terça-feira, 13 de outubro de 2009

O FUTEBOL ESTÁ A MORRER

Na última jornada do apuramento, Portugal vai decidir a viagem para os Playoff, ultima porta de acesso ao Mundial 2010. Só muito dificilmente Malta poderá impedir ou condicionar esta possibilidade.

Mas nestas coisas do futebol, há sempre alguma coisa que nos faz pensar que somos ingénuos. Argentina, França e Portugal, estão em risco de não participar no evento, facto que naturalmente preocupa a Comissão Organizadora do Mundial e não menos a FIFA que afinal vive disto. Afinal, Messi, Kun Aguero, Ribery, Benzema, Thierry Henry, Cristiano Ronaldo, Pepe e outros são valores individuais que não podem ser desprezados para o sucesso de uma grande competição.

Curiosamente, Joseph Blatter presidente da FIFA, saiu-se com esta brilhante tirada: “Um Mundial sem Messi e Cristiano Ronaldo não seria nenhum problema para a FIFA. Se eles não estiverem, vão acabar por surgir outras estrelas, tal como aconteceu nos outros mundiais”. Nada de anormal, caso não fosse um verdadeiro desvio das atenções, já que pouco tempo antes tinha tido o descaramento de informar que os Playoffs europeus teriam cabeças de série, depois de ter circulado que teriam um sorteio puro e duro. Não é por acaso que esta decisão surgiu depois de confirmada a possibilidade da França não conseguir o apuramento directo e estar sujeita aos caprichos de um sorteio puro e duro.

Da mesma forma, os croatas ou os ucranianos estão fulos porque desconfiam que a arbitragem do Dinamarca – Suécia, entregue a um espanhol, serviu para beneficiar Portugal dada as boas relações existentes entre os dois países face à possibilidade de organização conjunta do Mundial 2018. Da mesma forma a UEFA diz que vai denunciar o maior processo de corrupção "de todos os tempos".

Os seja, não há inocentes, mas uns são mais descarados que outros. Não sei se já repararam, mas por alguma razão é que os estádios estão a encolher e o público a dispersar.

Sem comentários: