sexta-feira, 4 de setembro de 2009

HISTÓRIA DOS MUNDIAIS (I) - O INÍCIO

A ideia original da realização de um Torneio entre Selecções a nível mundial, apareceu a 21 de Maio de 1904 no Congresso da FIFA, em Paris, e proposta pelo primeiro Presidente do organismo e o daquela altura: o francês Robert Guérin, secundado pelo Secretário-Geral, o holandês Hirschmann. Naquela altura, nem o próprio Guérin sonharia que um projecto desta natureza atingiria proporções tão elevadas como actualmente se constata.

A proposta apresentada e outras iniciativas posteriores não colheram o interesse desejado junto da maioria dos países inscritos. Principalmente dos britânicos que não concordaram com a ideia, nomeadamente pelos encargos que um Campeonato do Mundo exigiria.

Mais tarde, quase 2 décadas depois (Considerando a I Guerra Mundial – 14/18), com a eleição de Jules Rimet como Presidente da FIFA, em 1921, a ideia voltou a debate, reforçada pelos efeitos das Olimpíadas de 1924 e 1928 que revelaram os recursos e a expansão do futebol. A 10 de Dezembro de 1926, numa reunião do Comité Executivo da FIFA, Jules Rimet, sempre apoiado por Henry Delauney (O pai do Campeonato da Europa), propôs o estudo de um projecto para uma competição mundial ao nível de selecções. Em 1927, uma nova reunião do organismo decidiu adiar tudo para depois das Olimpíadas de 28. A 18 de Maio de 1929, em Barcelona, ficou então decidido em Congresso que se realizaria uma competição a nível mundial (Sempre contestado pelos britânicos, apoiados pelos escandinavos) e que o País organizador seria o Uruguai, pelas melhores condições de realização e por ter sido campeão olímpico em 24 e 28. Isto, em detrimento da Itália, Holanda, Suécia, Hungria e Espanha.

Contudo, Alemanha, Áustria, Itália, Checoslováquia, Holanda, Hungria, Suécia e Espanha (Ou seja todas as que se candidataram a realizar o evento e outras) que concordaram em participar no certame, renunciaram, alegando dificuldades diversas, nomeadamente os clubes, a distância em kilómetros e a consequente viagem que teria de ser efectuada de barco (Um grande problema na altura).

Foi, naturalmente, um rude golpe para Jules Rimet e para a Organização do primeiro Mundial. A ideia de uns prevaleceu sobre as restantes e o 1.º Campeonato Mundial de Futebol realizou-se mesmo, com a presença do Uruguai, Argentina, Chile, França (Sempre indecisa, mas sob o "peso" de Rimet), Bélgica, México, Jugoslávia, Brasil, Bolívia, Roménia, Estados Unidos da América, Paraguai e Peru. Verdade seja dita, apenas 4 países europeus (Os dissidentes) compareceram no 1.º Campeonato do Mundo de Futebol.

Sem comentários: