segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DAVID LUÍZ E LIEDSON

No último dia das transferências de inverno, o Benfica confirmou a saída do central David Luíz por valores que confortam a perda de um jogador influente na equipa. Não havia condições para abortar um negócio que interessava a todas as partes e o Benfica tem soluções para remediar, pelo menos.

O Sporting, da mesma forma, confirmou a saída do avançado Liedson por valores que apenas sugerem alívio de ambas as partes. Desportivamente, o Sporting não tem substituto á altura de Liedson, mas de certeza não teria outra oportunidade para ganhar alguma coisa em termos financeiros.

Independentemente das opiniões, este era o momento certo para concretizar os negócios.

AUSSIE KIM


A belga Kim Clijsters venceu a chinesa Na Li na final do Open da Austrália. Na primeira vez que uma chinesa chega a uma final do grand slam, a belga venceu por 2-1 e conquistou a prova australiana, pela primeira vez.

A TEMPESTADE DE MOURINHO

José Mourinho gosta de ser o centro das atenções e das soluções. Conseguiu até que Valdano lhe desse a autonomia desejada. Acontece que agora está sozinho e arrastou a equipa com ele. A 7 pontos do Barça, com a Espanha concentrada contra si e por arrastamento contra o Real, Mourinho conseguiu não só uma autonomia simulada, como uma tempestade real.

No entanto, no meio do caos é que Mourinho gosta de navegar. Puxa tudo para baixo para depois emergir como salvador. Desta vez o desafio é imponente, principalmente porque existe o Barcelona de Guardiola e Messi. Por outro lado, outras vias estão em aberto, como a Taça do Rei e a Liga dos Campeões, para poder emergir.

Vamos ver se consegue sobreviver á sua própria tempestade.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

FCP VS SLB E A ÉPOCA

O FC Porto embalou para uma campanha soberba depois de vencer o SL Benfica na Supertaça, na primeira fase da época. Algo me diz que este FC Porto vs SL Benfica na Taça de Portugal, será decisivo para a segunda fase da época.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A SENHORA ABSTENÇÃO

A argumentação agora é que a abstenção (53,38%) elegeu Cavaco Silva. Ao contrário, acho que o Presidente foi eleito “apesar” das abstenções. É que, mesmo com menos votantes, Cavaco Silva aumentou a percentagem em relação á ultima eleição (de 50,54% para 52,94%) e as avaliações devem ser efectuadas nos devidos cenários.

Parece que a abstenção apareceu agora, como se ela não tivesse ganho as eleições das décadas mais recentes. Nas Legislativas, Autárquicas, Europeias e Presidenciais, o aumento das abstenções tem sido constante. Só a título de exemplo e das mais recentes: nas Legislativas de 2009 (40,32%), nas Europeias 2009 (63,22%), nas Autárquicas de 2009 (40,97%). Isto varia consoante o interesse das propostas e do desafio dos candidatos. E o estado da nação, obviamente.

Aproveito para recordar que o Presidente Jorge Sampaio foi reeleito em 2001 num quadro de 50,29% de abstenções. Não havia outro, nem motivo para outro.

O problema não reside nas abstenções, mas sim nas propostas e candidatos. E, neste caso, Cavaco Silva foi o único candidato que se apresentou. Não havia outro, nem motivo para outro. O resto… Bem! O resto é que merece reflexão.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

LEI DO NATURISMO

A prática do naturismo já tem enquadramento legal. A Lei 53/2010 de 20-12, define o regime da prática do naturismo e da criação de espaços de naturismo. Segundo o diploma, entende-se por naturismo o conjunto das práticas de vida em que é utilizado o nudismo como forma de desenvolvimento da saúde física e mental dos cidadãos, através da sua plena integração na natureza.

São considerados espaços de naturismo as praias, piscinas, recintos de diversão aquática, spa, ginásios, empreendimentos turísticos, estabelecimentos de restauração ou de bebidas e demais espaços, que obedeçam ás regras estabelecidas por esta Lei.

Restaurante de nudismo? Malandragem…
.
Foto: Tamires Cristina (Daqui)

domingo, 23 de janeiro de 2011

BENFICA VENCEU NACIONAL




O SL Benfica venceu o Nacional da Madeira por 4-2, num jogo que meteu bom futebol, tango e um valente susto. Este Benfica já tem tiques da época anterior. No entanto, o jogo terminou com mais uma confusão e Jorge Jesus a agredir Luis Alberto e este também a atingir JJ.
Afinal parece que a versão Ruben Micael tem pontos de verdade. Não havia necessidade.

ESTATUTOS DA FPF

Um despacho manifestamente ilegal, para pôr cobro a ilegalidades.”
José Manuel Meirim

Sobre o último despacho de Laurentino Dias em relação ao agravamento das sanções á FPF, recomendo leitura deste artigo.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SONDAGENS

Segundo uma sondagem da Marktest para o Diário Económico e para a TSF, Cavaco Silva vence as presidenciais com uma goleada e na primeira volta. Cavaco Silva consegue 62%, Manuel Alegre 15% e Fernando Nobre 13%.

Cá para mim, a vantagem é forte, mas não tão forte. Mesmo com Cavaco a conquistar o centro e a direita e o resto a discutir o resto.

O MOMENTO ATREVIDO DO PAÇOS

O Paços de Ferreira depois de afastar José Eduardo Bettencourt da presidência do Sporting CP com a vitória em Alvalade por 3-2 para o campeonato, colocou agora o SC Braga em linha de afastamento da Taça da Liga, ao vencer na “Pedreira” também por 3-2. Em grande o Paços de Rui Vitória.

O MOMENTO DO SCP

"Seria uma total irresponsabilidade se apresentássemos de imediato a demissão" (…) “os órgãos sociais põem os interesses do clube acima dos interesses pessoais”.
Dias Ferreira Presidente da Assembleia-geral SCP

Isto confirma a irresponsabilidade da decisão de Bettencourt. Assim, o plenário dos órgãos sociais do Sporting CP decidiu renunciar, em bloco, ao mandato a 14 de Fevereiro e convocar eleições para 26 de Março. Com esta medida, os órgãos sociais “esticam” os prazos para que assuntos que estão a ser “concluídos e resolvidos” não possam ser prejudicados pela campanha eleitoral.

Se José Eduardo Bettencourt não foi um dos piores presidentes da história do Sporting CP, está muito perto.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

BALOTELLI SOBRE MOURINHO

"Mourinho es el mejor, pero tiene que trabajar su educación un poquito más".
Balotelli (Manchester City)

Vindo de quem vem esta só pode ser piada.

domingo, 16 de janeiro de 2011

BETTENCOURT DESISTE

"Por diversas circunstâncias, entendo que o melhor para a vida do Sporting é que eu deixe de ser presidente deste grande clube. Acabei de comunicar esta decisão aos restantes membros da administração" (…) "Não tenho mais nada a dizer a não ser 'viva o Sporting'! Nos próximos dias serão postos a par dos futuros desenvolvimentos".
José Eduardo Bettencourt in Record

José Eduardo Bettencourt demitiu-se da presidência do Sporting CP. De um presidente espera-se a capacidade de tomar decisões, não a fuga dos problemas e a demissão de responsabilidades. Em Alvalade vivem-se momentos de erros acumulados e de insuficiência. Esta demissão intempestiva vem apenas acentuar a realidade leonina.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A CONTRATAÇÃO DE JARDEL

"O Jardel podia ter jogado mas entendemos que não devia jogar. Corria-se o risco de o jogador ter uma infelicidade num lance qualquer e depois questionava-se que o jogador teria tido um deslize e teria facilitado por já ser do Benfica. Penso que foi uma medida acertada"
Isidoro Sousa Presidente do SC Olhanense in Record

Tem-se comentado muito sobre o momento da contratação de Jardel pelo Benfica, logo no dia do jogo em que os encarnados iriam defrontar o SC Olhanense (Clube de Jardel) para a Taça de Portugal. Ainda por cima, quando o jogador estava convocado e por via do negócio foi desconvocado.

O processo só por si motiva interpretações diversas, nomeadamente pelo facto de interferir de forma directa ou indirecta no próprio jogo. Acima de tudo revela imprudência, porque se a ocasião era propícia para resolver um assunto que tinha tido alguns desvios de oportunidade, sempre haveria oportunidade para o resolver noutra ocasião. É que a ocasião faz o ladrão e o futebol desperta desconfiança.

Percebe-se a decisão de não jogar, não se percebe o momento da contratação. É o caso de ter ou não ter cão. Jorge Ribeiro falhou uma penalidade contra o Benfica porque já estava comprometido. Fábio Faria não jogou contra o Benfica porque já estava comprometido. Jardel não jogou contra o Benfica porque já estava comprometido. Ou seja, o problema está no “momento” da concretização dos negócios. Não basta ser, é preciso parecer.

Mais importante que isto tudo, é saber se vale a pena. Curiosamente, em todas as ocasiões em que isto sucedeu, o Benfica ficou a perder porque nenhuma das contratações resultou. Coincidências?

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CAVACO E BPN

"Eu não sou um homem que tenha um grande aforro, mas tenho sido contactado ao longo da minha vida pelos bancos e quando eu digo 'bom, eu não tenho dinheiro para aforrar' eles dizem 'não, não, mas nós gostaríamos muito que você fosse nosso cliente, porque isso dá uma certa imagem ao banco” (…) "Nunca fui contactado pelo BPN, mas tenho sido contactado por alguns bancos para ser cliente, e tenho dito sistematicamente que não".
Ramalho Eanes apoiante de Cavaco Silva

Ora aí está! Um apoio com duas janelas. Cavaco Silva parece que disse sim e aproveitou. Tal como muitos outros, embora nem todos candidatos a Presidente da República. A questão pertinente é: onde está a ilegalidade?
.
Uma coisa é certa, Cavaco teve tratamentos de privilégio.

OS NOVOS ESTATUTOS DA FPF

Depois de algumas paródias, ameaças, avisos e outras questões, Madaíl foi a Zurique “falar” com os altos responsáveis da FIFA, sobre o diferendo da aprovação dos novos estatutos da FPF. Resultado disso, parece que a Federação recebeu um ofício da FIFA a manifestar espanto e preocupação pelo facto da FPF ainda não ter adequado os novos estatutos e a prever a ameaça de levar o caso á Comissão de Associações e deixar em aberto sanções para o futebol português.

Pelos vistos o método não é novo e a história repete-se. Sendo verdadeiro o tal ofício, o que resta á FPF se não adoptar medidas previstas na lei e responsabilizar as forças de bloqueio? Obviamente… conversar. Porque é assim que a gente se entende. Francamente! O que isto precisava era de uma desinfestação.

MOURINHO E O SEU FUTEBOL

"A melhor equipa do ano e o melhor treinador do ano estão em locais diferentes. Como é possível? Mais do que levar a questão para a estética do jogo, o debate estará noutro ponto. Mourinho não é o melhor treinador do mundo, nem fica na história, pela sua ideologia de jogo. Mourinho é o melhor treinador do mundo pela sua visão estratégica do jogo, pela sua liderança forte e sedutora. Ou seja, não é possível distinguir-se uma filosofia de jogo típica das equipas de Mourinho. Muda conforme os locais, equipas e jogos. É o expoente do treinador moderno de “estratégia e imagem”. Não ficará na história como Michels, Kovacs ou Herrera (o mais parecido) pelo tipo de futebol das suas equipas, mas sim pelo seu estilo, líder e resultados. Daqui a 20, 30 anos, todos recordaremos o Barcelona 2010 (como recordamos o Ajax dos anos 70) mas ninguém se vai lembrar como jogava o Inter 2010 (ou até o Chelsea). Pelo contrário, todos vamos recordar o seu treinador, sem recordar o seu…jogo. Isto é, Mourinho é maior do que as suas próprias equipas."
Luís Freitas Lobo in A Bola

Retirando alguns pontos lamechas, acho que este texto tem tudo a ver com Mourinho, o seu sucesso e o seu lugar na história do futebol. Ou seja, vai ser recordado como um grande treinador, mas nunca pelo futebol praticado pelas suas equipas.

GERAÇÃO NEM NEM

"…As pessoas vão para as universidades, saem de lá altamente qualificadas e depois esperam que os “analfabetos” lhes arranjem mercado de trabalho…"
Filipe Luís da Visão in RTP N

Pois é...

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O DOPING DO CÉU AO INFERNO

"O antigo ciclista espanhol, Alberto León, envolvido no processo de antidopagem 'Galgo', foi encontrado morto esta segunda-feira na sua casa, em San Lorenzo del Escorial, Madrid. Segundo a imprensa espanhola, os primeiros indícios apontam para suicídio com enforcamento, tendo sido encontrado no local vários produtos dopantes e bolsas de sangue de vários atletas."
In A Bola

É muito difícil de acreditar que algum atleta de alta competição, nomeadamente nos desportos individuais, não recorra a produtos dopantes para aumentar rendimentos. Mais vale um momento de glória que momento nenhum. Acontece que esta “fome” de afirmação alimenta um negócio paralelo que se transforma em indústria. Sem misericórdia e sem escrúpulos. No fundo, não há inocentes nesta “fábrica” de sucessos.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MOURINHO E MESSI DE OURO

José Mourinho é o melhor Treinador do Ano 2010, conquistando a Bola de Ouro FIFA. O treinador luso com 35,92% dos votos, bateu Del Bosque (33,08%) que assegurou a segunda posição, enquanto Pep Guardiola (8,45%) ficou muito longe de poder discutir o prémio.

Lionel Messi (22,65%) conquistou novamente a Bola de Ouro, batendo os favoritos Iniesta (17,36%) e Xavi (16,48%). De registar o facto dos 3 finalistas serem todos do Barcelona e o Inter de Milão que venceu o campeonato, taça, liga dos campeões e campeonato do mundo de clubes não ter visto nenhum nomeado.
.
A jogadora brasileira Marta da Silva também conquistou pela quinta vez consecutiva o prémio de melhor jogadora do ano ao distanciar-se das germânicas Fatmire Bajramaj e Birgit Prinz.

A FIFA elegeu também a constituição da equipa do Ano 2010: Iker Casillas; Maicon, Piqué, Lúcio, Puyol; Xavi, Andrés Iniesta; Sneijder; Leo Messi, Villa e Cristiano Ronaldo. Curioso é o facto de não ter sido nomeado nenhum defesa esquerdo, com Fábio Coentrão ali á mão.

Curiosamente, a Espanha levou um batalhão de candidatos, Iniesta, Xavi, Del Bosque e Pep Guardiola e acabou por sair do evento sem qualquer Bola de Ouro.

ARBITRAR A DISCIPLINA DAS ASSOCIAÇÕES

Este braço de ferro entre as Associações e o Governo por causa dos Estatutos da Federação Portuguesa de Futebol só tem uma motivação: O Conselho de Disciplina e o Conselho de Arbitragem que vão passar para a FPF. Não fosse isso e o caso já estava resolvido, com maior ou menor conformismo pela perda de poder.

Obviamente, a recuperação dos velhos xitos por gente de velhos hábitos.

Depois das ameaças, Laurentino Dias tem de passar á acção, sem subterfúgios ou recados, porque já estão ultrapassados os limites do razoável.

domingo, 9 de janeiro de 2011

A QUESTÃO DO PODER

O Poder é absoluto, tudo o resto são vias de acesso…
.
Neste mundo estamos condicionados pela religião, pela política e pelo dinheiro, na ordem que quiserem colocar. Todos aqueles ambicionam o poder e condicionam aquele que lhes abre o caminho para o seu propósito, ou seja o povo cujo poder não lhe concede possibilidades de acesso ao poder.

Mas, afinal o que é o poder? O poder não é mais do que fazer que todos cumpram as vontades de quem o detém e usufruir dos efeitos. Obviamente, há pequenos poderes e poderes maiores, mas não são o Poder. E a religião, a politica e o dinheiro já tiveram tanto poder ao longo da história, que ainda discutem o poder das suas afirmações.

Uma pessoa de dinheiro pode ter o poder do dinheiro, mas não o poder das decisões. A religião pode ter o poder da mobilização, mas não o poder das decisões. A política pode ter o poder das decisões, mas não o poder do dinheiro e da mobilização. Se formos a ver, o único que tem poder absoluto, é o povo. Mas esse, não tem poder nenhum, porque depende daqueles três.