e vive esperançado que algumas individualidades façam a diferença. Neste jogo quem fez a diferença foi Moreira e está tudo dito. O Benfica já perdeu com mais e melhores oportunidades de golo. Para estes jogadores cada jogo efectuado é um castigo cumprido.

O Sporting de Braga, deu sequência aos avisos de Jorge Jesus e demonstrou na Luz todo o seu potencial e capacidades. Foi a melhor equipa, aquela que mostrou melhor qualidade, objectividade e colectivo. Apesar disso, saiu derrotado e prejudicado.

A equipa de Arbitragem também entrou em jogo, mas pelas piores razões. O golo da vitória benfiquista foi precedido de falta por fora-de-jogo e depois uma série de situações discutíveis e merecedoras ou não de castigo máximo. Sinceramente, para além do golo, vejo, com rigor e sem dúvidas, uma penalidade que ficou por marcar (a de Luisão sobre Aguiar), todas as outras são discutíveis, e por via disso, sujeita à justiça de cada um e do seu lado da barricada.

De qualquer forma justifica-se a indignação bracarense e o silêncio benfiquista.