sexta-feira, 25 de junho de 2010

MUNDIAL 2010 - 14.º DIA

Ao 14.º dia de competição, a Itália, Campeão do Mundo em título, foi para casa. Curioso o facto dos finalistas do Mundial de 2006, não terem passado da fase de grupos no Mundial de 2010. Tempos novos se avizinham.

No Grupo E, cabia a Dinamarca e a Japão decidirem a vaga disponível, mas com os dinamarqueses obrigados a vencer, considerando a diferença de golos. O Japão tomou a dianteira e a Dinamarca nunca mais lá chegou. Com uma vitória por 3-1, a equipa japonesa atingiu o principal objectivo e ultrapassou a fase de grupos. No outro jogo do grupo, a Holanda já utilizou Robben e voltou a não facilitar vencendo os Camarões, já sem qualquer hipótese, por 2-1. A segunda formação até agora a conseguir o pleno, depois da Argentina. Apurados: Holanda e Japão.

No Grupo F, á partida para a última jornada, todas as equipas tinham possibilidades de apuramento, mesmo considerando que o Paraguai estava em vantagem e a Eslováquia estava em último lugar e com a dificuldade acrescida de defrontar a Itália. O Paraguai não venceu, mas o empate 0-0 anulou as possibilidades da Nova Zelândia. Com isso, garantiu o apuramento e o primeiro lugar no grupo. Isto porque no outro jogo do grupo, a Itália voltou a desiludir. Itália que por pouco não conseguiu repetir 1982, onde conseguiu o apuramento com 3 empates e depois sagrou-se campeão. Neste jogo, a Eslováquia não tinha nada a perder e tudo a ganhar e… ganhou. Ganhou por 3-2, porque se empenhou e nunca desistiu de esgotar possibilidades, enquanto a Itália esteve sempre distante do “seu” jogo e da sua matriz. Os italianos sofrem sempre nas fases de grupo, mas depois disparam. Desta vez não sobreviveram e ficaram em último lugar. Apurados: Paraguai e Eslováquia.

Nos oitavos-de-final: Holanda vs Eslováquia e Paraguai vs Japão

Sem comentários: