quinta-feira, 28 de maio de 2009

BARCELONA CAMPEÃO EUROPEU

"Não sei explicar. Nós, jogadores, não estivemos bem, a táctica também não foi boa... tudo correu mal!".
Cristiano Ronaldo

.
Numa final que de alguma forma desiludiu, pelo calculismo, o Barcelona conseguiu jogar com os receios do ManUnited e estabelecer as condições de uma final que venceu de forma indiscutível. Bola no pé e circulação da bola, de ideias e de convicções.


Momento 1 do jogo


Momento 2 do jogo


.
Momento 3 do jogo


Momento 4 do jogo



Momento 5 do jogo


O Barcelona é Campeão da Liga dos Campeões e com tripleta na época, o resto é acessório e derivados.

Para além da vitória do Barça, Leo Messi reforçou a candidatura ao melhor jogador do ano. Nada poderá retirar o título ao jovem argentino.


quarta-feira, 27 de maio de 2009

A FINAL MAIS AGUARDADA

Cristiano Ronaldo é um animal: força física, agressividade e potência. Por outro lado, Messi tem agilidade, controlo de bola e velocidade.
Kaká

Roma, o local ideal para o choque de titãs.

"ESTÓRIAS INVENTADAS 4"

- Algo me diz que o próximo treinador do Benfica é o Scolari.
- O quê? Está mais que visto que é o Jorge Jesus, falta só o Quique concordar com a saída…
- Achas!? Acho que há um grande filme à volta disto.
- Filme?
- Acompanha-me: Falou-se do Scolari e de repente deixou-se de falar. Aparece a história do Jorge Jesus e o Benfica não diz absolutamente nada. Zero. O normal era inventar qualquer coisa.
- Pois, não disse nada e agora o Quique quer o dinheiro todo.
- A questão é por que não disse nada. Lembras-te da última vez que o Scolari esteve para ir para o Benfica?
- Sim…
- Não foi porque falaram demais antes do tempo, agora não falam. Coisa nunca vista. Silêncio absoluto. Depois, esta coisa do Jorge Jesus veio mesmo a calhar, toda a gente virada para o JJ e ninguém a falar de Scolari…
- Hum…
- … o Benfica não mente nem desmente, o silêncio alimenta as noticias e desvia atenções.
- E depois !?
- Depois, vem Ramires. Quem indicou Ramires? Quem está a organizar a próxima época?
- Pode ser o Quique ou Jesus…
- Pode ser, mas ouviste falar de alguém que o Benfica queira contratar que tenha sido treinado pelo Jorge Jesus ou que venha de Espanha?
- E o Rui Costa? que não gosta do Scolari?
- Ouviste ele dizer isso? E ele aguenta outro falhanço no seu Benfica?
- Tu é que estás a fazer um grande filme…
- Pode ser…

terça-feira, 26 de maio de 2009

EQUIPAS DO CAMPEONATO 08/09

Equipa A
Equipa B

Na minha opinião, estes são os 22 melhores jogadores do campeonato, em cada posição.

AS RAZÕES DO BOAVISTA

Foi o campeonato da mentira e vergonha. Hermínio Loureiro e Vítor Pereira estão em funções por projectos pessoais. Um já é candidato à Câmara de Oliveira de Azeméis e o outro anda mais preocupado em fazer viagens pela Europa.”
Álvaro Braga Júnior

"Teremos agora oportunidade de verificar, através do timing das respectivas conclusões e da decisão que vier a ser tomada, se a autoproclamada transparência da Liga o é ou não e se esta tem dois pesos e duas medidas para situações idênticas".
João Loureiro

No mínimo engraçado, o Boavista a torcer por uma decisão da Comissão de Disciplina da Liga. Quanto ao resto, mais do mesmo, insinuações, desculpas e perseguições. Tudo porque o Boavista não venceu o seu último jogo em casa por culpa do… Sporting da Covilhã.

Acho interessante a postura crítica de Álvaro Braga, que para além de não ter acrescentado nada, ainda teve a “coragem” de tentar promover a ausência do clube nos últimos jogos, com as consequências inerentes, situação salva pelos sócios que defenderam o contrário.

AS RAZÕES DE MARINHO PINTO

O Tribunal da Boa Hora, em Lisboa, condenou hoje o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo a um cúmulo jurídico de 11 anos e meio de prisão pelas diversas condenações já sofridas. A esta pena unitária de 11 anos e meio de prisão aplicada pelo juiz serão retirados os três anos e meio já cumpridos de prisão efectiva por Vale e Azevedo, pelo que lhe resta ainda cumprir oito anos de prisão.”
In Público

Vale e Azevedo é o melhor exemplo das “bebedeiras” colectivas e a “prova” mestra das razões de Marinho Pinto.

CONVERSAS DEMORADAS

1. A SL Benfica SAD e o Sr. Enrique Sanchez Flores celebraram e mantêm em vigor um contrato de trabalho válido até ao final da época desportiva 2009/2010;
2. A SL Benfica SAD e o Sr. Enrique Sanchez Flores têm estado a debater as condições relativas à preparação da nova época desportiva;
3. A SL Benfica SAD não tem intenção de avançar com qualquer rescisão unilateral do actual contrato;
4. Não existem negociações em curso relacionadas com o contrato em vigor.
Comunicado do SL Benfica

Toda a gente sabe que o problema do Benfica é a forma como consegue a desvinculação de Quique Flores. Se o Benfica queria dar flores em troca da liberdade, Quique entregou a factura.

Acontece que os silêncios e os ruídos desfizeram a parceria e nenhum dos parceiros tem condições para continuar.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

CASAMENTOS E FUNERAIS

Foi a força do trabalho contra a força do dinheiro
Vitor Pereira (Santa Clara)

.
Valdano dizia que nas finais se cruzam funerais com casamentos. É um facto que no final desta época, em muitos campeonatos e em muitas regiões há lugar a celebrações e a silêncios.

A União de Leiria de Manuel Fernandes conquistou o direito a subir de divisão, contra o Santa Clara que pelo seu percurso durante a época não merecia tamanha punição, no último jogo.

Por outro lado, o Boavista, depois de uma extraordinária vitória no Estoril, não conseguiu segurar a via da manutenção e caiu mais uma divisão na última jornada. Para satisfação da Oliveirense, que possivelmente, já não contava com a permanência.

FECHAR BEM A ÉPOCA

O Sporting CP fechou o campeonato com uma vitória de 3-1, sobre o Nacional da Madeira. Fechou o campeonato com a mesma dignidade e competitividade com que entrou. Com Paulo Bento, o Sporting está sempre disponível para disputar qualquer competição e qualquer jogo, independentemente dos recursos disponíveis.

Liedson falhou a tentativa de conquistar o campeonato dos melhores marcadores, mas não falhou a utilidade para o seu clube e a vitória sobre si próprio, considerando uma época curta. Nené é que não foi de modas e “disparou” para uma vitória na Liga dos Marcadores que poucos se podem orgulhar.

O Nacional falhou o assalto a Alvalade, mas o sucesso acumulado garantiu um 4.º lugar de mérito exclusivo. É certo que falhou a final da Taça, quando consentiu a surpresa e o “frango” no jogo impossível de perder, mas Manuel Machado pode “dizer” o que quiser numa época de sorrisos.

A FESTA ESCONDEU FUTEBOL

O FC Porto em estágio para a final do Jamor, cedeu um empate a um golo perante o Sp. Braga, que gastava o último fôlego na disputa pelo 4.º lugar. Em jogo de festa e com festa preparada a equipa de Jesualdo Ferreira cumpriu calendário. A equipa de Jorge Jesus tentou fazer "flores", mas a coisa não dava para mais, e as férias ali tão perto.

domingo, 24 de maio de 2009

A IMPORTÂNCIA DAS DECISÕES

Posso dizer que é injusto o Trofense descer porque é um clube que cumpre os jogadores. Estou no balneário e sei que é injusto. Mas não posso alongar-me e falar de coisas que têm de ser decididas pela direcção. Eu tinha a missão de preparar a equipa e tentar garantir a permanência. O que não consegui. O resto não é da minha competência.”
Tulipa (Trofense)

As pessoas têm de pensar como vão mudar isto. Não se deve acabar com os clubes que são alegria do povo e andar a ajudar empresas falidas. Há que aguentar estes clubes com prestígio, que têm 70 ou 80 jogos nas competições da UEFA. Todos dizem que deve se deve acabar com os clubes que não pagam mas ninguém fala numa reunião com o governo para tentar resolver. Os clubes também são empresas, que movimentam algum dinheiro.”
Carlos Cardoso (V. Setúbal)

Este final de época promete um defeso complicado. De um lado os cumpridores, do outro os incumpridores, no meio os divididos e os divisores. Determinante é não deixar instalar a estagnação. A decisão exige ponderação, mas no sentido da obrigação e não no contrário.

No direito de exigir direitos, os Jogadores devem manifestar-se contra os salários em atraso, por mais que não seja pelo direito que se lhes assiste.

Os Clubes devem manifestar a sua insatisfação pelo tratamento dispensado pelo Estado, da mesma forma que devem manifestar a sua insatisfação pelos incumprimentos aos regulamentos e regras que todos concordaram, por mais que não seja pela verdade desportiva.

Agora o que não se pode defender é que uma coisa anule a outra. São coisas distintas mas complementares que merecem atenções distintas e complementares.

OS LONGOS DIAS DE LFVIEIRA

Surpreende-me a irresponsabilidade com que algumas pessoas que no passado desempenharam funções no Benfica, pensem que já todos se esqueceram do que fizeram e em proveito de quem o fizeram”.
Luís Filipe Vieira

Luís Filipe Vieira não consegue mudar o seu discurso e parece em permanente conflito com o próprio Benfica. Enquanto Pinto da Costa arranja sempre inimigos externos, como factor de coesão, Luís Filipe Vieira anda sempre enrolado com inimigos internos, que é um factor de divisão.

Os benfiquistas têm um enorme apreço e uma divida de gratidão para com LFV, mas este não pode abusar dessa reserva de confiança. O Benfica tem consecutivamente passado ao lado de títulos, apesar das sucessivas renovações de esperança. É caso para dizer que os sócios têm tido paciência e tolerância perante o distanciamento, acentuado nas últimas quatro épocas, para os seus maiores rivais.

Essa reserva favorável pode desvanecer-se muito rapidamente e de um momento para outro a gratidão pode passar a ingratidão, para não dizer outra coisa. Aliás, LFV corre o risco de ficar ligado ao pior registo desportivo, durante o consulado do mesmo presidente, na história do SL Benfica. Se calhar já é.

O BENFICA vs BELENENSES

O SL Benfica venceu o Belenenses por 3-1 e fechou a porta da época. Chegou o tempo para reflectir sobre mais uma época perdida e sobre a necessidade de pensar em projectos sólidos. Para começar, analisar os erros e impedir que eles se repitam, coisa que o Benfica não parece fazer. Mudam-se os nomes para cometer os mesmos erros.

Por outro lado, o jogo serviu para confirmar a descida de divisão do CF Os Belenenses, que adiou consecutivamente a salvação, para decidir uma época em 90 minutos, no estádio da Luz e em outros campos. Belenenses que é o exemplo maior da incompetência dos dirigentes e que devia obrigar os sócios a reflectir na hora das eleições.

Depois de uma boa época, uma nova direcção resolveu que era mais importante que todo o trabalho desenvolvido no “campo”. Deixou sair um treinador identificado com a realidade do clube, apostou no escuro e sem dinheiro para solucionar o problema por si criado. Gastou o que restava em… nada e abandonou o barco. Outros tentaram arranjar soluções, apostaram nas possibilidades, mas foram derrotados, no campo e nas eleições. Surge a 3.ª via, cuja decisão imediata é rescindir com o técnico a duas jornadas do fim e quando o fim estava próximo.

Quando o Clube atravessa dificuldades, o primeiro grande reforço deve ser uma Direcção capaz. A segunda Liga não é propriamente uma grande ajuda.

sábado, 23 de maio de 2009

A DIFERENÇA DE SER MARINHO PINTO

Eu não denuncio pessoas, denuncio situações.”
Marinho Pinto

Marinho Pinto tem metido o dedo na ferida, mas não tem tido capacidade para a sarar. Antes tem acelerado a infecção e a solução parece ser o recurso a outro tratamento.

Certo, certo é que as denúncias de Marinho Pinto não foram refutadas, apenas sacudidas.

SIMPLESMENTE MARINHO PINTO

QUEM VENCE LOEB?

Começou o Rali da Sardenha. Resta saber quem vai impedir Sébastien Loeb de revalidar o título. O post vale pela foto.

A NOMEAÇÃO DE LUCÍLIO

Depois das condições em que foi nomeado para a Final da Taça da Liga e as consequências que daí resultaram. Depois dos ambientes e das “jarras”. Depois de tanta coisa, Lucílio Baptista é nomeado para o jogo Oliveirense vs Gondomar, um jogo que pode condenar os dois, na Liga Vitalis. Considerando as alternativas, é caso para dizer que alguém quer “reformar” Lucílio.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

II JOGOS DA LUSOFONIA

Sem a publicidade que o evento talvez exigisse, foram realizados os sorteios das competições previstas. Os II Jogos da Lusofonia vão realizar-se em Lisboa entre 10 e 19 de Julho 2009. Estão previstas competições como Basquetebol, Atletismo, Futebol (Sub-23), Judo, Taekwondo, Ténis de Mesa, Voleibol, Volei de Praia e a participação de atletas provenientes de Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Índia (Goa), Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Sri Lanka e Timor-Leste.

Depois do arranque em Macau para os primeiros jogos, é de extrema importância o sucesso destes segundos jogos, para promover, incentivar e assegurar a continuidade que se deseja. Os jogos da lusofonia podem contribuir para o desenvolvimento desportivo, para a criação de projectos impulsionadores e transformarem-se numa via segura para a aproximação dos povos.

Informações: II Jogos da Lusofonia

II JOGOS DA LUSOFONIA

RAMIRES: QUEM APROVOU?

O SL Benfica confirmou finalmente a aquisição de Ramires. A única dúvida que persiste é tentar perceber quem deu aval à contratação - Jesus, Scolari, Quique? - ou será que no Benfica os treinadores não são consultados para este tipo de coisas?
.

BOCAS

"Dá-me gozo ficar à frente do mestre da táctica" (…) "Não sou convidado para palestras internacionais, não sou o técnico das reformas, não estou online, não sou o inteligente das tácticas... Apenas uso um bloco de papel e, mesmo assim, ficar à frente de alguém tão especial, talvez o Especial 2..."
Manuel Machado

O Cristiano Ronaldo diz que gosta muito de marcar golos ao FC Porto, mas eu gostava muito era de o ver marcar pela selecção. Infelizmente sofremos um golo a 35 metros numa baliza em que uns dias antes ele falhou o golo a 35 centímetros" (…) "Na teoria o resultado final é-me indiferente, mas, se calhar, o coração vai empurrar-me para o Barcelona. Tenho excelentes relações com a direcção e é um clube e uma cidade que se identificam muito com Porto e o FC Porto".
Pinto da Costa

"Hugo se ha dejado la piel en esta institución y Mourinho lo más cerca que ha estado del Real Madrid ha sido cuando era intérprete en el Barcelona”.
Juan Onieva

quinta-feira, 21 de maio de 2009

BETTENCOURT / TELLES

No Sporting CP, o “meio” venceu claramente, ultrapassando algumas barreiras e passando por cima de outras. A dupla Bettencourt/Ribeiro Telles tem agora a responsabilidade de imprimir nova dinâmica ao período conservador de Dias da Cunha e ao de rigor financeiro de Soares Franco. Quanto a projectos e programas, logo se vê. Primeiro é preciso fazer alguns convites, satisfazer a banca, convencer outros e depois… mas muito depois, alguém pensará em futebol.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

DARWINIUS MASILLAE

Ela pertence ao grupo a partir do qual se desenvolveram os primatas superiores e os seres humanos, mas a minha impressão é que ela não faz parte da linha directa
Jens Franzen

IDA ou Darwinius masillae, é o novo tesouro dos investigadores.

GIGI BECALI

Gigi Becali, o polémico presidente do Steaua de Bucareste, depois da saída de Marius Lacatus assumiu a função de treinador. Enquanto para uns o futebol tem as suas “ciências”, para outros o dinheiro e o poder são suficientes. O GR Carlos ainda se deve lembrar muito bem dele.

terça-feira, 19 de maio de 2009

DIAS FERREIRA

Dias Ferreira que ainda não decidiu se vai a votos, mas que já decidiu não apoiar o inatingível Bettencourt, foi hoje agredido à saída do seu escritório. Sinceramente, todo este cenário me parece surreal. Há qualquer coisa estranha, no meio disto tudo, que pode ser decisiva na decisão de Dias Ferreira.

LUÍS FILIPE VIEIRA

Luís Filipe Vieira pode ser o que as pessoas quiserem. Mas certamente sabe quais os terrenos que pisa. Caso contrário, determinado “sistema” já lhe tinha feito a “folha”. Não por falta de vontade, mas por falta “vícios”. E com o processo Apito Dourado, não faltou quem apitasse de encarnado. Recordo até, que mal Filipe Vieira se insurgiu contra Valentim Loureiro, no caso Gil Vicente e Cunha Leal, logo surgiram notícias do seu envolvimento em esquemas de arbitragem, relativas a consultas sobre árbitros nas meias-finais das Taças de Portugal, cujo procedimento ou prática era usual e envolvia todos e todos confirmaram.

Como isso não pegou, todos os esquemas subterrâneos foram utilizados, até se lançou pó sobre pneus. Apesar de todas as tentativas, e acredito que foram todas, ainda ninguém o apanhou de calças na mão. Pode ser ainda… ou nunca. Curioso, é o facto de continuar obsessão. Alguém terá as suas razões.

Agora surgiu esta história de conluio com os No Name Boys, e houve quem não perdesse a oportunidade para semear desconfianças. Acredito até que o alvo não seja propriamente LFV, mas a absolvição do outro.

Uma certeza tenho, as claques têm um poder oculto e demasiado “pesado” para influenciar comportamentos. Admito até, determinado grau de intimidação sobre Luís Filipe Vieira, mas daí até este pactuar com as actividades da claque, vai uma grande diferença.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

OS CAMPEÕES

FC Internazionale, FC Barcelona e Manchester United FC, para além de gigantes da Europa, têm em comum a conquista do título nacional 08/09.

Em Itália, o Inter de Milão renova o título e é tetracampeão italiano. A novidade é que não é Mancini o treinador, mas José Mourinho. O tal treinador que tem a mania de vencer em todos os projectos que aceita. Desta vez, Mourinho não fez a diferença, na medida em que repetiu triunfos anteriores e falhou na aposta europeia. Pode dizer-se que Mourinho não acrescentou, mas também não atrapalhou. O mérito de conquistar o título do “estranho numa terra estranha”. Luís Figo, soma o seu 23.º título e diz que agora só jogará por dinheiro, não por títulos.

Em Espanha, o Barcelona não só conquista um título como se transforma num cilindro no futebol espanhol. É o dream football de Guardiola que restaura a “escola” do futebol espectáculo do barça. Um título aguardado e apenas adiado pela recuperação inusitada do Real Madrid de Juande Ramos. Campeonato e Taça são conquistas asseguradas, falta a Liga dos Campeões.

Em Inglaterra, o Manchester United de Alex Ferguson assegurou o tri-campeonato e o 17.º título do ManUnited, juntando-se ao Liverpool. Ferguson soma 11 e promete mais. O “Escocês” conseguiu a recuperação absoluta e pretende estabelecer recordes absolutos. Apesar de alguns “formigueiros” como Wenger ou Mourinho ou até Benitez, a verdade é que Ferguson transporta o Manchester United para estádios de difícil acesso.

A VITÓRIA DE QUIQUE

O SL Benfica foi a Braga vencer a equipa de Jorge Jesus por 3-1. Foi a vitória que faltava para satisfazer o ego. O erro do Sporting de Braga foi facilitar contra quem não podia falhar. Com tanta coisa em jogo a eficácia decidiu e o Benfica demonstrou potencialidades poucas vezes desenvolvidas.

No final do jogo o que se registou no Benfica, foi o finalizar de uma época, com todos á procura de uma solução futura, mas sem saber o que o futuro reserva. Há diferenças significativas quando não sabemos se vamos participar numa equipa vencedora, se numa equipa de renovados equívocos ou se vamos participar em coisa nenhuma. Esta coisa de vamos “mudar” muita coisa, tem o condão de estabelecer insegurança, principalmente a quem não vence.

Entre decidir mal e não decidir, prefiro a primeira. Apesar de ambas estarem sempre sujeitas a correcções, a primeira permite identificar os erros.

domingo, 17 de maio de 2009

SC OLHANENSE DE REGRESSO

O SC Olhanense assegurou a subida de Divisão, ao sagrar-se campeão da II Liga Vitalis. É o regresso ao passado para enfrentar o futuro. Mais de 3 décadas depois, a 1.ª Divisão volta a visitar Olhão, local onde diversas gerações vão experimentar novas emoções.

Apesar das dificuldades, o SC Olhanense é um campeão incontestado, com o Santa Clara a merecer o prémio resistência e a União de Leiria a merecer o destaque pela recuperação encetada. Na última jornada, vai decidir-se quem vai acompanhar a equipa de Jorge Costa.

O DESAFIO: COISAS A FAVOR DE QUIQUE

"Que querem que diga quando não ganhamos jogos com 60 por cento de posse de bola, 25 remates ou mais, golos anulados, golos sofridos em fora-de-jogo, com faltas de concentração. É muito doloroso". (…) “É como ter um carro preparado e que avaria a cinco metros da meta. Há seis semanas, tínhamos esperança [de chegar ao título] e agora o final é outro. Nunca me tinha acontecido como técnico.” (…) "O futebol às vezes deixa-nos numa situação desconcertante."
Quique Flores in Público

A única coisa desconcertante é mesmo Quique Flores, nomeadamente com discursos desta natureza. O desafio ou o exercício que se propõe é, exclusivamente, este: descubra-se algo de positivo que Quique Flores tenha feito esta época. Aceita-se até um único apontamento. O desafio está feito.

A FESTEJAR O TETRA

O FC Porto, continua a festejar o Tetra, agora com uma vitória tranquila na Trofa por esclarecedores 4-1. Não se trata de perder o Norte, mas de ganhar o Sul, considerando a final da Taça no Jamor. Uma das poucas derrotas de Pinto da Costa.

O MARÍTIMO DE CARVALHAL

O Sporting CP, sem Paulo Bento e em esforço residual, foi vencer o Marítimo por 2-1. Para além de cumprir calendário é preciso cumprir com a época. O Sporting continua a ser um exemplo de organização competitiva, independentemente dos recursos.

Curiosamente, uma vitória nos Barreiros, onde se encontra Carlos Carvalhal, esse "extraordinário" treinador que veio salvar o Marítimo desse “desconhecido” do futebol chamado Lori Sandri. Aliás, depois da saída de Lori Sandri e a entrada de Carlos Carvalhal, o Marítimo em 10 jogos venceu estrondosamente apenas 1. Mas está muito melhor, dizem.

Também curiosamente, a defesa do Marítimo deu, agora, motivos a Alberto João Jardim para “rifar” a equipa toda, menos o treinador. Antes, a equipa era boa e a culpa de Lori Sandri, agora Carlos Carvalhal é bom e a culpa é da equipa. O que é Nacional é bom, não é Rui Alves?

A ESCOLHA PELA DEMOCRACIA

De forma recorrente se registam criticas como: “Eles de dia são inimigos e á noite voltam a ser amigos”(…) “Com os políticos é sempre a mesma coisa, discutem como inimigos e depois vão todos jantar como amigos” (…) “É tudo fachada, discutem uns com os outros e depois são todos amigos.”

Este é o “jogo” da democracia. E ainda bem que a temos. A não ser que alguém prefira que de dia sejam inimigos e de noite se preparem para promover “Golpes de Estado” e no limite desencadear “Guerras Civis”. O jogo da democracia não deve passar da “Guerra das Palavras”, mesmo que repetidas, renovadas ou alteradas. E aplicáveis, quando soberanas. A única arma disponível e exclusiva deve ser… a escolha.

A DIFERENÇA DE SER ALEGRE

Manuel Alegre garantiu que não entrará em nenhum combate para derrotar o PS e que estará sempre ao lado dos socialistas numa luta eleitoral contra a direita.”
In Público

Manuel Alegre é um político. Vendeu tudo para comprar um alojamento em Belém. De caminho, para não deixar todos tristes, ainda arranjou uns “jobs”para os seus. Pode ser que esteja tudo a dormir.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O BENFICA DE SEMPRE...

No Benfica todos os cenários são possíveis. Em ano de eleições, Luís Filipe Vieira não podia ter um ano pior. Aliás, todas as iniciativas do clube da luz parecem coincidir com o lado contrário do carreiro. Resta dar largas á imaginação, conceder espaços á especulação, sem desmentir, e tentar consertar uma série de coisas.

Bruno Carvalho, o tal candidato a candidato, até já fez saber que não concorda com alguns nomes ventilados para treinar o Benfica e afirma que Luís Filipe Vieira tem de conversar com ele sobre essa questão. Realmente, como dizia o Toni, já só falta o anão crescer.

Nos bastidores, já se fala que José Veiga está a movimentar-se no sentido de alimentar candidaturas. Costuma ser ao contrário.

No entretanto, Scolari para além de hipótese, tem o contra de Rui Costa e de ser muito caro. Independentemente de ser Scolari ou não, esta coisa do contra e do ser muito caro é o reflexo do insucesso. Primeiro, porque qualquer dirigente está num clube para o servir, não para fazer depender a avaliação por questões pessoais. Depois, se a questão são os custos do treinador, então ninguém se pode queixar pelos resultados obtidos. É que para vencer são precisos os melhores e esses custam dinheiro. É só fazer as contas dos prejuízos recentes e comparar.

Uma das razões da aproximação do Benfica aos pequenos e do distanciamento aos lugares cimeiros, resulta precisamente do facto de gastar pouco em muitos ao invés de gastar muito em poucos. Pode dizer-se que Quique Flores não é propriamente barato, mas aí não estamos a falar dos melhores, estamos a falar de equívocos de avaliação.

Mais contratações? É já a seguir…

É PRECISO ABANAR A ÁRVORE

Em Alvalade já terminou a época desportiva. É época de outros confrontos e de outros jogos. Jogos de bastidores, de alianças, de traições e de acesso ao poder. Com a banca como principal associado, a exercer influências, e os sócios, sem influência nenhuma, na expectativa. Carlos Cruz, que também é Barbosa, saído da SAD entra em conflito com o meio e com o outro Barbosa, o Carlos Barbosa dos automóveis. Aliás, este é que entra em conflito com aquele, sem ninguém perceber os motivos. Motivação que até leva o ACP a publicar no Jornal A Bola um anuncio a denunciar a confusão de nomes. Quem pagou, não sei! A importância para este caso também não. A verdade é que entre Barbosas se discute o Sporting e... não são candidatos a candidatos.

Pedro Souto que chegou a pensar que ia correr sozinho, vê agora dificuldades em introduzir-se no meio. Mantendo a candidatura, a eleição está mais difícil. Também com as figuras que escolheu para parceiros (Rogério Alves e Luís Duque), as coisas só podiam ser difíceis. Dias Ferreira, está disponível para ser alternativa, mas parece condenado a continuar a ser alternativa, a não ser que consiga “cabeças” que consigam influenciar outras cabeças. Paulo Cristóvão, não quer intrometer-se no meio, faz a travessia pelo lado de fora, com todas as consequências que daí possa retirar.

Considerando o cenário, o “meio” decidiu reunir e contar armas. A “chave” Ribeiro Teles, parece que conseguiu convencer José Eduardo Bettencourt e com isso o cenário, dos vários cenários, muda de figura. Mais noticias num quiosque perto de si.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

ELEIÇÕES NO BELENENSES

Viana de Carvalho venceu as eleições no CF Os Belenenses por 66 votos. Acho que o momento da equipa de futebol teve influência decisiva na votação que derrotou a candidatura de João Barbosa.
.
Actualização 12.05.09
.
Bem, o novo presidente não foi de modas, foi entrar e fazer sair Jaime Pacheco, com duas jornadas para acabar o campeonato. Não se percebe muito bem a iniciativa, mas foi uma chicotada psicológica. Falta saber contra quem e a favor de quem.

FC PORTO REVALIDA O TÍTULO

Só faltava a confirmação e, apesar do esforço do Nacional, o FC Porto sagrou-se tetra campeão a duas jornadas do fim. Jesualdo Ferreira é o primeiro treinador a somar 3 títulos nacionais consecutivos e Pinto da Costa já nem deve lembrar-se de todos os títulos que conquistou.

Ao longo da época o FC Porto demonstrou ser a melhor equipa nacional, facto que justifica mais uma vitória, sem discussão. Aliás, há 4 anos que é assim.


O MOMENTO DO BENFICA

Eu vim aqui fazer um esforço monumental para tentar mudar a dinâmica e dizem que eu não percebo de futebol português” (…) “posso entender que se diga tudo de mim, mas não vim para o Benfica fazer o mesmo que os outros treinadores fizeram nos últimos anos, porque não ganharam nada” (…) “Chamaram-nos a todos para mudar as coisas vindo de fora e o resultado foi este. Se não estiverem todos felizes há que falar e reflectir”.
Quique Flores

"Temos de mudar e vamos mudar. Vamos mudar porque a nossa história e a minha responsabilidade assim o exigem" (…) "só uma cultura de exigência e de avaliação podem colocar o Benfica na rota do sucesso" (…) "Temos de ser determinados e estar concentrados nos desafios essenciais. É em momentos como este que não devemos perder o Norte".
Luís Filipe Vieira

Como se nota, estão todos a fazer um esforço enorme para mudar, só que ainda não se percebeu bem o quê. Deve ser mais um trabalho invisível.

domingo, 10 de maio de 2009

JOAQUIM AGOSTINHO

A figura impar do ciclismo nacional.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

COISAS DO BENFICA

A propósito de números e estatísticas, máxima aferição de sucesso apesar de factores associados, o MaisFutebol apresenta uma análise simples, mas tão significativa como orientadora, da actualidade do Benfica.

Quando o Presidente do Benfica diz que importante foi a recuperação económica/financeira do Clube e a realização de obras como o estádio, esquece-se que o Estádio só tem funcionalidade quando tem adeptos e a recuperação económica só tem sucesso quando deixa de ser “recuperação”. Para isso, é preciso ter uma equipa de sucessivos sucessos.

Há grandes equipas em Clubes pequenos e Clubes grandes com pequenas equipas. O Benfica está perfeitamente identificado.

COISAS DO FUTEBOL

O Pepe está convocado para o próximo jogo. Só não vai jogar se não estiver em boas condições físicas.”
Carlos Queiroz

Com esta decisão Carlos Queiroz ganha um jogador, o aplauso do balneário e a confiança da Equipa. Esta coisa do futebol, não é apenas números e estatísticas. É coisa de lideranças, comunidades, afectos e compromissos. Onde é que eu já vi isto?

NBA NAS MEIAS

Já estamos nas meias-finais dos playoffs, Conferências, da NBA. Com LeBron James (Cavalliers) eleito o MVP da fase regular, LA Lakers, Houston Rockets, Dallas Mavericks, Denver Nuggets (Conferência Oeste) e Cleveland Cavalliers, Atlanta Hawks, Orlando Magic, Boston Celtics (Conferência Este) são as equipas apuradas para as meias-finais.
.
Registo para as surpresas, dada a facilidade, dos Rockets que afastaram o Portland Trail Blazers e dos Mavericks que afastaram o San António Spurs, na Conferência Oeste. No Este não houve grandes surpresas, apesar das dificuldades dos Celtics perante os Chicago Bulls e dos Hawks perante os Miami Heat.

O Campeão em título Boston Celtics não tem disfarçado dificuldades e a ausência de Garnett, transferindo para Cavalliers (LeBron James) e Lakers (Kobe Bryant) as maiores responsabilidades de candidatura ao título de 2009. Para mim, vai ser difícil pararem os Cavs.


quinta-feira, 7 de maio de 2009

BARÇA PEQUENO COM SORTE GRANDE

"Un sólo disparo entre los tres palos mete en la final al Barça"
.
O Barcelona está na final da Liga dos Campeões ao empatar a um golo com o Chelsea, no jogo da segunda mão. Um apuramento tão injusto como a dimensão do Barcelona. O Chelsea não merecia um árbitro daqueles e muito menos o remate de Iniesta.

Agora em Roma, para além do Manchester United vs Barcelona, vamos ter Cristiano Ronaldo vs Leo Messi.

CASTIGOS ESPERADOS

Como se esperava e após inquérito, a Comissão de Disciplina da Liga, castigou Paulo Bento com 12 dias (2 jogos), Pedro Silva com 3 jogos e Soares Franco com 15 dias de suspensão, para além das multas.

Sinceramente, do rescaldo da Taça da Liga, não se podia esperar outra actuação da CD. Pode-se discutir o “peso” das sanções, nunca as sanções. Curiosa foi a reacção da Associação Nacional de Treinadores, através de José Pereira, que defendeu a inexistência de sanções porque não se deve impedir alguém de exercer a sua actividade e porque nem todos ganham dinheiro suficiente para pagar as sanções pecuniárias.

ENA TANTOS COM TÃO POUCO

No Sporting CP, que vai ser tetra vice-campeão, agora basta abanar a árvore para caírem candidatos. Pedro Pinto Souto, Paulo Cristóvão, Dias Ferreira, Menezes Rodrigues, já manifestaram intenções, mas ainda ninguém elaborou projectos para o Sporting. Miguel Ribeiro Teles é uma das chaves do processo, Luís Duque está dentro e fora, Rogério Alves de tanto se mexer, parece que não vai mexer em nada, e siga a dança.

É um facto que o Sporting atravessa um momento complicado, em termos directivos, porque tantas candidaturas não revelam dinamismo, mas divisionismo. Factor decisivo em fase decisiva. O Sporting pode não acabar em 10 anos, mas pode retroceder 10 anos.

Já agora, eu não tenho nenhum projecto, mas gosto de muito de futebol e tenho umas ideias interessantes, será que me posso candidatar?