domingo, 31 de janeiro de 2010

PORTUGAL DE HONRA NO FUTSAL

A Espanha conquistou o Campeonato da Europa de Futsal 2010 ao vencer Portugal, na final, por 4-2. Normal para quem conquista o 5.º titulo europeu e o 3.º consecutivo. Anormal foi a prestação da equipa portuguesa. Sem poder contar com o contributo de Ricardinho, sem poder contar com uma preparação adequada para o evento, sobrevivendo com a teimosia de Orlando Duarte, juntando uma fase de grupos bastante sofrível, a selecção portuguesa desbravou o caminho da sua história nos europeus do futsal.

Assistiu a queda da Itália e da Ucrânia, investiu tudo na eliminatória com a Sérvia (5-1), afastou o fantasma do Azerbaijão (ou Brasilaijão) nas penalidades da sorte e conquistou o direito de estar na final para disputar o desafio supremo e inédito. A Espanha está distante, mas Portugal conseguiu encurtar distâncias e perder com dignidade. Pedir mais, seria quase impossível.

sábado, 30 de janeiro de 2010

EFICÁCIA E ESTRELINHA

Tenho de dar os parabéns às três equipas. O Sporting teve muita posse de bola e nós fomos muito sólidos. Quisemos dar a iniciativa de jogo ao Sporting, pois sabemos que os seus laterais são desequilibradores. Foi pena não termos estado tão bem nas nossas transições. Mas foi um jogo sólido de parte a parte.”
Domingos Paciência in Mais Futebol

O Sporting de Braga venceu o Sporting CP por 1-0, cimentou a liderança e colocou a equipa leonina muito distante da candidatura. Pode dizer-se que dois remates, com desvios, fizeram a diferença: o de Paulo César entrou, o de Miguel Veloso não entrou. O resto foi jogo jogado, estratégia, envolvimento e atitude. Uns defenderam melhor que os outros atacaram e venceu a eficácia. Como nota, o facto do Sporting CP ter domínio territorial na maior parte do tempo, mas esquecer-se que quem não remata não consegue marcar golos.

Domingos Paciência continua a revelar capacidades, não só pelas vitórias e pelo momento do Braga, mas pelos planos estratégicos. Ao contrário dos jogos com o FC Porto e SL Benfica em que optou por um esquema de marcação alta para evitar conflitos na retaguarda, neste jogo optou por armadilhar o jogo do Sporting, concedendo iniciativa, desafiando o adversário a subir no terreno, para depois matar o jogo nas transições e na exploração dos flancos subidos. Apostou e ganhou, mais na eficácia defensiva do que no aproveitamento das transições.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

TÚNEIS DE GENTE

"1)- Sport Lisboa e Benfica-Futebol SAD violou os deveres consignados pelo artº 18.º, n.ºs 1, 2 e 5, do RC, e, dessa forma, praticou a infração disciplinar leve "da inobservância de outros deveres" previsto e punido pelo artigo 99.º do RD com multa de 250 euros e 2.500 euros.
.
2)- Givanildo Vieira de Sousa (Hulk), jogador do FC Porto Futebol SAD, praticou a infração disciplinar muito grave "agressão sobre interveniente com direito de acesso ou permanência no recinto desportivo" p. e p. pelo artigo 115.º, n.º 1, al. f) do RD com suspensão de seis meses a três anos e multa de 2.500 a 7.500 euros.
.
3)- Cristian Iounur Sapuranu, jogador do FC Porto Futebol SAD, praticou, em concurso efectivo, duas infrações disciplinares muito graves de "agressão sobre intervenientes com direito de acesso ou permanência no recinto desportivo" p. e p. pelo artigo 115, n.º 1 al. f), do RD com suspensão de seis meses a três anos e multa de 2.500 a 7.500 euros, devendo as penas de multa a aplicar a este arguido ser acumuladas entre si e com outra penas (art 49, n.º 2 do RD) e as penas de suspensão acumuladas nos termos do art. 49, n.º 1, al. b) do RD
."
.
A vergonha não é dos túneis, mas de quem os frequenta. O histórico do “túnel da luz 2009”, sim porque há o “túnel da luz 2008”, começa com nada e acaba com tudo. Antes de tudo, é preciso agilizar processos para não prejudicar ninguém. A suspensão preventiva de Hulk e Sapunaru e a demora processual apenas tem justificação se o juízo final considerar o tempo de suspensão. No futebol, onde os minutos contam, é difícil aceitar tanto tempo de espera, mesmo considerando os imperativos e análise do processo, para chegar uma decisão.

É necessário recordar que no julgamento deste caso, não deverão ser consideradas as imagens recolhidas (Não sei para que motivo deverão ser instaladas as câmaras de vigilância), apenas os relatórios e testemunhos. O instrutor do processo considera a existência de um confronto verbal entre o responsável pelos stewards em serviço e o responsável de segurança do FC Porto que terá despoletado toda a situação.

Quem terá tirado a cavilha da granada será difícil comprovar. Comprovado está que o Benfica negligenciou a segurança para evitar a situação e que os dois jogadores do FC Porto foram apanhados a agredir os stewards. O documento não diz se os seguranças responderam. Tal como não define o papel dos stewards como agentes de jogo.

No fundo, uma embrulhada que todos tentam tirar proveito. O túnel é uma via e neste caso uma arma. Certo é que quem atirou a primeira pedra para este charco, escondeu a mão e procura inverter situações. Num jogo sem inocentes, há uns mais culpados do que outros.

sábado, 23 de janeiro de 2010

GUERRA ABERTA NO VALE TUDO

Como tenho feito referência, estão abertas as hostilidades. Na sequência da ameaça de Pinto da Costa em apresentar revelações que iriam abalar o futebol português e de posteriormente ter reclamado a instituição de um Apito Encarnado, surgiram na net as escutas relacionadas com o Apito Dourado. Convenhamos que o responsável não será adepto do FC Porto ou do Boavista.

Mesmo a propósito, surgiram agora imagens, divulgadas pela Lusa, de incidentes no túnel da Luz na época passada, que de algum modo vem ajudar a tese de defesa do FC Porto que suporta a figura de “provocação e intimidação” no caso do túnel da Luz, nesta época. Convenhamos que o responsável não será adepto do Benfica.

O curioso é que voltamos a assistir a cenas de confronto, sem perceber os motivos e o início das atitudes, mas apenas reacções. Por acaso até não abonam a favor do plantel do Dragão em termos comportamentais e de controlo, sejam quais forem as razões. Aliás, este vídeo tem a faculdade de promover qualquer tipo de interpretação. Da mesma forma que se compreende o lançamento deste vídeo nesta altura, que não foi necessário lançar em 2008. Possivelmente, um tiro falhado.

Todos podemos concluir que o verdadeiro futebol não se discute nas 4 linhas, mas nos bastidores. Isto há já algum tempo. Depois não se queixem dos estádios lotados de vazio.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ESCUTAS DO APITO (8)

ESCUTAS DO APITO (7)

ESCUTAS DO APITO (6)

ESCUTAS DO APITO (5)

ESCUTAS DO APITO (4)

ESCUTAS DO APITO (3)

ESCUTAS DO APITO (2)

ESCUTAS DO APITO (1)



Várias escutas de Pinto da Costa e António Araújo.

A CASA DOS HORRORES: ALVALADE

Em Alvalade não há reforma para a instabilidade. Agora foi Liedson e Sá Pinto que se envolveram em cenas de pugilato por causa do lance que originou o segundo golo do Mafra. Independentemente das razões e das consequências, já tinha escrito que a nomeação de Sá Pinto se revestia de riscos e que Bettencourt talvez não tivesse equacionado as consequências. Uma coisa é certa: alguma coisa vai ter de mudar.
.
Actualização
.
A direcção do Sporting aceitou o pedido de demissão de Sá Pinto e decidiu instaurar um inquérito para apurar responsabilidades. Não se conhecendo ainda, em concreto, as causas do sucedido, não restava alternativa a Sá Pinto do que a opção adoptada. Liedson tem um peso diferente no clube e a sua continuidade iria gerar conflitos latentes. Aliás, um dirigente com responsabilidades junto do plantel, não pode tentar resolver divergências ao soco.

ESTE FC PORTO É UM ATAQUE CARDÍACO

O FC Porto teve de suar para ultrapassar o Belenenses e seguir em frente na Taça de Portugal, conseguindo o apuramento apenas na lotaria das grandes penalidades. FC Porto que correu sempre atrás do prejuízo e que desperdiçou vantagens nas grandes penalidades que o colocaram perto da eliminação. Empate a dois golos, após prolongamento e uma interminável série de grandes penalidades (30), com Beto a defender a última de 5 e Farias a fechar o que teve oportunidade de fazer antes.

O que se viu foi a resistência elevada ao máximo na superação da equipa de Belém e um FC Porto perto do seu potencial mínimo. Jesualdo sofreu num jogo de esforços, de desgaste, sofrido e carente de qualidade. É evidente que o FC Porto está longe do seu melhor e o menor interesse no jogo da Taça, considerando outras competições, e a aplicação do adversário, poderão ter contribuído para o espelho da prestação. No entanto, o FC Porto continua em prova e o resto...

ESTE SPORTING É CARDÍACO

O Sporting CP conseguiu o apuramento para a próxima eliminatória da Taça de Portugal ao vencer o Mafra por 4-3, em Alvalade. Foi um jogo esquisito, próprio da Taça, onde os pequenos crescem como nunca e os grandes descansam quando podem. Não estando em causa o apuramento, este jogo serviu para analisar comportamentos e a instabilidade que demora em sair na equipa leonina. Há certas coisas que toda a gente vê, mas ninguém consegue explicar. Este Sporting é um mistério e um ataque cardíaco em cada jogo.

O Mafra não escondeu as suas limitações, mas soube disfarçar com aplicação e empenho, no jogo da época da montra nacional. Zhang, talvez não tenha feito o jogo da sua vida, mas tocou os seus limites. Nunca repetirá um hat-trick em Alvalade, onde poucos se poderão gabar de ter conseguido. Foi sem dúvida o jogador do jogo e da jornada da Taça.
.

A MÃE DE RUBEN MICAEL

Pronto… reconheço que o FC Porto parece ser o melhor para ele. É um clube muito organizado, que sabe tirar o melhor rendimento dos seus jogadores, e no Sporting, se calhar, tinha que andar a lutar por um lugar com o João Moutinho…
Maria Floripes in A Bola

A mãe de Ruben Micael não se restringe ao papel preocupado de progenitora.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

JOGA-SE MAIS NO FUTEBOL NÃO JOGADO

Nestas coisas do futebol vale tudo e em muitos aspectos não vale nada. Por esta altura discute-se tudo, menos futebol. No prato, imensos ingredientes: Arbitragem, golos com a mão (que ninguém viu), expulsões (que todos viram), penalidades discutíveis, lances discutidos, contratações cirúrgicas, discursos empolgados, jogos de bastidores, túneis de divergências, discussão estéril entre colunistas, paineleiros… Sempre à volta do mesmo sem chegar a lugar nenhum.

Mas, não é isto que alimenta a paixão do futebol? Pois… então continuem!

Não é preciso destacar a jogada do golo do Miguel Veloso, ou a defesa de Rui Patrício, ou as oportunidades desperdiçadas pela Académica, ou a jogada do Di Maria no golo de Maxi Pereira, ou o golo de Castro, entre tantas outras galerias de jogo que passam despercebidas por que é preciso alimentar a paixão pelo clube na forma mais negativa da discussão.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

AS REPRESÁLIAS EM CABINDA

Como se esperava, depois daquela acção militar irresponsável da FLEC (totalmente desprovida de inteligência estratégica) contra a comitiva desportiva do Togo, o governo angolano decidiu encontrar responsáveis. Sejam eles quem forem, para servirem de exemplo. Alvos fáceis, a procura recaiu sobre pessoas defensoras dos direitos humanos e contestatárias de políticas de poder absoluto, nomeadamente, figuras ligadas à Igreja de Cabinda.

As represálias terão dimensão superior ao atentado e, seguramente, atingirão pessoas que defendem e reclamam todos os direitos, menos o recurso às armas. Porque aos que têm armas e executam atentados, o governo angolano não consegue chegar.

É evidente que o processo de descolonização ainda não chegou a Cabinda. É uma sobre outra.

GOLEADA DEPOIS DO JOGO ACABAR

Numa deslocação que se previa complicada, o SL Benfica venceu o Marítimo por 5-0. Um resultado enganador só possível pela auto-flagelação da equipa madeirense. A verdade é que a equipa de JJ deu a volta ao jogo sem saber bem como. Durante 25 minutos o Marítimo colocou o Benfica em apuros, sem capacidade de reacção e prisioneiro do atrevimento da equipa de Van der Gaag.

À passagem da meia-hora, o Benfica marcou e o jogo mudou. Para a mudança também contribuíram as expulsões de 2 jogadores do Marítimo que acabaram com qualquer possibilidade de discutir o jogo. Com influência decisiva na história do jogo, resta saber os motivos para a expulsão de Olberdam.

É caso para dizer que no melhor momento do Marítimo, o Benfica soube resistir; no melhor momento do Benfica, o Marítimo acabou por desistir.

domingo, 17 de janeiro de 2010

A RETOMA DE CARVALHAL

O Sporting CP de Carvalhal em fase de retoma, venceu o Nacional por 3-2. Somou a 3.ª vitória consecutiva na Liga (mau grado serem sempre pela vantagem mínima), cimentou a 4.ª posição e está em fase de recuperação na classificação, encurtando distâncias. No primeiro jogo da segunda volta, a equipa leonina demonstrou melhorias em muitos aspectos, Carvalhal fez revisão de processos, instalou um novo modelo e uma abordagem diferente ao jogo, apesar de não conseguir disfarçar deficiências preocupantes ao nível da confiança e de jogadores.

A estratégia de Carvalhal necessita de Adrien, mas de outro Adrien. Possivelmente um misto de Adrien/Veloso. É evidente que Veloso não está para fazer o trabalho de Adrien e este não consegue fazer o trabalho de Veloso.

A equipa chegou a empolgar-se com a eficácia de Liedson, mas depois assustou-se e colocou em risco o resultado. As etapas estão a ser ultrapassadas e cumpridas, mas é necessário tempo e o Sporting está a conceder tempo indispensável a Carlos Carvalhal, que parece ter ganho a confiança dos jogadores. João Pereira, teve uma entrada de sucesso na equipa que coincidiu com as vitórias, mas com Miguel Veloso as soluções são diferentes. Mais importante, desde que Carvalhal decidiu apostar em dois avançados, o Sporting parece ter encontrado um novo reforço de inverno: Liedson.

Quanto ao Nacional, só resta uma observação: “A falta que Manuel Machado faz.”

INEFICÁCIAS PREOCUPANTES

O Paços de Ferreira teve o desplante de repetir o resultado da primeira volta (empate a um golo), só que desta vez no Dragão. O FC Porto atravessa uma fase complicada em processo determinante: ao invés de construir soluções, prefere arranjar complicações. Como se processos complicados pudessem substituir procedimentos simples.

Este FC Porto discute pormenores, mas não evidencia capacidades. Apresenta potencialidades mas não concretiza soluções. Este FC Porto está um pouco distante da sua identidade e nas duas últimas jornadas somou 4 pontos úteis, com risco de serem mais reduzidos.

O problema não está no volume de jogo, mas na eficiência e na eficácia. Jesualdo precisa de um jogo fora para desanuviar e de outras decisões para saber com quem conta.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

HAITI, MAIS DO QUE A NATUREZA

A fúria da natureza castiga sempre mais os desprotegidos pelas sociedades humanas.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

COMEÇOU A CAMPANHA

"Pedir ao secretário de Estado que faça realmente um apito encarnado, um apito da cor que quiser, mas que vá apurar o que se passa em determinados campos do futebol português".
Pinto da Costa in Público

"No FC Porto, cada jogo até final do campeonato é encarado como uma final e sabemos que, se calhar, a partir deste momento irão acontecer coisas que as pessoas não querem que aconteçam".
João Pinto in Público

