domingo, 19 de julho de 2009

II JOGOS DA LUSOFONIA (2)

Portugal e Brasil têm grandes responsabilidades nestes jogos da lusofonia e é inconcebível que não apresentem equipas masculinas e femininas em todas as modalidades. Há países mais pobres que com grandes dificuldades se fazem representar nestes jogos, que fizeram grandes esforços para isso. Penso que o Comité Olímpico de Portugal e o Comité Olímpico do Brasil deviam repensar e reflectir sobre o facto de não estarem representados ao mais alto nível em todas as modalidades. Isto é uma causa que toca a todas as nações. (…) Se estes jogos envolvessem dinheiro haveria aqui muito mais atletas. (…) Estes jogos deviam ser festa da união e da língua, por isso, os pavilhões deviam estar cheios e não é isso que se vê…
Miguel Maia

Posto isto, a competição vai-se valorizando por si, com a natural supremacia de brasileiros e portugueses, mas também com algumas surpresas que incentivam o crescimento.

No Atletismo, domínio de portugueses e brasileiros, mas com registos extras como a medalha de bronze de Adimida de Sousa de São Tomé e Príncipe nos 800 m femininos; A medalha de Ouro de Wijekoon do Sri Lanka nos 1500 m; A medalha de Bronze de Kurt Leonel Couto de Moçambique nos 400 m barreiras e de Mudiyanselange do Sri Lanka nos 400 m femininos.

No Futsal, o Brasil venceu Portugal por 2-0 e levou o Ouro. Angola ficou com o Bronze ao derrotar por 6-1 a Guiné Bissau.

No ténis de mesa, Portugal e Brasil dividiram triunfos e apenas Macau se aproximou.

No Taekwondo, as provas foram muito mais disputadas, com registo para a vitória de Eloy Boa Morte de São Tomé e Príncipe que levou o Ouro nos – 80 Kg.

Sem comentários: