domingo, 30 de maio de 2010

SC FARENSE A ESCALAR

O SC Farense reencontrou-se com a sua história e festejou a subida de divisão ao vencer o Cova da Piedade por 1-0. Portas abertas para a presença de oito mil espectadores, num jogo da 3.ª Divisão, merece o devido destaque. Ninguém sabe para onde caminha o Farense, mas pelo menos vai ultrapassando etapas e mantendo a escalada.

Uma época bastante positiva para o futebol algarvio, depois da manutenção do SC Olhanense na I Liga, da subida do Portimonense SC à I Liga e agora com a subida do SC Farense à II Divisão B.
.
Fotos: Junto fotos via e-mail

SCP VENCE TAÇA CHALLENGE

O Sporting CP conquistou a Taça Challenge 2009/10 em Andebol, ao vencer os polacos do MMTS Kwidzyn por 27-26, depois da vitória por 27-25 no campo do adversário. O primeiro triunfo internacional do andebol nacional. Mesmo considerando que esta é a segunda competição da FEA, o Sporting conseguiu o que todos os outros tentaram e reduzir o impacto da conquista é uma ofensa. Para além do empenho dos jogadores, um reconhecimento suplementar para o técnico Paulo Faria.

O CUBANO JUAN DIAZ E O VOLEI LUSO

Em momento de euforia com José Mourinho, o desporto nacional esquece um inventor de sucessos do Vólei Luso. O cubano Juan Diaz já registou patentes no crescimento do vólei nacional. Conseguir o apuramento para o Europeu frente a Holanda e Suécia, não é para todos. Há técnicos diferentes que se distanciam dos restantes, Juan Diaz é um deles.

SARAH FERGUSON ARMADILHADA


Fergie foi talvez a armadilha melhor concebida em que o Príncipe André caiu. Agora foi a vez de Fergie cair na armadilha do seu desespero, novamente através de André.

VENUS DO TÉNIS

Vénus Williams já cansada de bater bolas e de ganhar pouco ultimamente, decidiu inovar e quebrar rotinas em Roland Garros. Depois da polémica, desconheço o motivo, já afirmou que não volta a inovar.
.
Fotos: Daqui e daqui

quinta-feira, 27 de maio de 2010

CONFIRMADA A SAÍDA DE JESUALDO

O FC Porto confirmou a saída de Jesualdo Ferreira. Mais preocupante, para o Dragão, será escolher o substituto, porque o resto está a ser tratado com todo o cuidado.

O MEU NOME É QUIM

Quim tem presente, mas tem menos futuro”, foi esta a justificação de Carlos Queiroz para a não convocação do GR para o Mundial. Mesmo a propósito, e depois de tanta conversa, Jorge Jesus acaba por aprovar a escolha de Queiroz ao decidir que mesmo com presente, Quim não tem futuro na Luz.

Quim, sempre conviveu e sobreviveu à injustiça, aos azares e à desconsideração. Talvez, por isso, é que tenha sido campeão nas duas ocasiões em que o Benfica o conseguiu, apostando nele.

terça-feira, 25 de maio de 2010

AMIZADE É


Amizade é... sem confundir e sem explicações. Estas também chegaram por e-mail.

AMOR É

Amor é... exemplos improváveis. Estas chegaram por e-mail.

GUINNESS PARA A NAVAL

O Futebol está repleto de casos insólitos. No entanto, penso que a Naval 1.º de Maio, da primeira Liga, ultrapassou todos os recordes. Aprovou as contas de 2009 e o orçamento para a próxima época em Assembleia-Geral com a participação de apenas… um sócio. Guinness não sei do quê para a Naval, já.

PORTUGAL EM VELOCIDADE CRUZEIRO

No primeiro ensaio da Lusa, Cabo Verde impôs um empate a zero. Desilusão total pela exibição nacional. É um facto que ao comparar com outros encontros de preparação, com estádios cheios e exibições a condizer, só podemos ficar “encolhidos nas expectativas”. No entanto, prefiro olhar para este jogo e ver que este foi um treino com um convidado. Um treino em local de treinos, sem demasiadas exigências, com preocupações naturais em termos de lesões e em fase de preparação inicial. Recordo mesmo que os ensaios não têm sido brilhantes nas grandes participações portuguesas: Em 66 Portugal conseguiu perder com o Luxemburgo e, salvo erro, em 84 fez o mesmo. Acreditemos…

MOURINHO NO REAL

Está praticamente confirmada a contratação de José Mourinho pelo Real Madrid. É um prémio à medida da ambição de Mourinho que sempre disse que gostava de ser campeão nas 3 Ligas mais fortes: Inglaterra, Itália e Espanha. As capacidades de Mourinho são inegáveis e com isso o Madrid está mais próximo de vencer. No entanto, esta contratação faz recordar Fábio Capello que ganhou campeonatos em todos os clubes por onde passou, passou duas vezes pelo Real, foi campeão nas duas vezes e saiu sempre com assobios.

domingo, 23 de maio de 2010

A TRIPLETA DO INTER

Van Gaal afirmou que é mais difícil atacar do que defender. Sendo verdade, acho que foi aqui que Mourinho começou a ganhar o jogo. Mourinho já tinha evidenciado capacidade para colocar a sua equipa a pressionar alto, como a defender baixo. Demonstrou acima de tudo que conhece a sua equipa e não tenta implementar conceitos que não resultam, antes reserva alternativas.

Com jogadores defensivos sem velocidade e em fase final de carreira, era necessário reduzir espaços e condicionar o processo ofensivo do adversário, principalmente a acutilância e movimentação de Robben e Olic. Da mesma forma foi necessário condicionar as acções de construção de Muller e Bommel. Estrategicamente, foi importante dar iniciativa de jogo ao Bayern, provocando a sua subida, para poder explorar o espaço concedido nas costas. Apesar de jogar com 3 avançados, Mourinho colocou em campo uma disposição de 4-2-3-1, que podia transformar consoante o desenrolar do jogo. Van Gaal, ao contrário, apresentou o seu jogo cristalizado de posse e domínio territorial, sem conseguir oferecer variantes ou alternativas, para além da dependência excessiva de Robben.

Existe uma diferença entre os técnicos que formatam as suas equipas para jogar determinado tipo de futebol e outros que formatam as suas equipas para jogar consoante o tipo de futebol do adversário, aqui sim, imensamente mais difícil.

Notas: Lúcio não conseguiu disfarçar a vitória pessoal sobre o Bayern e Van Gaal. Mourinho não deixou de sorrir por vencer o duelo pessoal com Van Gaal. Etoo consegue a sua segunda tripleta (Barcelona e Inter). Moratti, pode finalmente comemorar o triunfo mais procurado.

E A TRIPLETA VAI PARA... MOURINHO

Todos sabemos que José Mourinho é um treinador resultadista, que de romântico do futebol tem… nada. Todos sabemos que trabalha para escrever história. Todos sabemos que não tem vagar para formar jogadores porque tem pressa em ganhar competições. Todos sabemos que quem tem Mourinho está próximo dos troféus. Quem não quiser isto, então não contrata Mourinho. Moratti apostou e ganhou.

Mourinho voltou a fazer história e a página que escreveu esta época para o futebol italiano (Tripleta), vai obrigar a engolir elefantes ao poder instalado no futebol transalpino, nomeadamente a comunicação social. Acho que vão ter saudades.

sábado, 22 de maio de 2010

TOURADAS

Sem comentários! Talvez apenas dizer que o toureiro sobreviveu.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O REGRESSO DO POLVO

"Em Outubro de 2006, quando tomei posse como presidente da Liga, o futebol estava num clima de suspeição tremenda. Passou este tempo e no dia 24 de Março de 2010, quando tive conhecimento da decisão do Conselho de Justiça da Federação, tendo em conta a disparidade da decisão (no castigo a Hulk), entendi que era importante tomar uma decisão, porque estávamos novamente a entrar num registo de descredibilização do futebol. E a minha atitude foi renunciar".
Hermínio Loureiro

Hermínio Loureiro disse ainda que foi Pinto da Costa quem lhe comunicou, em primeira - mão e por telefone, sobre a decisão do Conselho de Justiça da Federação em relação aos castigos de Hulk e Sapunaru.

Evidências que apenas repetem evidências. Um regresso ao futuro em modelo do passado.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

OS SINAIS DE MOURINHO

José Mourinho está na estrada para escrever mais uma página histórica. No entanto, desta vez não consegue disfarçar alguns receios. Se a final fosse contra um dos grandes da Europa do futebol, nomeadamente Barcelona, teria sempre campo para inventar soluções e desculpas, consoante o resultado. Acontece que é contra o Bayern e Van Gaal, no Estádio Barnabéu, e simplesmente não pode falhar. Como ele sempre disse: As finais são para ganhar. Só que desta vez tem a obrigação de ganhar. Os papéis inverteram-se e Mourinho dá sinais de que não está confortável, neste papel.

AS JOGADAS DE SÓCRATES

Os governos de José Sócrates têm sempre muitos labirintos e jogo de simulações. Inicialmente, o novo imposto sobre o IRS entraria em vigor em Julho de 2010. Depois, apareceu um Secretário de Estado a lançar a escada para a retroactividade a partir de Janeiro. Alarme total, contestação absoluta e lá apareceu o bom do primeiro-ministro a esclarecer que não seria assim, porque o imposto entrará em vigor em… Junho. Todos satisfeitos pela correcção, mas o ministro das finanças ganhou um mês com a jogada.

terça-feira, 18 de maio de 2010

MOZER VS COUTO

Uma curiosidade. Tanto no jogo de homenagem a Iordanov, no estádio de Alvalade, como agora no jogo Fundação Luís Figo vs Akuá em Benguela, Angola: Mozer e Fernando Couto constituíram a dupla de centrais de uma das equipas. Solidariedade.

NOVO GOVERNO DE PINTO DA COSTA

"O nosso ideal é vencer. Não é vencer de qualquer maneira, não é vencer em qualquer túnel, mas sim vencer à FC Porto".
Pinto da Costa, eleito para 12.º mandato

Pois… Há sempre duas leituras quando se fala em vencer à Porto.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A NOVELA POLÍTICA

José Sócrates lá respondeu por escrito às 74 perguntas da Comissão de Inquérito, para dizer o que todos já sabíamos que iria dizer. Mais importante para o país foram as medidas adicionais ao PEC para enfrentar a crise e acalmar os mercados.
Passos Coelho passa agora o tempo a pedir desculpa e a desculpar-se por ter estendido a mão ao Governo. Isto motiva uma questão: Passos Coelho está consciente dos méritos da sua opção ou não?
O Partido Comunista é que não gostou mesmo nada e vai apresentar uma moção de censura ao Governo.
Entretanto, o Presidente da República aprovou a Lei do Casamento Gay, mesmo que contrariado e alegando que não valia a pena devolver o documento à Assembleia, porque dava no mesmo.

Ou seja, é uma novela de vários capítulos que se perdermos um episódio nem sequer notamos.

SUB 17 NO EUROPEU

Os sub-17 de Portugal regressam á fase final de um Europeu, 6 anos depois. Carlos Queiroz promoveu uma remodelação nos quadros técnicos da Federação e este é o primeiro sinal, através do trabalho de Rui Bento. Lá está, o homem é mesmo coordenador.

O SPORTING DE COSTINHA

Para o Sporting CP 2010/11 fala-se em Maniche, Deco… Por este andar é o regresso da brigada do reumático com o Costinha a ser também convocado. Ainda há Figo, Pauleta…

Entretanto, começa a notar-se o trabalho de Costinha no clube leonino, com a saída de Salema Garção. Assim, evitam de chocar de frente nos corredores de Alvalade.

TAÇA DE PORTUGAL 2010

Como se previa e com obrigações, o FC Porto conquistou a Taça de Portugal, vencendo na final o Desportivo de Chaves por 2-1. No Jamor, a festa da Taça deu FC Porto, apesar da réplica da equipa flaviense que se vestiu de gala para disfarçar diferenças indisfarçáveis. Os Dragões tentaram resolver o “assunto” rapidamente, mas depois ficaram reféns das contingências do jogo, devolvendo emoção ao passeio programado. Com esta vitória o FC Porto conquista a 15.ª Taça de Portugal, alcança o Sporting CP no ranking da Taça e disfarça uma época flutuante com amargos.

AS DOBRADINHAS E A TRIPLETA 2010

José Mourinho (Inter – Itália), Louis van Gaal (Bayern – Alemanha) e Carlo Ancelotti (Chelsea – Inglaterra), conseguiram a dobradinha da época nos seus clubes. São técnicos de excepção, cada um com as suas características, mas com igual capacidade para transformar épocas em troféus.

Objectivamente, Mourinho, na sua segunda época, tinha como exigência única a Liga dos Campeões, na medida que o domínio doméstico estava assegurado. Não foi bem assim, mas está cumprido. Ancelotti, na sua primeira época, tinha como objectivo a Liga dos Campeões e a recuperação de estatutos a nível doméstico. Van Gaal, que não começou bem a temporada, tinha como objectivo o relançamento europeu do clube Bávaro e o domínio doméstico.

No entanto, só Mourinho e Van Gaal têm possibilidade de concretizar a tripleta (Campeonato, Taça e Liga dos Campeões) na época 2009/10. No caso de Mourinho um dado importante: caso vença a final da Liga dos Campeões, para além do sucesso pessoal, será o primeiro técnico de uma equipa italiana a conquistar o pleno. Quanto a Louis van Gaal, será o regresso a patamares perdidos desde Barcelona, a nível pessoal, e a recuperação do Bayern dos anos 70.

domingo, 16 de maio de 2010

É JUSTO REFERIR FELIX MAGATH

Há um grupo de treinadores que se distanciam dos restantes, pela sua qualidade e pelos resultados obtidos. José Mourinho, Fábio Capelo, Carlo Anceloti, Alex Ferguson, Arséne Wenger (Apesar de jogar muito e não ganhar nada), Guus Hiddink, Louis van Gaal, estão sem dúvida em patamares diferentes dos restantes. Pep Guardiola também poderá pertencer a este grupo, mas Frank Rijkaard também fez maravilhas no Barcelona e não maravilhou mais ninguém.

No entanto, há um treinador que vive escondido dos grandes palcos, não salta fronteiras, mas que tem realizado um trabalho digno de registo: Félix Magath. Apesar de residir exclusivamente no campeonato alemão e de ser considerado como um treinador muito duro, tanto no relacionamento como nas exigências, Magath não é daqueles que escolhe os melhores clubes para ter sucesso. Foi Vice-campeão com o Stuttgart, foi bi-campeão pelo Bayern de Munique, foi campeão com o modesto Wolfsburgo e agora regressa a vice-campeão com o Schalke 04. Não é para todos.

OS MOTIVOS DE RUBEN MICAEL

A confirmar-se a notícia de que Jorge Jesus vetou a contratação de Ruben Micael, ficamos todos esclarecidos sobre o comportamento e as reacções do madeirense após o jogo Benfica vs Nacional, de todo excessivas em relação aos seus companheiros, e posteriormente quando chegou ao Dragão. Assim, já se percebe alguma coisa.

sábado, 15 de maio de 2010

A SELECÇÃO DE QUEIROZ

Carlos Queiroz sempre foi um crítico de Scolari por este escolher as “suas escolhas” em detrimento de elementos em melhor forma para representar a Lusa. CQ tem de reconhecer que está sujeito ao mesmo. É um facto que não se esconde. Um seleccionador deve ter a competência e a autonomia para exercer as suas funções, assumindo as suas escolhas, sem desculpas e com convicções. Fez as suas, ponto final. No entanto, apetece repetir a maldade que a África do Sul fez com ele em 2002. Conseguido o apuramento, foi arranjar um treinador a sério (Sem resultados, diga-se).

Ninguém tem dúvidas que os aspectos organizativos, de preparação e abordagem ao Mundial, da coordenação e das condições de trabalho, estão assegurados e com qualidade. Todos temos dúvidas sobre o rendimento desportivo e a competência do técnico. Por isso, repito que CQ será sempre um excelente coordenador, mas um treinador mediano.

No mundial de 2006, Scolari definiu como objectivo principal atingir os quartos de final do Mundial porque Portugal estava no 8.º lugar do ranking. Atingiu as meias-finais e ficou entre as quatro melhores. No Mundial de 2010, Portugal está em 3.º lugar do ranking…

BRUNA, A PROFESSORA

Bruna, professora de Mirandela de Actividades Extra Curriculares, vai ser o tiro mais certeiro da revista Playboy nacional. A revista vai vender como nunca, a "s'tora" despiu-se e foi despedida (pelos vistos) e arrancou uma nova actividade. Os miúdos vão ter de se contentar com a revista.
.
Fotos: Daqui

sexta-feira, 14 de maio de 2010

VIOLÊNCIA PROGRAMADA?

Comenta-se que existem movimentações em Lisboa, nomeadamente por parte das claques ligadas ao Benfica, para responderem à violência registada na última deslocação do clube da Luz ao Porto, na final da Taça de Portugal.

A ser verdade, esta situação merece reflexão urgente com medidas a condizer. Não é possível defender atitudes destas pela gratuitidade e irresponsabilidade dos actos violentos. Não é possível aceitar a presença de elementos do Benfica numa final de Taça em que o seu clube não está envolvido, com o objectivo único de gerar violência.

São estas atitudes que facilitam o trabalho de mentes separatistas que tanto investem no fim das finais do Jamor.

A FUNÇÃO PÚBLICA

A função pública é um sector que está sempre no fio da navalha quando as crises sufocam. Mas também põe-se a jeito. O Governo deu tolerância de ponto por causa da visita do Papa e a função pública decretou feriado com o encerramento dos estabelecimentos públicos. Feriado, mesmo para aqueles que nem viram o Papa pela televisão.

O PAPA

O Papa concluiu a visita a Portugal com um sorriso de satisfação. Confesso que este Papa não cativa tanta simpatia como o anterior, parecendo mesmo uma pessoa calculista com um sorriso cínico. Não transmite a ternura dos avós, nem a paz tranquila de um santo padre. No entanto, é inegável a sua capacidade política, a coragem de enfrentar os problemas e a visão de estado que tem da Igreja.

OH DOMINGOS TEM LÁ PACIÊNCIA

Domingos Paciência realizou um trabalho excepcional no SC Braga e merece todos os reconhecimentos pela campanha na Liga e pelo Vice-Campeonato. No entanto, já cansa e satura ouvir o seu discurso de calimero, de vítima e sobre a ausência de Vandinho. Não percebo mesmo a valorização excessiva daquele jogador quando todos contribuíram para o sucesso na sua ausência. Outra coisa, Domingos Paciência não ganhou nada esta época.

FÁBIO FARIA

Alguns críticos com alvos bem definidos vão largando umas alfinetadas a Carlos Brito por este não ter utilizado Fábio Faria no jogo da Luz, pelo facto do jogador já estar comprometido com o Benfica. Estes críticos, são os mesmos que criticaram Jorge Ribeiro quando este falhou a penalidade no Bessa. A função de um treinador vai muito para além do ruído das bancadas.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A ÚLTIMA JORNADA DE PAULO SÉRGIO

O Vitória de Guimarães falhou a Europa na última jornada e em condições normais Paulo Sérgio teria sido despedido, com ou sem indemnização. Acontece que o treinador vai acabar por sair, promovido para Alvalade e o Sporting CP ainda vai pagar a cláusula de rescisão.

SL BENFICA CAMPEÃO

O SL Benfica venceu o Rio Ave por 2-1 e conquistou o título nacional 2009/10. Uma vitória incontestável da melhor equipa do campeonato e da época. O SC Braga foi um digno vencido numa época de sonho e inultrapassável, digo eu. Digamos que o Benfica puxou o Braga para a sua melhor época e o Braga empurrou o Benfica para o título, considerando o histórico do campeonato, nomeadamente o último terço da competição.

Menosprezar ou diminuir este título é um insulto, e a nação benfiquista manifestou a sua satisfação por reconhecimento de mérito da sua equipa. Ao contrário, a insistência na vitimização deslustra uma campanha singular da equipa bracarense, que esteve à altura de um campeão.

Miguel Sousa Tavares disse um dia que se sentia muçulmano em Lisboa, por ser do Porto. O que poderão dizer os benfiquistas do Porto, que nem sequer têm direito a festejar o seu benfiquismo e um título que também lhes pertence.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

MANUEL ALEGRE

Há quem pergunte por que motivo me recandidato. Faço-o pela convicção de que Portugal precisa. Mas faço-o sobretudo a pensar nas gerações mais novas, frequentemente acusadas de desinteresse pela política”.
.
Manuel Alegre formalizou a sua candidatura ao cargo de Presidente da República. Nenhuma surpresa, trata-se de um objectivo de vida. Fez apresentação nos Açores. Surpresa nenhuma, dado que o amigo César tem Cavaco no goto. Abraçou todas as possibilidades de apoio e até estendeu o braço, não só a mão, para o apoio de José Sócrates.

Ajoelhou, vai ter que rezar.

terça-feira, 4 de maio de 2010

O DESPERTAR DO MONSTRO

O FC Porto venceu o SL Benfica por 3-1, no jogo em que os benfiquistas procuraram fazer a festa na casa do adversário e este tudo fez para que tal não acontecesse. Mesmo que para isso tivesse instalado um clima de guerra e intimidação que em nada beneficia o futebol e até envergonha a rivalidade.

Curioso é o facto do Benfica, mais uma vez, ter demonstrado que é na essência a alegria do povo. Quando ganha alegra uns, quando perde alegra o resto. Mesmo assim, empurrado por uma onda vermelha que assusta, permanece solitário no seu percurso para conquistar um campeonato onde todos se uniram para diminuir o impacto do sucesso considerando os efeitos que pode gerar.