terça-feira, 27 de abril de 2010

A PRÓXIMA JORNADA

A Liga agendou a próxima jornada, para Domingo às 20:15. Perdeu uma oportunidade soberana de devolver o futebol às tardes de domingo. Não deixa de ser curioso o facto de Portugal ser um país solarengo, onde apenas se joga à noite e se convida aos excessos e ao distanciamento.

O FUTEBOL NA TELEVISÃO

No panorama televisivo ligado ao desporto, podemos observar um programa que fala de futebol (rtpn), um programa que se diverte com o futebol (tvi24), um programa que tenta trazer gente do futebol (sportv) e uma série de programas que falam e discutem mal e o mal do futebol. Não há nenhum programa que venda e publicite o futebol, a exemplo da Liga inglesa e da NBA.

Quando a televisão tem a faculdade exclusiva de trabalhar a imagem e de oferecer a imagem do futebol, dos jogadores, dos treinadores, dos estádios, das emoções e do jogo, fecha-se em estúdios para discutir o futebol de bancada e dos clubes, quase exclusivamente dos 3 grandes.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

SEIOS CONDICIONADOS

Segundo o New York Post, o 4.º filme da saga “Piratas das Caraíbas” tem uma particularidade: O casting para as jovens figurantes tem como exigência que os seios têm de ser verdadeiros. Para assegurar que nenhuma candidata aos papéis irá tentar ludibriar os produtores, prevesse a realização de testes para determinar se os seios são ou não 100% naturais. Basicamente ser-lhes-á pedido que se abanem. Quem demonstrar muita firmeza arrisca a eliminação.
.
Já estão a ver o sorriso dos seleccionadores.
.
Fotos: daqui

terça-feira, 20 de abril de 2010

SPORTING CP

O Sporting CP venceu o Vitória de Setúbal por 2-1, em jogo a contar para a 27.ª Jornada da Liga Sagres. O jogo resultou tão fraco que mais parecia ter sido combinado, para nenhuma das equipas sair fragilizada e ao mesmo tempo dar um “empurrão” a Manuel Fernandes. Mesmo com uma penalidade que não estava no programa, Postiga que não marcava há 30 jogos (um campeonato inteiro) teve a infeliz ideia de estar no lugar certo na hora errada, e a custo lá empurrou a bola para o único lugar para onde podia ser empurrada.

Sporting que continua a tentar gerir uma época perdida projectando uma época nova, “apalpando” uma nova época.

Bettencourt defende um futuro, com suporte na filosofia instalada no FC Porto de Pinto da Costa (quantos menos atrapalharem, melhor) e por isso apostou em Costinha (um azul esverdeado) para restaurar condições. Costinha que, apesar de qualquer condição, não esconde o desejo de funcionar como Rui Costa no Benfica, nomeadamente na primeira época (mau grado as alterações registadas no clube da Luz). A perfeição é conseguir subtrair o melhor das soluções. Nomeadamente, as principais: capacidade financeira, coragem de investimento e eficácia nas opções.

No fundo, o Sporting pretende renascer, partindo do ano zero e não pode falhar na selecção da sua equipa de jogadores e principalmente na sua equipa técnica.

Paulo Sérgio ?

domingo, 18 de abril de 2010

COINCIDÊNCIAS

Há coincidências que não passam disso mesmo. Mas há outras…

Pinto da Costa, inflamado pelas consequências da época, pela proximidade de eleições na Liga e pela flutuante situação das comissões de disciplina e arbitragem para a próxima época, já avisou que na próxima época o FC Porto vai recuperar todos os estatutos.

Com toda a certeza, vai activar o seu poço de petróleo no Porto e, principalmente já tem em fase de conclusão o plano de recuperação do controlo de operações. Depois do erro de ter apoiado Hermínio Loureiro de quem não teve o devido retorno, muito antes pelo contrário, não há nova margem de erro. É preciso restaurar a ordem das coisas.

Naturalmente, não irá apoiar nenhuma candidatura à Direcção da Liga, mas curiosamente, um dos candidatos é Fernando Gomes que saiu da esfera portista numa altura conveniente. Candidatura que já esclareceu esperar que a arbitragem e disciplina se mantenham na Liga devido ao impasse no estatuto da FPF.

Por outro lado, e na época em que a arbitragem e disciplina regressam à FPF, as associações não aceitam o novo regime jurídico das federações porque, entre outras coisas, não querem perder representatividade (de 55% para 35%) e com isso conduziram à suspensão do estatuto de utilidade pública da FPF. Curiosamente, Lourenço Pinto, da Associação de Futebol do Porto, lidera agora a posição de interpor uma providência cautelar relativamente ao teor do despacho da tutela.

Ou seja, a instalação das indefinições e adivinhem quem as vai gerir.

MANSO ?

José Sócrates gosta muito de si, não gosta nada de Paulo Portas, mas quem ele não suporta mesmo é o Francisco Louçã.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

INCLINAÇÕES PARA DESCULPAS

Este foi um derby especial, porque teve a dimensão de um contra todos. O campo sempre esteve inclinado, muito pela capacidade de alguns e pela incapacidade dos outros. Resiste a politica de desvalorizar valores para esconder valores desvalorizados. Sem dúvida que o campo está inclinado.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

OS MOMENTOS DE JJ

Jorge Jesus vive momentos tremendos e solitários. Uma vantagem confortável, uma fase decisiva sem retorno, uma Liga Europa incómoda.

Para mim, e mau grado a importância de uma Liga Europa, Jorge Jesus já tinha mandado a competição para bem longe, para se concentrar em absoluto no campeonato. Acontece que os jogadores não dispensam aquela “montra” e o seu prestígio, mantendo a superação de expectativas e aumentando as angústias e ansiedades de JJ.

domingo, 4 de abril de 2010

PÁSCOA FELIZ

Uma Páscoa de reunião e de reflexão.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

RICARDO COSTA NA SIC


Ninguém é perfeito e todos violamos, pelo menos, um dos 7 pecados (Soberba, Avareza, Luxúria, Inveja, Gula, Ira, Preguiça), faltando actualizar mais alguns. No entanto, poucos fizeram tanto pelo conselho de disciplina, pelo cumprimento dos regulamentos, pela credibilização da justiça e pela valorização das competências, como Ricardo Costa e a sua equipa. Na entrevista à SIC Notícias, Ricardo Costa voltou a demonstrar competência para o cargo e para as decisões, desafiando quem possa demonstrar o contrário.