sábado, 30 de janeiro de 2010

EFICÁCIA E ESTRELINHA

Tenho de dar os parabéns às três equipas. O Sporting teve muita posse de bola e nós fomos muito sólidos. Quisemos dar a iniciativa de jogo ao Sporting, pois sabemos que os seus laterais são desequilibradores. Foi pena não termos estado tão bem nas nossas transições. Mas foi um jogo sólido de parte a parte.”
Domingos Paciência in Mais Futebol

O Sporting de Braga venceu o Sporting CP por 1-0, cimentou a liderança e colocou a equipa leonina muito distante da candidatura. Pode dizer-se que dois remates, com desvios, fizeram a diferença: o de Paulo César entrou, o de Miguel Veloso não entrou. O resto foi jogo jogado, estratégia, envolvimento e atitude. Uns defenderam melhor que os outros atacaram e venceu a eficácia. Como nota, o facto do Sporting CP ter domínio territorial na maior parte do tempo, mas esquecer-se que quem não remata não consegue marcar golos.

Domingos Paciência continua a revelar capacidades, não só pelas vitórias e pelo momento do Braga, mas pelos planos estratégicos. Ao contrário dos jogos com o FC Porto e SL Benfica em que optou por um esquema de marcação alta para evitar conflitos na retaguarda, neste jogo optou por armadilhar o jogo do Sporting, concedendo iniciativa, desafiando o adversário a subir no terreno, para depois matar o jogo nas transições e na exploração dos flancos subidos. Apostou e ganhou, mais na eficácia defensiva do que no aproveitamento das transições.

Sem comentários: