
quinta-feira, 30 de abril de 2009
ESPECULAÇÃO

EVANGELISTA E HERMÍNIO

“É uma vergonha. Esta proposta escancara as portas aos incumpridores e vem facilitar ainda mais a vida àqueles que não querem cumprir as regras. É inaceitável. A Liga deu a entender que ia erradicar este fenómeno, mas está a pactuar com ele”.
Joaquim Evangelista
Apesar das ameaças e da proclamação de uma nova era no futebol português, Hermínio Loureiro continua refém dos clubes que suportam a Liga. A proposta que a Direcção pretende fazer aprovar não coincide com o discurso de Hermínio Loureiro e parece óbvio que este procura evitar uma derrota comprometedora na Assembleia.
Joaquim Evangelista evidencia a sua revolta com a posição desviante da Liga e caracteriza Hermínio Loureiro: “Tem de haver seriedade e Hermínio Loureiro é uma desilusão. Enquanto político tem habilidade, mas, ou se dedica ao futebol de forma séria ou então os próprios clubes não o levam a sério”.
Por incrível que pareça Hermínio Loureiro está a criar anti-corpos nos dois lados da barricada, isto independentemente das reacções que apenas confirmam cenários.
terça-feira, 28 de abril de 2009
GRIPE SUÍNA SEM PORCOS

Pedro Simas in DN
No intervalo entre alertas e alarmes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já passou de 3 para 4 o nível de alerta (num máximo de 6) do sistema implementado. De vez em quando e de repente, aparecem focos de infecções que podem gerar pandemias que ninguém consegue explicar, possivelmente, porque não derivam da natureza.
SOARES FRANCO DE REGRESSO?

MÁRIO SOARES E A DESCOLONIZAÇÃO

Mário Soares in Sol
Definitivamente, recuso-me a fazer comentários sobre uma afirmação que tantos comentários merecia, mas que o seu autor não. Por uma questão de ponderação e respeito que o autor nunca revelou, revela ou revelará.
VITAL MOREIRA

PAULO RANGEL

segunda-feira, 27 de abril de 2009
FERNANDO SANTOS E O PAOK

AS DUAS CARAS DO BENFICA

O Benfica venceu mas ainda padece da quiquefobia, porque ele ainda está no banco e nunca se sabe o que poderá fazer a seguir. Viu-se isso neste jogo quando começou a atrapalhar os jogadores. Apetece dizer que a equipa jogou a primeira parte e Quique a segunda.
SOMAR E CONTAR

O interessante, no entanto, foi não perceber a decisão de Carlos Cardoso ao retirar de campo os dois melhores jogadores do Vitória (Que por acaso estão emprestados pelo FC Porto), para perder as virtudes da equipa e colocar-se a jeito para a derrota, possivelmente, inevitável.
UM SANTO HERÓI OU HERÓI SANTO

D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável e Frei Nuno de Santa Maria, foi canonizado pelo Papa Bento XVI como São Nuno de Santa Maria. Acima de tudo uma figura relevante da História portuguesa e da independência da nação que completou o seu caminho na partilha com os mais desfavorecidos.
domingo, 26 de abril de 2009
QUEM PARA OS PALANCAS?

Por outro lado, fala-se em Manuel José. Aí sim, parece haver alguma viabilidade. Não se trata de uma questão de estatutos, mas de competências e proximidades. Para Manuel José seria um desafio interessante, porque tem competência, trabalha no continente africano há tempo suficiente para conhecer realidades, é um treinador de sucesso no continente, tem proximidades culturais e históricas e encaixa em qualquer perfil exigível.
Resta saber, antes de tudo, se Manuel José está disponível para trocar novos desafios por desafios novos. É que não é bem a mesma coisa.
REMÉDIOS

In Diário de Noticias
É a estatística. A comida portuguesa para aconchegar o estômago, antes, durante e depois do jogo; a bebida para acompanhar antes, durante e depois; fumar nos intervalos para descontrair; discutir o jogo antes, durante e depois; as arbitragens, antes, durante e depois; os insucessos acumulados em discussões estéreis; a vida depois do antes, durante e depois do jogo. Isto repetido de forma sucessiva ao longo dos tempos, só pode resultar nisto: Remédios.
SPORTING RESOLVEU

Numa fase de decisões, nenhum dos grandes tem lençol mais curto, facto que releva a resposta que o plantel tem conseguido dar. Liedson voltou a decidir e o resto resolveu-se. Quanto ao Estrela, ressalta a tranquilidade do jogo e a capacidade de atrapalhar. Afinal de contas, não tem pressões nenhumas, nem desportivas nem financeiras, é o jogar por jogar, por vontade própria sem consequências de maior.
TELMA DE OURO RECUPERADO

O CASTIGO DE PEPE

Jorge Valdano in A Bola
O jogo estava difícil de contornar, com 2-2 e o tempo a fugir, e a esperança do título também, uma jogada em contra-pé, um toque para desequilibrar que desequilibrou e uma penalidade que deitava tudo a perder e com o “peso” da responsabilidade ter um nome. Descontrolo total e sem ninguém para o “puxar” para a realidade. Curiosamente, a penalidade é falhada e o Real ainda chega á vitória. 10 jogos para punir tamanho descontrolo e para servir de exemplo. Pepe não merecia o que Pepe fez. Talvez seja o pecado de se envolver em demasia no jogo.
sábado, 25 de abril de 2009
FAZER 25 VALER A PENA

Presidente da República Cavaco Silva
Um discurso à medida da figura de estado, com equidistância e abrangência, responsabilização e esperança, objectividade e actualidade. Manuel Alegre classificou o discurso presidencial como um “Bom exercício democrático”, facto demonstrativo dos méritos das observações. Manuel Alegre disse ainda algo mais importante: “O Presidente da República não tem que ser a bengala do Governo nem chefe da oposição”.
35 ANOS DE 25 DE ABRIL

sexta-feira, 24 de abril de 2009
SPORTING ANDANDO

Soares Franco que “rasgou um contrato” com a Sagres para assinar pela SuperBock e vai deixar um conflito para outro resolver. A não ser que já esteja resolvido por via da Unicer. Em Alvalade, tudo como dantes.
OS DINHEIROS DO ESTRELA

No entretanto, o Estrela da Amadora, já conseguiu dinheiro para pagar ao Belenenses e para pagar os seguros atrasados, em datas limite, mas não conseguiu dinheiro para honrar compromissos que tem com aqueles que mais merecem e mais têm feito em nome do Clube. Na loja do futebol, os produtos expostos não merecem consideração, desde que a fachada resista e o reclamo continue apelativo.
QUANDO PC SE CONFUNDE COM FCP

Pinto da Costa celebrou, com a inauguração do Pavilhão Dragão Caixa, 27 anos de serviços prestados ao FC Porto, com marcas irrepetíveis. Independentemente das vias, caminhos, percursos e dos longos dias de discussão, Pinto da Costa será sempre o Dirigente de maior sucesso do futebol português e estará, seguramente, entre os melhores a nível mundial. Só Pinto da Costa poderá repetir o que Pinto da Costa fez pelo FC Porto.
CASTORES VÃO AO JAMOR

O que interessa é que os castores foram à Madeira eliminar o Nacional, já com as malas feitas para o Jamor, e asseguraram um lugar na história. Aqui fica o registo.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
terça-feira, 21 de abril de 2009
DISCUTIR O ESSENCIAL

Jesualdo Ferreira
"Continuamos a discutir coisas que tem interesse relativo em vez das questões essenciais. Não há trabalho de casa, não há projecto futuro, não há nada. Toda a gente tenta fazer o melhor, mas não há estratégia para resolver os diversos problemas".
Jesualdo Ferreira
"Temos quinze horas semanais de programas televisivos sobre futebol. 80% são conversas parciais sobre arbitragem. É esta a discussão do futebol. Vão às grelhas das televisões e façam as contas. A grande discussão não é o essencial.”
Jesualdo Ferreira
Realmente o futebol português precisa de um debate, para se discutir o essencial. Acontece que isso não dispara audiências, nem motiva conversas. No entanto, quando se fala em impedir a participação de equipas devedoras, aparece sempre alguém a defender o contrário e de forma a cativar os flashes, porque é mais fácil falar contra alguém do que fazer alguma coisa a favor.
MENOS CLUBES, MAIS DO RESTO

Não sei que tipo de receitas tem o Estrela, mas há a certeza que não paga nada a ninguém. Assim, só pode ser colocada uma questão: “O que é que o Estrela anda a fazer na Liga?”
Há um dirigente a fazer greve de fome porque empenhou bens pessoais em matérias colectivas, que agora vai ter de se responsabilizar. Não se discutem as intenções e a honestidade da pessoa, mas sim confirmar que o futebol já não vai lá com “messias”, “carolas” e “comendadores”. O futebol é um rolo compressor que apenas poupa os habilitados e, os clubes que não têm capacidade para alimentar sonhos, correm o risco de gerar pesadelos.
JORGE MIRANDA COM JUSTIÇA

In TSF
Independentemente dos contornos de um processo que merecia uma atenção diferente por parte das forças políticas, nomeadamente do PS e do PSD, e apesar das simulações, rasteiras, aproveitamentos, penalidades não assinaladas e jogadas em fora-de-jogo, que só a política consegue ensinar ao futebol, acho que Jorge Miranda é um excelente candidato. Aliás, Jorge Miranda não merecia ver-se envolvido nestas jogadas de bastidores. Curioso é o facto de ainda não ter batido com a porta, mesmo antes de entrar.
DEMI MOORE


segunda-feira, 20 de abril de 2009
AZ DE VAN GAAL CAMPEÃO


ENFIM NO BONFIM

Parece que depois de terem entregue os seus destinos ás mãos de Quique, a equipa parece ter decidido tomar em mãos os seus próprios destinos. Como Quique não atrapalhou e o adversário ajudou, o resultado apareceu, mesmo que em números reduzidos perante tamanha diferença.
ASSINAR O PONTO

domingo, 19 de abril de 2009
BASEBALL

LEÃO ACOSSADO

Considerando as limitações do plantel disponível e o grau de dificuldade que o jogo oferecia, o Sporting deu uma resposta de espírito de sacrifício, capacidade de sofrimento, determinação e vontade de contornar qualquer obstáculo.
O Vitória de Guimarães, depois de inaugurar o marcador chegou a oferecer a ilusão de poder dobrar a disponibilidade e os melhores argumentos do Sporting, mas revelou insuficiência para impedir o último fôlego do leão acossado.
Do jogo retenho ainda que Paulo Bento e Bruno Paixão têm contas a ajustar e que Ronny reclamou mais direitos.
CHELSEA DE DROGBA

Como dizia Romário, treinador bom é aquele que não atrapalha. Scolari atrapalhou-se ao não reconhecer a importância de Drogba.
sábado, 18 de abril de 2009
RESTA A OUTRA VIA

OU UMA COISA OU OUTRA

sexta-feira, 17 de abril de 2009
APENAS, UCRÂNIA E ALEMANHA

TODA A GENTE SABE, LÉO

Léo in Antena 1
Que Léo tinha saído do Benfica, não por razões familiares, mas por causa de Quique, já toda a gente sabe. Que Léo estava a fazer parte do problema não da solução, também toda a gente sabe. Que as afirmações de Léo não podem ser corroboradas pela maior parte dos jogadores e dirigentes, por questões óbvias, isso também toda a gente sabe.
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Á DISTÂNCIA DE UM REMATE

Por causa disso, o futebol português viu escapar mais uma oportunidade de estar presente entre as 4 equipas mais importantes da Europa. Entre o sonho e o pesadelo resta o conforto de mais uma presença de mérito e mais uma vez, através do FC Porto.
Agora, ficam Arsenal vs Manchester e Barcelona vs Chelsea, para discutirem o acesso á final. Curiosamente, com a possibilidade de se repetirem as finais de 2005/06 (Barcelona/Arsenal) e de 2007/08 (Manchester United/Chelsea) ou nenhuma delas.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
O MANGUITO

Esperemos que a equipa não acuse a ausência.
O DISCURSO DE FILIPE VIEIRA

Aliás, não se percebe muito bem a razão da conferência de imprensa, se ela apenas serviu para ler um comunicado a dizer que está tudo bem. Ninguém poderá colocar em causa o trabalho desenvolvido por Filipe Vieira, mas se calhar já lhe faltam argumentos para conseguir alterar o discurso.
Bem vistas as coisas, está alguma coisa a correr mal?
A ESSÊNCIA DO FUTEBOL

OBAMA NO PEDAÇO

Para complicar surgiu agora a notícia que Barack Obama, escreveu uma carta a Joseph Blatter a declarar o seu apoio à candidatura norte-americana na organização do Mundial de 2018 ou de 2022. Considerando o efeito Obama na actualidade, é bem possível que Blatter até se esqueça da Inglaterra e da Rússia, as suas predilectas.
Já fiz referência aqui, que Madaíl deve ponderar seriamente as intenções antes de investimentos condenados ao fracasso.
terça-feira, 14 de abril de 2009
O PROBLEMA DA REPETIÇÃO

Luís Filipe Vieira empenhou dinheiro e confiança em Rui Costa. Rui Costa empenhou confiança em jogadores e em Quique Flores. Quique Flores não empenhou coisa nenhuma e acabou com o dinheiro e a confiança de todos.
Na altura em que o Benfica mais precisa de ponderar as apostas e mudar de treinador para rendibilizar a equipa, mesmo porque em ano de eleições, aparece o fantasma e a consciência dos erros dos despedimentos, para insistir no maior erro que já treinou o Benfica, desde Artur Jorge ou na esteira de Ebbe Skovdahl ou Tomislav Ivic.
O AVISO DA ARBITRAGEM

Comunicado da APAF
Este é o conteúdo do ponto 3 do comunicado da APAF, após reunião de quadros, relativamente ao momento que atravessa a arbitragem. Nota-se que Luís Guilherme é o novo presidente da APAF, tal como se nota o cansaço de ser saco de pancada para erros próprios e alheios.
Da mesma forma, os árbitros estão sujeitos aos procedimentos que requerem?
PORTUGAL VENCE MONTREUX

A equipa de Luís Sénica mantém o percurso de recuperação hóquei nacional, desta vez num torneio internacional que dispensa apresentações. É necessário cimentar o espírito de conquista e reforçar o hábito de vitória.
NACIONAL DE NENÉ NA TROFA CAMPEÃ
