quarta-feira, 8 de julho de 2009

RUI COSTA E PINTO DA COSTA

O Benfica nunca procurou nem procura contratar jogadores para não irem para o F.C. Porto ou porque o F.C. Porto está interessado neles”(…) “O Benfica contrata os jogadores que entende serem necessários para o plantel, independentemente de F.C. Porto, Sporting ou outro clube. Não andamos atrás de jogadores referenciados ou apalavrados por outros clubes. Precisamos de jogadores que queiram o Benfica”.
Rui Costa

Já mencionei isso aqui no blog e é um facto evidente: O SL Benfica é uma obsessão de Pinto da Costa, mas não só. O FC Porto, não disfarça os seus objectivos e estratégias:

Criou uma organização mecanizada movida a devoção.
Investe como ninguém em jogadores e é recompensado por isso.

Mantém um controlo apertado ou pressão alta sobre os órgãos de decisão do futebol, nomeadamente disciplina e arbitragem (Por isso é que Hermínio Loureiro e Ricardo Costa são alvos a abater).

Mantém uma carteira de amizades agradecidas e desenvolve a cultura do medo. A eterna discussão sobre como provar corrupção, coacção, influências e abusos de poder. Toda a gente já viu que há diversas maneiras de impor o “condicionamento voluntário”. O Vitória de Guimarães é o exemplo mais recente e serviu de aviso à navegação: “Quem não está comigo, está contra mim”.

Em matéria de condicionamento voluntário, a politica de contratações e empréstimos não é mais do que opção estratégica. O FC Porto tinha em 2008, 30 jogadores emprestados em clubes estrategicamente escolhidos. Mais uma vez, o Vitória de Guimarães serviu de exemplo e um aviso à navegação, quando perdeu jogadores emprestados precisamente para o seu adversário directo.

O Benfica é um caso especial. É o alvo motivacional, o motivo de coesão, o porto seguro de recuperação anímica. Como já referi anteriormente, para além de ser um portista convicto, Pinto da Costa é um anti-benfiquista por convicção. Aliás, divide na mesma proporção os sentimentos pelos dois clubes.
Com isso, tudo o que puder fazer, contribuir ou colaborar para “derrotar” ou “esvaziar” possibilidades ao Benfica, Pinto da Costa está sempre disponível.

É com isto que Rui Costa vai ter de contar sempre.

1 comentário:

rui disse...

lol



RuiBonga