sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ESTE SPORTING DEVE EXPLICAÇÕES

O Sporting CP venceu o Everton por concludentes 3-0 e conseguiu o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa, onde vai defrontar o Atlético de Madrid. O Everton foi castigado por ter menosprezado as capacidades leoninas.

Os melhores registos da época para os leões aconteceram nas provas europeias e, na esteira do jogo efectuado na primeira-mão desta eliminatória, a equipa voltou a encontrar-se. Este jogo e o sucesso da operação explicam os níveis de motivação para este tipo de competição que conduzem à superação da condição da equipa. Evidentemente que a “montra” europeia é uma das razões, mas falta explicar os motivos da diferença de comportamento entre provas nacionais e internacionais.

Esta situação aconteceu com Paulo Bento e repete-se com Carlos Carvalhal. Facto que obriga os jogadores a respostas consistentes. Não é por acaso que já se tenham ouvido gritos de revolta, em razão do empenhamento, vindos do interior do balneário. Sinceramente, não sou grande apreciador de Carlos Carvalhal, mas também tenho de reconhecer que a sua responsabilidade é reduzida em matéria de atitude e empenho. Talvez a falta de competitividade interna e a falta de uma cultura de exigência possam “explicar” muita coisa.

Está confirmado que no Sporting CP ainda faltam concretizar determinadas tarefas, nomeadamente ao nível do comportamento competitivo e profissional. Já agora, foi um grande jogo, uma vitória enorme para os adeptos e para o futebol português.

Sem comentários: