quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A MARCHA DOS DESCONTENTES

Uma vigília pela verdade desportiva motivou cerca de 300 adeptos, sobretudo do FC Porto, a juntarem-se em frente à sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), no Porto."
In Público

"Este campeonato é o campeonato das toupeiras, resolvido nos túneis. Querem estragar os relvados. A verdade desportiva está alterada. E os adeptos devem manifestar-se".
Rui Moreira in Público

A força da vontade e a vontade de fazer força. Estes manifestantes, independentemente de razões e motivos, nomeadamente de alguns e obviamente contra um, estão mal habituados. Estão habituados a anos de impunidades e controlo absoluto de associações, comissões, conselhos e bastidores do futebol português.
.
O sinal não é de revolta, mas de perda de domínio territorial. A revolta não é por Hulk ou por outros Hulk’s, mas pela "porcaria" de fazedores de justiça que tiveram a ousadia de equilibrar a balança e aplicar os regulamentos que os clubes aprovam para castigar adversários.

Para isso, é preciso inverter a situação entre perseguidos e perseguidores (a dúvida de saber quem persegue quem, tal como a dúvida de conviver com os rigores da legalidade), tal como é necessário distorcer cenários para regressar ao PASSADO. Primeiro era preciso anular as “escutas” para não validar acusações, depois é preciso anular “agentes desportivos” para não validar agressões. O problema, é que já não é possível pegar no telemóvel e mudar cenários. Até quando?

1 comentário:

Dylan disse...

O futebol português começa a cair no ridículo aos olhos do Mundo. Agora já são convocadas conferências de imprensa por jogadores com vista a pressionar as instâncias desportivas nacionais, nomeadamente o Conselho de Disciplina da Liga. O capitão - com dificuldades de dicção naquilo que lhe sobra em virilidade - dá lugar à voz do sub-capitão, com alta deficiência cognitiva. A reunião de meninos de coro transforma-se numa espécie de mensagem separatista basca, branqueando a violência e o facto de que, nas últimas três temporadas, dos três clubes grandes, o FC Porto ter sido o menos penalizado pela Liga. A turba - constituída maioritariamente por beneficiários do rendimento social de inserção da cidade do Porto e arredores -, instigada pelo corneteiro de Ermesinde e pelo putativo futuro candidato à presidência do FC Porto, manifesta-se em frente à sede da Liga de clubes pela "verdade desportiva" sem saber de um pequeno pormenor: vêm com 30 anos de atraso...!

http://dylans.blogs.sapo.pt/