domingo, 23 de maio de 2010

A TRIPLETA DO INTER

Van Gaal afirmou que é mais difícil atacar do que defender. Sendo verdade, acho que foi aqui que Mourinho começou a ganhar o jogo. Mourinho já tinha evidenciado capacidade para colocar a sua equipa a pressionar alto, como a defender baixo. Demonstrou acima de tudo que conhece a sua equipa e não tenta implementar conceitos que não resultam, antes reserva alternativas.

Com jogadores defensivos sem velocidade e em fase final de carreira, era necessário reduzir espaços e condicionar o processo ofensivo do adversário, principalmente a acutilância e movimentação de Robben e Olic. Da mesma forma foi necessário condicionar as acções de construção de Muller e Bommel. Estrategicamente, foi importante dar iniciativa de jogo ao Bayern, provocando a sua subida, para poder explorar o espaço concedido nas costas. Apesar de jogar com 3 avançados, Mourinho colocou em campo uma disposição de 4-2-3-1, que podia transformar consoante o desenrolar do jogo. Van Gaal, ao contrário, apresentou o seu jogo cristalizado de posse e domínio territorial, sem conseguir oferecer variantes ou alternativas, para além da dependência excessiva de Robben.

Existe uma diferença entre os técnicos que formatam as suas equipas para jogar determinado tipo de futebol e outros que formatam as suas equipas para jogar consoante o tipo de futebol do adversário, aqui sim, imensamente mais difícil.

Notas: Lúcio não conseguiu disfarçar a vitória pessoal sobre o Bayern e Van Gaal. Mourinho não deixou de sorrir por vencer o duelo pessoal com Van Gaal. Etoo consegue a sua segunda tripleta (Barcelona e Inter). Moratti, pode finalmente comemorar o triunfo mais procurado.

Sem comentários: