terça-feira, 14 de dezembro de 2010

SL BENFICA SEGUE NA TAÇA

O SL Benfica eliminou o SC Braga da Taça de Portugal, ao vencer na Luz por 2-0. Em jogo marcado pelo “ambiente de confronto” da época anterior, o Benfica esteve mais próximo daquele Benfica. Faltou talvez Di Maria e Ramires, Mossoró e Matheus para as coisas se repetirem.

Depois das palavras de Filipe Vieira, até JJ rejuvenesceu e se empolgou, arrastando a equipa para níveis de aplicação não vista esta época, em que apenas faltaram jogadores que fazem a verdadeira diferença. Mesmo desconfiando que o jogo encarnado teve mais a ver com o adversário do que com uma retoma de confiança, a equipa conseguiu devolver alguma confiança a adeptos desconfiados.

O SC Braga de Domingos, aproveitou a oportunidade para se superar e evidenciar qualidades que não tem demonstrado ao longo da época. É preciso reconhecer também que este Braga já tem muitos jogos e exigências competitivas, esta época. Talvez passos mais largos do que a perna.

SPORTING ELIMINADO DA TAÇA

O Sporting CP de Paulo Sérgio perdeu em Setúbal por 2-1 e saiu da Taça de Portugal. Considerando as possibilidades de sucesso nas competições em que participa, parece óbvio que devia ter feito mais nesta eliminatória. Toda a gente percebe o espírito da Taça e as armadilhas estendidas, mas um clube como o Sporting devia ser mais exigente nas prioridades e objectivos e não cumprir calendários com precárias participações.

MELHOR TREINADOR DO ANO

Vários meios de comunicação internacional avançam o nome de Vicente Del Bosque, Campeão Mundial pela Espanha, como o grande vencedor do troféu Treinador do Ano FIFA 2010, ultrapassando os outros candidatos José Mourinho e Pep Guardiola.

Estranha-se que José Mourinho que ganhou tudo o que havia por ganhar pelo Inter Milão não conquiste o troféu. O próprio já disse que se não ganha desta não ganhará nunca. No fundo, Mourinho sabe que corre o risco de perder.

Mourinho é um treinador conceituado na Europa, tal como Guardiola, tal como Muricy Ramalho é um técnico conceituado no Brasil e na América latina, tal como existirão técnicos conceituados nos vários continentes. O único que é campeão de todos os continentes, é mesmo Del Bosque. O tal que cometeu a proeza de levar a Espanha ao seu primeiro título mundial.

Se é justo ou injusto, se os requisitos de eleição e votação são adequados, isso é outra história porque nesta história, quem perder será sempre injustiçado.

Mas que Mourinho merecia o prémio, lá isso merecia.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

RESISTÊNCIA POSSÍVEL

SC Braga despediu-se da Liga dos Campeões ao perder com o Shakhtar Donetsk por 2-0. Nada que surpreenda, mas que é necessário registar. Recorde-se que após as duas primeiras jornadas, o SC Braga corria o risco de ser o “bombo da festa” na sua estreia na Liga dos Campeões. Acontece que meteu incerteza até ao fim, conseguiu 9 pontos e foi a melhor equipa nacional na competição. É certo que o Partizan Belgrado foi uma desilusão com zero pontos e ajudou a complicar as contas, para o bem e para o mal.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A DECADÊNCIA DO SLB

O SL Benfica conseguiu o apuramento para a Liga Europa graças ao empate conquistado pelo Lyon em casa frente ao Hapoel. Não foi um milagre de Jesus, mas de Deus. É que Jesus nem conseguiu vencer o jogo com Schalke 04 em casa, somou apenas 6 pontos na competição, não pontuou fora e nem sequer conseguiu marcar qualquer golo no terreno dos adversários. Com isso, nem sequer vai ser cabeça-de-série no sorteio da Liga Europa. Valeu Lacazette.

No final da época passada, JJ e não só, no meio da euforia do título avançaram com candidaturas europeias, mas em cima de uma equipa que tinha Di Maria, Ramires, Cardozo, Coentrão, David Luís, Javi Garcia, Saviola…

Com a saída de alguns e o sub-rendimento de outros, JJ já não podia vir dizer o contrário e retirar a candidatura, mas podia ter assegurado reforços e jogadores que pudessem dar resposta às exigências colocadas. Mas não, preferiram contratar em quantidades industriais que todos espremidos não davam um Ramires, quanto mais um Di Maria.

SALVO POR ELMANO

O FC Porto está com a moral lá em cima, os factores motivacionais cimentam com o percurso e as coisas positivas acontecem mesmo sem nada fazer. Contra o Vitória de Setúbal, o dragão chega ao último minuto da partida em que está a vencer por escasso 1-0 e vê o árbitro assinalar uma grande penalidade contra, com possibilidades fortes de perder 2 pontos em casa. Naturalmente, a equipa acorda para a realidade quando o jogador adversário concretiza, mas volta a respirar quando o árbitro manda repetir a penalidade. Com “suspense” á mistura, o dragão volta a sorrir quando o adversário falha a segunda tentativa. Assim, da possibilidade de perder 4 pontos em 2 jogos seguidos e de ver o Benfica em aproximação a 6 pontos, o dragão tranquiliza com a distância a 8 pontos e confortável como se nada se tivesse passado. Mas passou-se!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A CHAMA DO DRAGÃO NO GELO

O FC Porto de Villas-Boas, o mini Barcelona como indicou o treinador do Rapid Viena, continua a construir a sua própria história. Desta vez foi a Viena “despachar” o Rapid por 3-1, no voo do Falcão, e apresentar candidatura para todas as etapas da sua época.

IBÉRICA DANÇOU

A Candidatura Ibérica dançou. A FIFA escolheu a Rússia para organizar o Mundial 2018 em detrimento da candidatura luso-espanhola. Nada que Blatter não tenha avisado, desde início, em relação a candidaturas conjuntas. Foram-se dois milhões e meio em projectos e muito jogo de bastidores, ficou a derrota digna na “final”. Agora, Madaíl já não tem motivos para continuar na FPF e chegou o momento de libertar o lugar para outros iguais… ou parecidos.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

TAREFA SUPERADA

O Sporting CP venceu o Lille por 1-0 e garantiu continuidade na próxima fase da Liga Europa. Em jogo que não faltou a imagem de marca da equipa leonina nesta época, os remates aos postes/barra, a equipa de Paulo Sérgio manteve o espírito pragmático do jogo. Com isso, os resultados mínimos vão acontecendo e a equipa tenta crescer por essa via. Mesmo considerando que o Sporting europeu não se revê no Sporting doméstico, a determinada altura eles terão de se encontrar e encontrar o melhor caminho para caminhar.