sábado, 5 de dezembro de 2009

HISTÓRIA DOS MUNDIAIS (II) - URUGUAI 30

A 13 de Julho de 1930, realizou-se o primeiro encontro do primeiro Campeonato do Mundo, opondo França e México na abertura do torneio realizado no Uruguai. Os gauleses venceram de forma convincente por 4-1, num jogo histórico que teve também o primeiro golo da história da competição, da responsabilidade do francês Lucien Laurent que inaugurou o marcador do jogo aos 10 minutos. Laurent que acabou o jogo como Guarda-redes.

Antes, com maior ou menor dificuldade a organização estabeleceu que Uruguai, Argentina e Brasil seriam cabeças-de-série e após discussão também Estados Unidos e Paraguai foram designados cabeças-de-série, embora no mesmo grupo, mas longe das grandes “feras”. Assim, no Grupo I: Argentina, Chile, França e México. No Grupo II: Bolívia, Brasil e Jugoslávia. No Grupo III: Peru, Roménia e Uruguai. No Grupo IV: Bélgica, Estados Unidos e Paraguai.

No Grupo I, a Argentina de Luís Monti, Peucelle, Stábile e Ferreira não teve grandes dificuldades no apuramento, salvo no jogo contra os franceses (1-0). No Grupo II, a Jugoslávia de Yavovic, Ivkovic, Beck, Stefanovic e Sekulic, conseguiu o apuramento para as meias-finais, afastando o cabeça-de-série Brasil (2-1) e ainda a Bolívia (4-0). Jugoslávia que foi a melhor selecção europeia. No Grupo III, o Uruguai de Nasazzi, Scarone, Andrade e Cea, o grande favorito da competição e a jogar em casa, não teve dificuldades em afastar Roménia (4-0) e Peru (1-0). No Grupo IV, os Estados Unidos de Brown, Gonsalvez e MacGhee não deram qualquer hipótese a Bélgica (3-0) e Paraguai (3-0) e conseguiram também o apuramento.

Nas meias-finais, os grandes favoritos Uruguai e Argentina não fizeram por menos e afastaram os seus adversários pelo mesmo resultado: Argentina – 6 – USA – 1 e Uruguai – 6 – Jugoslávia – 1.
A 30 de Julho de 1930, no Estádio Centenário, realizar-se-ia a final do Mundial, do primeiro mundial da história. Uruguai e Argentina seriam os intervenientes da contenda, reeditando a final olímpica de 1928, ganha pelo Uruguai. Previa-se um embate intenso entre as duas formações e principalmente entre os espectadores, tal a rivalidade entre os dois países.

O Uruguai tinha a melhor equipa mundial, com provas dadas nas vitórias conseguidas nas olimpíadas de 1924 e 1928. Nasazzi e Scarone (Simplesmente notáveis) Andrade (A maravilha negra), Gestido, Cea, Castro “O Manco”, formavam um conjunto muito forte. A Argentina tinha a oportunidade da desforra e contava com o poderoso Monti, para além de Paternoster, Stábile, Scopelli, Peucelle, Varallo e os Evaristos, para conquistar o troféu da “Vitória ou Morte”.

Na final, a Argentina chegou ao intervalo a vencer por 2-1, mas no segundo tempo a formação “celeste” deu a volta ao jogo e ao resultado vencendo por 4-2. O facto de jogar em casa, aliado a uma grande raça, permitiu ao Uruguai sagrar-se o primeiro campeão mundial, mas não disfarçou o final de uma geração dourada que dominou o mundo do futebol. Nesta final, o Uruguai já não demonstrou a superioridade evidenciada nas finais olímpicas. De registar que num Mundial onde não se registaram empates, o Uruguai não perdeu qualquer jogo. Stábile da Argentina foi o melhor marcador da competição com 8 golos.

Final:
Uruguai: Ballesteros, Nasazzi, Mascheroni, Andrade, Fernandez, Gestido, Dorado, Scarone, Castro, Cea, Iriarte.
Argentina: Botasso, Della Torre, Paternoster, J. Evaristo, Monti, Suarez, Peucelle, Varallo, Stábile, Ferreira, M. Evaristo.
Golos: Dorado, Cea, Iriarte e Castro (Uruguai); Peucelle, Stábile (Argentina)
Campeão: Uruguai

Sem comentários: