terça-feira, 15 de julho de 2008

ACABAR COM O HACCP ?

A Comunidade fez publicar diversos diplomas sobre a segurança alimentar, merecendo relevância o “pacote de Higiene” de onde sobressai o Regulamento 852/2004. Este diploma estabelece a obrigatoriedade de cumprimento de normas de asseio e higiene, no sector alimentar, e a implementação do famigerado sistema de HACCP.
A ASAE, no cumprimento das suas atribuições, faz cumprir o estipulado em todas as áreas do sector alimentar. Obviamente, que esta atitude inovadora (Prepotente e mais etc.s, para algum poder instalado), só podia gerar conflitos e manifestações de interesse.
Agora, e por força de alguns lobbys, discute-se na comunidade os excessos de tal medida, com possibilidade de correcções e isenções.
Defensores da qualidade, dos consumidores e da Segurança alimentar, veio logo a terreiro, a verdadeira defensora dos fracos e oprimidos, Aresp, dizer que acaba o HACCP e volta tudo á estaca zero.
Mas, depois de tanto trabalho de correcção, de tanto empenho, de tanto investimento em melhorias, de tantas coimas, vamos pegar na borracha e apagar tudo, só porque existe uma associação que está a perder associados ?
Estamos de certeza a brincar com coisas sérias.
Como diz a música do Sérgio Godinho: Só neste país é que se diz “só neste país”. Mas neste caso, digo eu: Só neste país.

Sem comentários: