quarta-feira, 31 de março de 2010

LUIS FILIPE VIEIRA NA SIC

"Jesus esteve para trabalhar no Benfica há dois anos. Estava tudo tratado com o Jorge, mas o Rui Costa, que tinha sido convidado para ser director desportivo e tinha outra ideia. Depois ele foi para o Braga, mas passado um ano ele sabia que ia para o Benfica."
Luís Filipe Vieira

Pois, mas com isso os custos de uma época e uma “inconfidência”.

Luís Filipe Vieira, vive agora momentos de entusiasmo, mas foi ele um dos entraves para o desenvolvimento desportivo da equipa. Lembro a não contratação de Jardel, a não contratação de Ronaldinho gaúcho e ao facto de não ouvir Camacho, quando este dizia que era necessário investir para ter retorno.

Apenas com a entrada de Rui Costa, com a necessidade de inverter insucessos e perante a aproximação do FC Porto em termos de títulos, LFV decidiu apostar no plano desportivo. Sem sucesso, diga-se, já que Quique Flores foi erro de casting. Assumiu, no entanto, a continuidade do projecto desportivo, muito por força da contestação interna e pela apresentação de alternativas.

Nesta entrevista, ao contido "portista" Miguel Sousa Tavares, repetiu discursos de sucessos, objectivos e lutas contra o sistema. Colou Rui Costa ao insucesso da época anterior e à contratação de Quique Flores e, por consequência, à não contratação de Jorge Jesus.

Chamou a si, a responsabilidade do sucesso e a contratação de Jorge Jesus, com quem mantém via directa para contratação de jogadores e outras. Reduziu Rui Costa a elemento do Staff.

Conseguiu até admitir que teve “telefonemas” com Valentim Loureiro sobre nomeações de árbitros, quando ameaçou não comparecer a um jogo com o FC Porto, caso se confirmasse a nomeação de Martins dos Santos.

Reconheço que a liderança prevê a condução de processos, mas também o reconhecimento de quem nos coloca nos carris da condução.

PINTO DA COSTA NA RTP 1

"Vou voltar a candidatar-me para provar a todos que mesmo sem ninguém na Liga o FC Porto vai voltar a ganhar não só cá dentro como lá fora".
Pinto da Costa

Isso quer dizer o quê? Que quando ganhou tinha alguém na Liga?
Na entrevista a Judite de Sousa na RTP 1, Pinto da Costa denunciou duas coisas: Primeiro que não disfarça a azia pelo sucesso do Benfica; segundo que não disfarça a azia pelo insucesso do FC Porto.

Jorge Nuno Pinto da Costa pautou a sua intervenção nas bases da desculpa e na culpa, preferindo a desculpa como cimento na culpa de se ter distraído em conflitos e vinganças (V. Guimarães e SC Braga) que desprotegeram a qualidade interna.

Como se esperava, pretende que este campeonato seja desvalorizado classificando-o como dos “túneis”, desviando atenções para a realidade do seu clube e de responsabilidades próprias. Daí a necessidade de renovar empenhamentos, sem reconhecimento de méritos e pecados, e descobrir “razões” justificativas, como Ricardo Costa e Hulk. Aliás, o facto de não reconhecer qualquer mérito ao Benfica esta época, é perfeitamente esclarecedora.

Registo para o facto de ter pensado em Jorge Jesus, mas que teve dúvidas, porque se não as tivesse o tinha contratado. Não tenho dúvidas. Tal como dúvidas não existem na continuidade de Jesualdo Ferreira.

Diz mesmo que não vai apoiar ninguém para a liderança da Liga e que não precisa dela para se afirmar. É óbvio que precisou e lutou por ela, simplesmente, a conversa é outra dado que se adivinham novas orientações para a Disciplina e a Arbitragem.

CONSTATAÇÕES


Esta época, e nas anteriores, é confirmado um cenário:
Havendo um diferendo no futebol português, qualquer um, e as reacções são sempre as mesmas:
FC Porto: A culpa é do Benfica, preferem ter pessoas na Liga, do que contratar jogadores.
SL Benfica: A culpa é do FC Porto, o sistema vai acabar.
Sporting CP: É verdade que há problemas e sistemas, nós não estamos metidos nisso, mas achamos que o Benfica não tem razão.

segunda-feira, 29 de março de 2010

O REGRESSO DE HULK

No regresso de Hulk (perdoado pelo CJ da FPF pelas agressões no Túnel da Luz, mas que Givanildo Vieira de Sousa não poderá esconder), o FC Porto venceu em Belém de forma confortável por 3-0. Hulk, (o terror nos túneis como no campo) marcou um golo e fez 3 assistências para golo, uma delas, invalidada pelo árbitro.

O FC Porto, a 6 jornadas do fim, ainda á procura da sua melhor equipa e das melhores soluções, venceu de forma clara um adversário tradicionalmente difícil. Com isso reduziu a diferença para o 2.º classificado e aumentou a diferença para o 4.º classificado. Agora resta colocar pressão sobre os adversários e aguardar pela recepção do Benfica para definir a classificação final.

Quanto ao CF “Os Belenenses” resta aguardar pelo final do campeonato para confirmar o que parece irreversível, salvo se aparecer mais uma bóia de salvação como aconteceu nas últimas épocas.

domingo, 28 de março de 2010

UMA VITÓRIA E UM CHORADINHO

O SL Benfica recebeu e venceu o SC Braga por 1-0, com mais de 63 mil espectadores, sem contar com as forças policiais e os "assistentes de jogo" (Curiosamente, sem eles, o jogo não se realizaria).
.
Um jogo intenso, bem conduzido e com emoções condizentes. Jogo com 60% contra 40% de iniciativa e posse de bola para a equipa de Jorge Jesus, mas que não escondeu preocupações quando o SC Braga resolveu recorrer ao último fôlego nos últimos 15 minutos, com mão de Domingos.

Domingos apostou nas anulações e nas transições. Jesus resolveu jogar distante da sua área defensiva, assinalar vantagem no marcador e armadilhar a resposta de Paciência. As coisas correram em conformidade para Jesus, mas faltou eficácia na finalização, o que sobejou em sorte e eficácia defensiva para Domingos. Estando as coisas não resolvidas, foram estas divididas no último terço da partida, onde tudo podia ter acontecido.

É um facto que a vitória do SL Benfica peca por escassa, mas outro resultado podia ter acontecido. Outro facto é que o SL Benfica aumentou para 6 os pontos de vantagem, que na prática são 5, sobre o SC Braga.

Azarada a lesão Mossoró, tal como a sua onda de emoções. É crescente uma vaga contra Jorge Jesus, mas apenas porque é o treinador do Benfica. Se um dia Domingos treinar o Benfica ficará a conhecê-la. Mais esclarecidas as declarações de Carlos Freitas.

sábado, 27 de março de 2010

OS “PASSOS” DO PSD

Pedro Passos Coelho ganhou com goleada as eleições para liderança do PSD. Entre promessas de ruptura, ganhou as externas e não as internas. Curiosamente, ganhou aquele que menos preocupações despertava nos adversários políticos, mas aquele que melhor esperança despertava nos eleitores internos.

Será que Sócrates tem um profissional à altura?

quinta-feira, 25 de março de 2010

UMA QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO?

"Não vou ao ponto de dizer que não poderia haver outra decisão, porque os regulamentos não são claros nesta matéria, (...) porventura permitem várias leituras. não fiquei surpreendido porque esta decisão é a decisão mais equilibrada, mais justa mais proporcionada, e o Conselho de Justiça tem essa preocupação, de não os punir com uma severidade excessiva, foi uma boa aplicação dos regulamentos, embora tardia, porque já decorreu mais tempo do que os jogadores deveriam ter cumprido de punição".
João Leal Amado, advogado do FCP.

"A CD entendeu que as infracções que se verificaram correspondiam a uma infracção e foi criticada por isso por considerar que o assistente de recinto desportivo era um interveniente no jogo. Face à decisão do CJ, a infracção foi diferente. O assistente de recinto desportivo não é um interveniente no jogo. Não podia ser aquela pena aplicada, mas sim outra" (…) "há duas leituras jurídicas diferentes".
José Manuel Meirim, especialista em direito desportivo

Neste processo, assiste o direito à indignação do FC Porto. Tem razão na contestação e direitos nas consequências, perde nos excessos e no aproveitamento da situação.

Num processo demasiado importante para o histórico do futebol português, podemos concluir que tudo se resume ao pormenor “interpretação”. Não é aceitável que órgãos sustentados por razões jurídicas, possam construir decisões em bases demasiado frágeis que possibilitem requalificações de avaliação tão significativas.

A diferença entre 3 ou 4 jogos e 4 ou 6 meses de suspensão, não pode residir apenas em factores de interpretação. Tem de passar, obrigatoriamente, por factores de competência e de responsabilidade.

No meio disto tudo, podemos concluir que não podemos confiar na justiça, porque dependemos de cartilhas, bitolas, interpretações, artifícios e… de pessoas.

quarta-feira, 24 de março de 2010

HERMÍNIO SAIU

Sem prejuízo de considerar que a justiça desportiva está a funcionar nos órgãos próprios, entendo que o facto de o Conselho de Justiça ter hoje dado, em parte, provimento aos recursos dos jogadores da FC Porto, Futebol SAD, Hulk e Sapunaru, tem implicações que ultrapassam a justiça desportiva”.
Hermínio Loureiro

Hermínio Loureiro fez a vontade aos seus contestatários e saiu do barco quando o vento “convolou”. É um facto que esta decisão tem um peso extraordinário para o futebol português e vai servir de via para “convolar” os caminhos descobertos e fazer regressar o passado com pujança revitalizada, mártir e injustiçado.

ARTIFÍCIOS JURÍDICOS

O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol reduziu o castigo Hulk de 4 meses para 3 jogos e de Sapunaru de 6 meses para 4 jogos. Em princípio um artifício instalou o caos na Liga e no futebol português, cujas consequências terão ainda de ser medidas.

Noutros casos foram as “escutas”, neste caso foram os “agentes de jogo” a esconderem a realidade e a flexibilizar a justiça.

sábado, 20 de março de 2010

AS ELEIÇÕES DA LIGA

Começou a contagem das armas para as eleições da Liga. Apesar de alguns clubes não revelarem grande interesse no processo eleitoral, a verdade é que estas eleições são demasiado importantes para haver alheamentos.

Rui Alves vai avançar e tem uma posição de conflito para defender. José Couceiro não se importava de receber apoios e até tem perfil para o cargo. No entanto, tem anti-corpos na corporação. Fernando Gomes está a preparar candidatura, mas parece uma candidatura pouco transparente, com orquestrações desnecessárias e comunicados desviantes.

Uma coisa é certa, nos bastidores a “guerra” já começou e aqueles que oferecem desinteresse são os mais interessados no processo.

PINK - I DON´T BELIEVE YOU

Noites longas num oceano pacífico

quarta-feira, 17 de março de 2010

O QUE É DE MOURINHO...

O Inter voltou a vencer o Chelsea, desta vez por 1-0. José Mourinho é um estratega de excepção e um controlador de emoções por excelência. Quando os seus jogadores se aplicam e aplicam as suas orientações técnicas e tácticas, conseguem formar uma equipa difícil de ultrapassar. Mourinho depende muitas vezes das individualidades, mas o seu sucesso tem como suporte o colectivo e quando este afasta as vaidades pessoais todos saem a ganhar.

Mourinho avisou que tinha preparado este segundo jogo com o Chelsea detalhada e pormenorizadamente, faltando apenas ver aplicado em jogo a aplicação do colectivo. Acontece que as coisas funcionaram como o previsto, sem Balotelli, e o Inter está nos quartos-de-final. Mourinho tem perdido diversas “batalhas”, mas ganhou esta “guerra”... pessoal.

segunda-feira, 15 de março de 2010

AS DIFERENÇAS EVIDENTES

O Sporting CP recebeu e venceu o Vitória de Guimarães por 3-1. Na luta pelo 4.º lugar a equipa de Carlos Carvalhal entrou com ganas e garras, marcou diferenças, distanciou-se no marcador e fez gestão de jogo a pensar no Atlético de Madrid. Foi sem dúvida uma prova de vontade e a evidência de melhorias no conforto da recuperação anímica.

O Vitória de Guimarães, ainda respondeu na segunda parte, forçou demonstração de capacidades e tentou minimizar os estragos, conseguindo até assustar, mas a equipa leonina já tinha atingido os objectivos.

Uma nota: Há iniciativas que conseguem converter e conquistar adeptos, como a redução de preços e o convite às leoninas. Só é pena que o jogo se tenha realizado às 20h15 de um Domingo, nada convidativo a maior número de adesões, aos miúdos e às mães dos miúdos.

TESTE ULTRAPASSADO

O SL Benfica venceu na Choupana o Nacional por 1-0 e passou um teste de dificuldade elevada no estágio final do campeonato. A equipa de Jorge Jesus não disfarçou a importância desta vitória, tal como ninguém se esqueceu do conflito particular que separa Jorge Jesus de Manuel Machado, um factor de influência nos comportamentos. A resposta foi eficaz e siga.

A verdade é que o SL Benfica está a encarar cada jogo como uma final nesta fase decisiva da prova e com isso a ultrapassar obstáculos e a contar jornadas. No entanto, pelo histórico das últimas épocas, ainda desconfia das suas capacidades e faltam certezas para determinados compromissos, nomeadamente Braga, FC Porto e Sporting.

domingo, 14 de março de 2010

CONGRESSO PSD

No Congresso extraordinário do PSD discutem-se avaliações e assuntos domésticos. Pelo que deu para ver, Passos Coelho parece ser uma figura alternativa e de ruptura, e Paulo Rangel uma figura de ruptura e alternativa. Resta saber que ruptura e alternativa daí resultam, num partido que precisa, com urgência de alternativa, pelo menos.

Interessantes, o prémio a Santana Lopes, por ter promovido e defendido o Congresso; o discurso de Alberto João Jardim (e a sua postura sem alternativa); Marcelo Rebelo de Sousa (que condicionou sem alternativas as candidaturas) e Fernando Costa, Presidente da Câmara de Caldas da Rainha, que estilhaçou o Congresso.

SOFRIDO, MAS CONSEGUIDO

A contar para a 23.ª Jornada da Liga Sagres, SC Braga e FC Porto lograram vencer os seus jogos e somar 3 pontos de alimento para os seus objectivos.

Em Braga, a equipa de Domingos Paciência conseguiu contornar um adversário incómodo, vencendo por 1-0 o Rio Ave. Um resultado mais conseguido que obtido, num jogo em que a aplicação e a organização disfarçaram insuficiências indisfarçáveis. Valeu o resultado e uma jornada ultrapassada com 3 pontos assegurados. Venha o próximo e novo empenho será proposto.

Em Coimbra, o FC Porto conseguiu vencer a Académica por 2-1, quando já revia o quadro de mais um empate cedido, em fase complicada. Uma vitória para respirar, mas que não deixou de evidenciar o momento. A Académica tentou tirar partido, mas as mais valias individuais azuis e brancas conseguiram disfarçar fragilidades colectivas e a coisa compôs-se. Esta já passou.

quinta-feira, 11 de março de 2010

SABORES DIFERENTES

Sporting CP (Atlético Madrid) e SL Benfica (Marselha) empataram na primeira - mão dos oitavos de final da Liga Europa. Se bem que, para um foi um empate com sabor a vitória, enquanto que para o outro foi um empate com sabor intenso a derrota.

Em Madrid, a formação de Carlos Carvalhal voltou a evidenciar o momento de recuperação e de inspiração europeia, ao impor um empate a zero ao Atlético de Madrid. Isto com a agravante de ter terminado com 9 jogadores.

Na Luz, o Marselha foi demasiado forte para os encarnados que conseguiram disfarçar o incómodo com a obtenção de uma vantagem que poderia ter inclinado a eliminatória. Porém, o Marselha conseguiu repor a verdade do jogo, no último minuto. Neste momento, a Liga Europa é uma pedra no sapato para Jorge Jesus e ele já começou a descalça-lo.

ROMEU MOURINHO E JULIETA MATILDE


A Sky Itália promoveu um anúncio de petição para a Beatificação de Matilde, a esposa de José Mourinho. Nomeadamente, pelo sacrifício e paciência de estar casada com aquela “criatura”. É evidente que José Mourinho não caiu em graça na imprensa transalpina, mas também não foi engraçado. Antes, tem sido autêntico, desafiante, prepotente e muitas vezes excessivo, mas sempre em defesa das suas causas e do seu grupo. Raramente brincou com coisas sérias, ao contrário de outros.

quarta-feira, 10 de março de 2010

AI QUIQUE, QUIQUE

"O Benfica fez o que tinha que fazer, contratar quatro jogadores para a equipa titular. E a partir daí tem tido muito sucesso. Está a jogar muito bem e tem feito golos. Manteve os melhores jogadores da época passada, de consolidação da equipa. Criaram-se as bases e este ano é para fazer a diferença"(…)"Outro factor é o momento menos bom do Porto, devido às saídas de Lucho e do Lisandro".
Quique Flores

Jorge não pode deixar de sorrir ao ler estas afirmações de Quique. Um treinador que o obrigou a dizer que “…na próxima época esta equipa vai jogar o dobro”. Com certeza foi porque jogava muito.

CILINDRO PASSA SOBRE JESUALDO


O Arsenal segue em frente na Liga dos Campeões ao bater de forma convincente o FC Porto por 5-0, depois do 1-2 da primeira - mão. Este FC Porto evidenciou a deficiente construção do plantel para esta época, a desistência de confrontar a sua própria realidade e o facto de sobreviver apenas com a vitamina de motivações extras.

Jesualdo Ferreira, o único réu nesta temporada, é seguramente o menos culpado, sem tirar responsabilidades (Falta conhecer o seu peso nas aquisições). Jesualdo vestiu a pele de Dragão e tem conseguido milagres, considerando a matéria-prima que lhe tem sido imposta, ao longo das últimas épocas. Com o sucesso tem disfarçado, com o insucesso está condenado. Em épocas sucessivas de reconstruções sucessivas, virá alguém com outras exigências e outras páginas históricas.

Facto, o FC Porto foi menor em Londres.

terça-feira, 9 de março de 2010

AFINAL QUEM MANDA AQUI?

Façam o favor de compreender que quem comanda os destinos de Portugal, não é o primeiro-ministro José Sócrates, não é o Presidente da República Cavaco Silva, é tão só e apenas Teixeira dos Santos.

segunda-feira, 8 de março de 2010

ÓSCARES 2010

O filme “Estado de Guerra” (The Hurt Locker”) e a Realizadora Kathryn Bigelow, foram os grandes vencedores dos Óscares 2010, enquanto James Cameron e o seu “Avatar” foram os grandes derrotados da noite. Kathryn Bigelow (“Estado de Guerra”) é a primeira mulher a conquistar o Óscar de Melhor Realizador e logo no ano da grande aposta do seu ex-marido James Cameron. “Estado de Guerra” arrecadou ainda os Óscares de Melhor Filme, Melhor Argumento Original, Melhor Montagem, Melhor edição de Som e Melhor Mistura de Som, num total de 6 troféus.

De registar que Jeff Bridges em “Crazy Heart” conquistou o prémio de Melhor Actor Principal; Sandra Bullock em “The Blind Side” conseguiu o Óscar de Melhor Actriz Principal; Christoph Waltz em “Inglourious Basterds” foi considerado o Melhor Actor Secundário, enquanto a novidade Mo’Nique em “Precious” arrecadou o prémio de Melhor Actriz Secundária.

DIA DA MULHER

Viviane Bordin
..
"Navegar, navegar mas ó minha cana verde, mergulhar no teu corpo entre 4 paredes..."
.
Foto daqui

CIMENTAR CANDIDATURA

O SL Benfica venceu na recepção do Paços de Ferreira por 3-1 e aproveitou os deslizes dos seus mais directos adversários, para cimentar uma séria candidatura ao título, quando faltam 8 jogos para tudo decidir.

A equipa de Jorge Jesus experimentou 3 momentos diferentes neste jogo: O momento da euforia que ficou bem na fotografia; O momento do susto e da contenção; O momento do controlo absoluto em que apenas faltaram golos para evidenciar diferenças.

O Paços de Ferreira teve o atrevimento de não se intimidar e de jogar o jogo em toda a sua extensão, clarificando a sua prestação ao longo desta segunda volta no campeonato. Na segunda parte do jogo, não foi capaz de beliscar uma melhor organização do adversário e valeu Coelho para tornar curto o resultado.

CIMENTAR CRESCIMENTO

O Sporting CP venceu e convenceu no Restelo com 4-0 e “poker” de Liedson. Em fase de recuperação em todas as áreas da estrutura leonina, a equipa voltou a dar resposta das suas capacidades e a evidenciar o momento de extraordinária motivação. Agora resolveram fechar-se em “casulo” sem qualquer dependência e apenas dependentes de si próprios para atingir pequenos objectivos, porventura para preparar objectivos maiores.

Os resultados são consequência do trabalho e parceria entre a equipa técnica e jogadores, mas a nova postura da estrutura deve estar ligada a um novo “ministro” na área do futebol do governo de Bettencourt.
.
Quanto ao Os Belenenses, estes continuam a cair e sem rede.

domingo, 7 de março de 2010

ESCORREGAR SEM CAIR...

Em Setúbal, o Vitória voltou a “empatar” um candidato ao anular o SC Braga com um nulo. Independentemente das motivações internas, os bracarenses entraram no Bonfim com conhecimento do resultado do Dragão, facto que adicionou “vitaminas” diversas.

O Vitória de Manuel Fernandes conseguiu as melhores oportunidades e “fechou” a loja com aplicação suprema. O SC Braga de Domingos Paciência, teve num primeiro momento paciência e controlo do jogo, para depois colocar toda a carne no assador, sem, no entanto, descobrir, influenciar ou desbravar brechas no autocarro vitoriano. Agora vai torcer pelo Paços de Ferreira para minimizar estragos, sem contudo perder a dependência de prestações próprias.

ESCORREGOU E CAIU...

Um empate a dois golos com sabor a derrota no Dragão. Perdeu o SC Olhanense porque esteve quase, quase a ganhar; Perdeu o FC Porto porque apenas recuperou a igualdade. Jesualdo Ferreira pensou em dois jogos neste encontro quando exige aos jogadores pensamentos exclusivos para cada jogo. O Olhanense surpreendeu, surpreendeu-se e depois sofreu até cair. Valeu ao FC Porto, o facto da equipa nunca ter desistido de procurar o melhor resultado e anular uma desvantagem desconcertante e de consequências severas. Agora é aguardar pelos resultados dos adversários para avaliar os estragos, sem disfarçar as limitações de recuperação em 8 jogos.

segunda-feira, 1 de março de 2010

SEM ESPINHAS E CATEGÓRICO

O Sporting CP de Carlos Carvalhal recebeu e venceu de forma clara o FC Porto por 3-0. Num jogo de muito Sporting e pouco FC Porto, foram determinantes os momentos dos golos que motivam e desmotivam.

O Sporting teve o mérito de conseguir vantagem em todos os aspectos do jogo, o FC Porto teve o demérito de não ter comparecido em Alvalade, pelo menos com a preparação adequada para as exigências de um desafio com peso extraordinário, na discussão do título.

Carlos Carvalhal evidenciou coerência e manteve uma equipa em retoma de confiança desde Liverpool (Impressionante o peso do factor psicológico num grupo de trabalho), mas também uma aposta no quadrado defensivo (2 centrais, 2 trincos) que dá segurança, liberta jogadores e explora as transições. A aplicação individual e o respeito pela organização colectiva fizeram o resto. Jesualdo Ferreira, ainda está a tentar descobrir o total “apagão” da sua equipa.

Registo para as exibições individuais de Pedro Mendes, Grimi e Djaló no Sporting e para Fucile do FC Porto.