Como já devem ter percebido os nossos adversários, tocou a reunir, no Porto. É sempre assim, quando sentimos o inconfundível cheiro dos abutres.”
Miguel Sousa Tavares in A Bola

Uma historieta sórdida. É evidente que houve uma armadilha bem urdida já que houve provocações dirigidas a Reinaldo Teles antes do jogo com o Benfica”.
Rui Moreira in A Bola
.
"Basta ler os artigos dos 'Gato Fedorento', que são pagos para dizer mal do FC Porto. Por isso, temos de lutar contra tudo e contra todos. O departamento jurídico vai accionar contra os 'Gato Fedorento', cujas mentiras se transformaram numa voz do regime."
Pinto da Costa in ionline
.

A 23 de Dezembro escrevi aqui no blog qualquer coisa como: “Para o resto da época, vamos ter oportunidade de ver ao vivo a capacidade do polvo, em áreas onde melhor navega: a distorção, a deformação, a guerrilha, o terrorismo, a influência, o condicionamento, a chantagem e a cobrança. O Benfica traduz o renascimento de um monstro que não pode ter pernas para andar sob pena de se tornar num eucalipto diferente do eucalipto vigente”.

Não demorou muito e já começou a campanha.

VITOR PEREIRA E NOVOS RECADOS

“… a maioria das críticas às arbitragens, em Portugal são justificadas e significam que houve desempenhos que não cumpriram com a missão de garantir imparcialidade no jogo" (…) "Quando estes dois pressupostos não são cumpridos, sentimo-nos tristes, quaisquer que sejam os intervenientes, clubes e árbitros. A equipa toda sente essa tristeza, a começar com aqueles que foram intervenientes directos e que são aqueles que mais sofrem e sentem esses insucessos e essas deficiências de desempenho" (…) “sinto-me satisfeito com o extraordinário esforço que os árbitros têm feito para estar à altura das expectativas com todos os condicionalismos que têm".
Vítor Pereira

Sinceramente, fiquei sem saber se estas afirmações se referem ao seu consulado ou se reduzem à última jornada da Liga. É que num caso vem tarde, no outro vem a tempo. De qualquer forma, as expectativas sobre a eficácia e eficiência de Vítor Pereira, já estão ultrapassadas.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ANGOLA ABRIU O CAN

Começou o CAN 2010. No jogo de abertura da competição, a selecção de Angola chegou a ter uma vantagem de 4-0, sobre o Mali de Kanouté, até aos 79 minutos. Depois consentiu o empate a 4 golos aos 90+4. É quase surrealista uma recuperação desta natureza, nos 15 minutos finais. Não é preciso justificar o que não tem justificação e assim, uma entrada de sonho transformou-se em pesadelo, com consequências imprevisiveis.

TERMINOU A PRIMEIRA VOLTA

Regressou a Liga para a última jornada da primeira volta. O Sp. Braga assegurou o título de inverno, mesmo que fictício, não deixa de ser importante por espelhar o trabalho desenvolvido e por ser ingrediente motivacional. O SL Benfica manteve classificação na deslocação ao Rio Ave, o Sporting CP persegue a recuperação e o FC Porto não se livrou de um susto.

Em Braga, tornado fácil um desafio complicado. O Nacional não deixa de ser uma equipa incómoda e o Sporting de Braga teve de investir para reduzir as possibilidades de fracasso. Uma vitória clara (2-0) de uma equipa que não tem medo do jogo e das suas complicações. Principalmente, uma equipa com convicções e que funciona como um bloco de vontade e organização.

Em Alvalade, o Sporting CP tanto bateu na muralha do Leixões que conseguiu abrir um “Tonel” de acesso a uma vitória (1-0) que teimava em esconder-se. Carvalhal continua com experiências para encontrar uma equipa e começa a definir um modelo de jogo ao qual os jogadores terão de se adaptar, sob pena de perderem o comboio e a equipa perder o rumo. O Sporting continua a fazer a pré-época em competição e a vantagem é que tem somado vitórias.

Em Vila do Conde, o SL Benfica encarou o jogo com pragmatismo e venceu por 1-0. O Rio Ave despertou cautelas e Jorge Jesus adaptou-se a elas. Os jogos distantes da Luz não são o ponto forte do Benfica e JJ evidenciou o facto, transmitindo a importância do encontro. O colete de forças sobre o adversário resultou em pleno e o resto ficou a cargo da superior qualidade técnica individual.

No Dragão, o FC Porto recebeu e venceu a União de Leiria, mas não se livrou do susto. Uma penalidade falhada já nos descontos, elevou Helton a homem do jogo e decidiu a vitória do FC Porto por 3-2. Obviamente, a equipa de Jesualdo teve oportunidades suficientes para evitar a vantagem mínima, mas não disfarçou que se encontra distante dos melhores momentos.

domingo, 10 de janeiro de 2010

OPÇÃO ERRADA EM CABINDA

As armas vão continuar a falar" (…) "Estamos em guerra e todos os golpes são permitidos".
FLEC

Um ataque levado a cabo pela Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC), junto à fronteira com o Congo, contra a selecção do Togo custou a vida a duas pessoas da comitiva, o responsável de comunicação Stanislas Ocloo e o treinador-adjunto Abalo Amelete. Seis pessoas ficaram feridas.

Recordo o que já mencionei: Cabinda, é aquele enclave encravado nas teias da política; a terra de um povo que se sente estranho na sua própria terra e que de tão estranho reclama o seu povo, mas de sussurro, porque mesmo gritando, ninguém os ouve.

Um povo que não se identifica com o povo de Angola e como tal reclama a sua auto-determinação. Todos sabemos que a realização do CAN seria uma montra extraordinária para reclamar direitos, mesmo que não ouvidos. Mas a utilização do terrorismo como arma de reclamação, principalmente contra inocentes, não tem justificação. Cabinda voltará a estar no centro das atenções, mas não mobilizará ninguém para a sua causa.

PEDROTO AINDA MOBILIZA

Quero aqui dizer-lhe solenemente que com o seu exemplo, com as preocupações dos nossos adversários não em fazer equipas, mas colocar pessoas na Liga, para tentarem vencer campeonatos, nós vamos a partir de hoje aqui solenemente dizer-lhe interpretando o pensar dos treinadores e jogadores aqui presentes, que nós queremos dedicar este ano a vitória do campeonato a si, que vai ser campeão”.
Pinto da Costa

Aproveitando a oportunidade da homenagem a José Maria Pedroto, na esteira da “escola” desenvolvida, Pinto da Costa escolheu o momento para mobilizar a sua equipa e para confrontar ódios de estimação. José Maria Pedroto, mesmo sendo um treinador “nacional” não deve ter ficado insatisfeito, mesmo considerando a colagem que o distancia da universalidade.

JOSÉ MARIA PEDROTO

Passaram 25 anos sobre a morte de José Maria Pedroto, o “Zé do Boné”. Treinador que marca de forma indelével o renascimento do FC Porto e que alicerçou uma revolução que conduziria o clube a décadas de domínio do futebol nacional.

Pedroto era um treinador duro, disciplinador, exigente e excessivo. Era daqueles treinadores que aos jogadores só lhes apetecia oferecer uma cópia dos direitos humanos, mas que depois só merecia reconhecimentos. Um treinador de conflito permanente, interno e externo, para fazer emergir a qualidade dos seus jogadores e para desestabilizar os adversários. Da mesma forma, um treinador de pesquisa e de inovações que não dispensava os melhores recrutamentos e que assentava o trabalho nas vertentes disciplinar, física, táctica e psicológica, no fundo as essenciais para qualquer treinador.

De Pedroto recordo os duelos verbais e competitivos com Mário Wilson, os conflitos norte-sul e aquela equipa fantástica que chegou à final da Taça das Taças e que perdeu de forma imerecida com a Juventus. (Embora não estivesse lá).

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A TAÇA DA LIGA

A Carlsberg Cup lá deu mais um passo, com saudável maior envolvimento dos clubes, na medida em que apresentaram equipas competitivas (muito embora a data fosse conveniente para ritmar o descanso), numa prova que ainda carece de credibilidade e verdadeiro interesse. O processo Portimonense vs Académica foi mais um alfinete espetado na organização de uma competição que pretende ser inovadora mas à qual falta experiência.

Esta época, parece que não existe uma protecção descarada aos grandes e a competição renova motivos de interesse. No entanto, para ser mesmo importante falta oferecer um apuramento a uma prova europeia, para se aproximar da Taça de Portugal.

Nesta jornada, merecem destaque:

O Rio Ave, na esteira do que tem feito durante a época, foi vencer a Guimarães, o Vitória por 2-1. Uma excelente resposta, perante uma equipa que parecia querer levantar voo antes do tempo e que precisa de tempo, muito, para levantar voo. Isto, considerando que o Rio Ave nunca pensou em grandes voos, mas em seguros poisos.

O Benfica, na Luz, chegou a ter 72% de posse de bola e poucas ocasiões para concretizar, para depois ver discutida a sua magra vitória por 1-0 sobre o Nacional, com lances discutidos e discutíveis. Benfica de reentrada que não esteve muito longe do Benfica de fechada, embora longe do Benfica de entrada da época. Para o Benfica, não basta vencer, tem de cuidar de todos os pormenores, mas de todos… a partir de agora.

Em Alvalade, o Sporting CP continua em sofrimento, mas de tanto sofrimento, qualquer boa noticia é sintoma de melhorias. Convenhamos que o Sporting não tem equipa de Clube grande e Carvalhal só evidencia isso. Há pouco tempo atrás, ninguém se lembraria de ver Pereirinha e Saleiro como avançados (Nem os próprios jogadores) ou Miguel Veloso a médio esquerdo. Carvalhal ainda não viu que o único jogador que consegue assegurar posse de bola e mobilizar a equipa em termos ofensivos, é Miguel Veloso. Aliás, Miguel Veloso nunca marcaria aquele golo, se cumprisse as instruções integrais. Mas contam, as contas finais, e a vitória por 2-1 sobre o “fortíssimo” Sporting de Braga reduzem as possibilidades criticas.
Quanto ao Sp. Braga, fez valer o seu momento, mas não disfarçou as suas limitações. Foi muita parra e pouca uva e apenas jogou o que a insegurança do adversário permitiu. Podemos considerar que foi apenas um teste, para as suas virtudes, sem esconder o espelho das suas capacidades.

domingo, 3 de janeiro de 2010

300

300 não é um filme. É a magia do cinema, a 7.ª Arte. Realizado por Zack Snyder, com produção e baseado na banda desenhada de Frank Miller, esta obra retrata a Batalha das Termófilas e é inspirado no filme “Os 300 de Esparta”. Gerard Butler, Lena Headey, Vincent Regan e Dominic West, dão corpo a um filme memorável.

O ANO DE KATE WINSLET

Kate Winslet, é a actriz do ano. Depois do Óscar pela interpretação em "The Reader", recebeu o prémio da Academia Europeia de Cinema pelo filme "Hanna" e ainda teve espaço para ganhar o prémio de “melhor corpo” na sondagem da maior empresa britânica de educação alimentar, a "Slimming World". Digamos que o “corpo” não prejudicou as interpretações.

sábado, 2 de janeiro de 2010

PERSONALIDADE DO ANO 2009

Luís Filipe Soromenho Gomes
Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, eleito em 2005 com menos de 45%, reeleito em 2009 com mais de 70% dos votos. Um político para além da política.

ACONTECIMENTOS DO ANO 2009

A minha escolha para os Acontecimentos do Ano 2009:

BARACK OBAMA PRESIDENTE DOS EUA
Muito mais que a eleição como 44.º Presidente dos EUA. Barack Obama concretizou o sonho “impossível” ao ser investido como Presidente de USA, com acréscimo de responsabilidades perante expectativas espelhados na figura do Prémio Nobel da Paz.

GRIPE A
Edgar Hernandez, de 4 anos, foi um dos primeiros a contrair a Gripe suína, na variante humana, depois denominada de Gripe A. Independentemente de tudo o resto, a preocupação está instalada.

AVIAÇÃO
Um ano negro e marcante para a aviação comercial. A Queda do Airbus A330 da Air France no Oceano Atlântico é a referência máxima do inexplicável, em ano de demasiados acidentes aéreos. No oposto, considere-se o poiso de outro Airbus A330 no Rio Hudson como um sucesso.
.
IRÃO
A reeleição de Ahmadinejad foi tudo menos pacífica. Ouviu-se um grito abafado de contestação que resultou em confrontos e conflitos adiados. O ayatollah Ali Khamenei, sacode pressões, constrói alvos de culpa, mas não disfarça preocupações. O Irão é um barril de pólvora… nuclear.

FAIXA DE GAZA
De um lado, o povo palestiniano, mártir das suas próprias politicas e convicções. Sofrido, fracturado e fraccionado. Sem rumo, carregado de marcas, mágoas e ódios. Utilizado, disponível e crédulo. Movido pela cólera e pela insuficiência. Refém da sua condição. Do outro lado, o povo israelita, enclausurado em sua casa a cumprir prisão perpétua, sem culpa formada ou crime julgado. Encerrado e cercado por hostilidades, sobrevivente em causa própria. Inteligente, musculado e reactivo. Um corpo estranho em terra estranha. Gerador de ódios e prisioneiro da sua condição. Um conflito permanente que alimenta muitos conflitos e muitos deles laterais aos próprios povos.

A GUERRA DO GÁS
Ucrânia e Rússia no caminho do gás. Um deles produz, o outro distribui e o litígio político e comercial, com múltiplas ramificações, não deixam de preocupar a cadeia de dependências do gás russo. A instabilidade em permanência.

BERNARD MADOFF
Um mágico sem artes de magia que conduziu à maior fraude financeira de sempre e por isso condenado a 150 anos de prisão.


A FACE OCULTA DO FREEPORT
Casos não explicados, não concluídos e com evidentes explorações que envolvem de alguma forma o nome de José Sócrates, o primeiro-ministro que conseguiu a reeleição, mesmo perdendo a maioria absoluta. Problemas sociais, económicos, financeiros, judiciais, na saúde e na educação, estarão sempre ligados à liderança de José Sócrates. O Homem que mistura perseverança com teimosia, prepotência com confiança, eficiência com ineficácia, estimativas com resultados. E desconfianças como a Face Oculta do Freeport.



MORTE DE MICHAEL JOSEPH JACKSON
Morreu, aos 50 anos, o maior fenómeno individual da música pop, a seguir a Elvis Presley. O fenómeno da música e das excentricidades. O fenómeno de “Thriller”, o inventor do Moonwalk e o expoente da globalidade.


CIMEIRA DE COPENHAGA
Quando todos esperavam pouco da cimeira mundial sobre o ambiente e do combate às alterações climáticas, os países mais poluentes conseguiram confirmar as expectativas e acrescentar mais preocupações. Apenas se viu Moonwalk sem Michael Jackson.
.
Fotos: Google Imagens

BLOGOSFERA 2009


Esta é a minha escolha dos bloggers mais de 2009:

BLOGGER DESPORTIVO DO ANO
O objectivo de estar à altura dos acontecimentos, ultrapassando as vias bloguistas de opinião.

BLOGGER UNIVERSAL DO ANO
A capacidade de comunicar, de envolver, de dividir e de congregar. A visão diferente e igual das coisas entre coisas diferentes e iguais.

BLOGGER POLÍTICO DO ANO
Opinião, Intervenção, Audácia, Irreverência, Criatividade e tendência evidente. É sem dúvida, para mim, o Blogue do Ano.

BLOGGER INSPIRADOR DO ANO
A vontade de contemplar e a arte de o fazer. A beleza deve ser contemplada e respeitada.

BLOGGER MAIS CHATO DO ANO
Observam-se melhorias para a continuidade de uma chatice de egos superiores.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

ACORDAR EM 2010

Cheguei agora de 2009. Comido e bebido. Abri a porta de 2010, entrei, festejei e verifiquei que nada tinha mudado. Ainda bem, pelo menos nada mudou para pior. Cumpri o ritual de beber um whisky bem velho e fumar um charuto bem novo. Brindei a um novo ano melhor ou pelo menos que não seja pior que o velho.

Da mesma forma desejo um novo ano de sorrisos a todos os que frequentam ou apareçam por aqui.