domingo, 7 de fevereiro de 2010

OLEGÁRIO BENQUERENÇA

A Arbitragem portuguesa regressa aos grandes palcos com a nomeação de Olegário Benquerença para o Mundial 2010. Contam-se pelos dedos as nomeações de Árbitros portugueses para os grandes eventos, nomeadamente para os Mundiais. Olegário vai ter a responsabilidade de representar o país e de fazer afirmar a capacidade da nossa arbitragem, esquecendo-se por momentos do clima excessivamente pesado que envolve o sector em Portugal.

Por outro lado, não se livra de mais do mesmo, considerando que clubes, associações e federações não encaram com actualidade as novas tecnologias, porque preferem eleger o erro como parte do jogo e o Árbitro como desculpa para o erro.

Para Olegário Benquerença, Bertino Miranda e José Manuel Cardinal recupero um post que coloquei aqui a 24 de Julho de 2008:

"A Equipa de arbitragem é a única equipa que é assobiada em qualquer jogo, antes do jogo começar. A Equipa de arbitragem não tem jogos fora ou em casa, joga sempre fora. Ainda por cima, a classificação do seu campeonato está dependente da avaliação de outros que não correm os mesmos metros, nem sofrem os mesmos sofrimentos. O Arbitro é o único elemento de um jogo de futebol que tem de manter o mesmo nível de concentração, estabilidade emocional, lucidez de avaliação, sobriedade de análise e capacidade de decisão, de forma objectiva, durante todo o tempo de jogo, inclusive nas paragens do mesmo.
O Arbitro é o único elemento de um jogo de futebol que tem de estar presente em todas as jogadas desenvolvidas durante o jogo. O Arbitro é o único elemento de um jogo de futebol que tem de analisar e validar indicações dos elementos da sua própria equipa. É o único elemento que é vigiado pelo vídeo e que dele não tira qualquer partido. O Arbitro é o único elemento de um jogo de futebol que não merece o benefício da dúvida. Aliás a única dúvida é o nível de corrupção a que foi sujeito. O Arbitro é o único elemento de um jogo de futebol que só é reconhecido quando não se fala dele.
"

Sem comentários: