sábado, 2 de janeiro de 2010

ACONTECIMENTOS DO ANO 2009

A minha escolha para os Acontecimentos do Ano 2009:

BARACK OBAMA PRESIDENTE DOS EUA
Muito mais que a eleição como 44.º Presidente dos EUA. Barack Obama concretizou o sonho “impossível” ao ser investido como Presidente de USA, com acréscimo de responsabilidades perante expectativas espelhados na figura do Prémio Nobel da Paz.

GRIPE A
Edgar Hernandez, de 4 anos, foi um dos primeiros a contrair a Gripe suína, na variante humana, depois denominada de Gripe A. Independentemente de tudo o resto, a preocupação está instalada.

AVIAÇÃO
Um ano negro e marcante para a aviação comercial. A Queda do Airbus A330 da Air France no Oceano Atlântico é a referência máxima do inexplicável, em ano de demasiados acidentes aéreos. No oposto, considere-se o poiso de outro Airbus A330 no Rio Hudson como um sucesso.
.
IRÃO
A reeleição de Ahmadinejad foi tudo menos pacífica. Ouviu-se um grito abafado de contestação que resultou em confrontos e conflitos adiados. O ayatollah Ali Khamenei, sacode pressões, constrói alvos de culpa, mas não disfarça preocupações. O Irão é um barril de pólvora… nuclear.

FAIXA DE GAZA
De um lado, o povo palestiniano, mártir das suas próprias politicas e convicções. Sofrido, fracturado e fraccionado. Sem rumo, carregado de marcas, mágoas e ódios. Utilizado, disponível e crédulo. Movido pela cólera e pela insuficiência. Refém da sua condição. Do outro lado, o povo israelita, enclausurado em sua casa a cumprir prisão perpétua, sem culpa formada ou crime julgado. Encerrado e cercado por hostilidades, sobrevivente em causa própria. Inteligente, musculado e reactivo. Um corpo estranho em terra estranha. Gerador de ódios e prisioneiro da sua condição. Um conflito permanente que alimenta muitos conflitos e muitos deles laterais aos próprios povos.

A GUERRA DO GÁS
Ucrânia e Rússia no caminho do gás. Um deles produz, o outro distribui e o litígio político e comercial, com múltiplas ramificações, não deixam de preocupar a cadeia de dependências do gás russo. A instabilidade em permanência.

BERNARD MADOFF
Um mágico sem artes de magia que conduziu à maior fraude financeira de sempre e por isso condenado a 150 anos de prisão.


A FACE OCULTA DO FREEPORT
Casos não explicados, não concluídos e com evidentes explorações que envolvem de alguma forma o nome de José Sócrates, o primeiro-ministro que conseguiu a reeleição, mesmo perdendo a maioria absoluta. Problemas sociais, económicos, financeiros, judiciais, na saúde e na educação, estarão sempre ligados à liderança de José Sócrates. O Homem que mistura perseverança com teimosia, prepotência com confiança, eficiência com ineficácia, estimativas com resultados. E desconfianças como a Face Oculta do Freeport.



MORTE DE MICHAEL JOSEPH JACKSON
Morreu, aos 50 anos, o maior fenómeno individual da música pop, a seguir a Elvis Presley. O fenómeno da música e das excentricidades. O fenómeno de “Thriller”, o inventor do Moonwalk e o expoente da globalidade.


CIMEIRA DE COPENHAGA
Quando todos esperavam pouco da cimeira mundial sobre o ambiente e do combate às alterações climáticas, os países mais poluentes conseguiram confirmar as expectativas e acrescentar mais preocupações. Apenas se viu Moonwalk sem Michael Jackson.
.
Fotos: Google Imagens

Sem comentários: