domingo, 11 de outubro de 2009

UM SORRISO, FINALMENTE

A vitória da Dinamarca sobre a Suécia por 1-0, devolveu a Portugal a capacidade de depender apenas de si, mas condenou a possibilidade de encontrar o apuramento directo. Para quem já estava condenado, a selecção de Queiroz recuperou estatutos e possibilidades para estar presente no Mundial 2010. Para isso, precisa de vencer o jogo com Malta e enfrentar os caprichos do sorteio nos Play-off.

Portugal, cumpriu ao vencer a Hungria por 3-0, naquela que foi a primeira vitória em casa nesta fase de apuramento. É impressionante, como uma equipa com apenas uma vitória caseira ainda está na luta pelo apuramento.

Portugal que está a enfrentar finais consecutivas, depois de desperdiçar oportunidades, apresentou-se na “final” com a Hungria sem Pepe, sem Cristiano Ronaldo (20’ só para assustar), sem Tiago, sem Deco (jogou?), mas com Pedro Mendes (principalmente), com Simão (essencialmente), com Liedson (mais um chato que o resto) e a recuperação de uma equipa que nunca deveria ter sido desfeita como o foi em tempos românticos que apenas prejudicaram.

Não foi um jogo brilhante, mas foi um jogo eficaz, com objectivos concretos e atingidos. Foi um jogo de aplicação e de intenções em que pela primeira vez soltaram o sorriso de Queiroz, independentemente das “zangas” internas, nomeadamente entre Simão e Cristiano Ronaldo que Meireles tentou apaziguar.

Portugal voltou a ter as rédeas do jogo e isso é o mais importante.

Sem comentários: