quinta-feira, 24 de junho de 2010

MUNDIAL 2010 - 13.º DIA

Ao 13.º dia de competição, o apuramento de uma selecção africana, o Gana, e uma série de oportunidades conquistadas e desperdiçadas, em grupos onde ninguém estava afastado no início da jornada e onde a diferença de golos marcados e sofridos teve influência determinante.

No Grupo C, a Eslovénia partia em vantagem pontual para a última jornada (2 pontos de vantagem sobre os mais directos concorrentes) mas que não serviu para nada. A Inglaterra cumpriu obrigações ao vencer os eslovenos por escasso 1-0, resultado que permitiu ultrapassar o adversário na classificação e assegurar o apuramento. Para a Eslovénia restava aguardar que EUA não vencessem. No entanto, já nos descontos, a equipa de Donovan conseguiu o golo da vitória sobre a Argélia (1-0). Com esse resultado, os “gringos” não só afastaram a Eslovénia, como conseguiram o apuramento e ainda por cima, conquistaram o primeiro lugar do grupo. Impressionante e, cá para nós, os Estados Unidos nem precisavam de sofrer até ao fim, caso as equipas de arbitragem não anulassem golos limpos. A Argélia que se despediu do Mundial em último lugar no grupo, também podia ter aspirado ao apuramento se derrotassem os EUA por 2 golos. Coisas do futebol e dos regulamentos deste Mundial. Apurados: EUA e Inglaterra.

No Grupo D, a Alemanha acabou por satisfazer as expectativas ao vencer o grupo e o Gana por 1-0. Apesar da derrota inesperada contra á Sérvia, a formação de Low completou objectivos e contornou uma das surpresas da competição: O Gana. A formação africana de Rajevac, não só é grande surpresa do Mundial, como a melhor representante africana, até agora. Uma equipa jovem para assegurar o futuro, com organização, com futebol e muita ambição. No entanto, esteve quase fora do Mundial. No outro jogo do grupo, a Sérvia tinha todas as condições para continuar em prova, depois da vitória sobre a Alemanha e na expectativa de que esta venceria o Gana, bastava vencer a Austrália. Acontece que os Socceroos também dispunham das suas possibilidades e acabaram por vencer por 2-1. Com este resultado a equipa da Austrália só não foi apurada por ter perdido por 4-0 na primeira jornada. Os golos que fizeram a diferença. Apurados: Alemanha e Gana.

Nos oitavos-de-final: Alemanha vs Inglaterra e EUA vs Gana

Sem comentários: