quinta-feira, 24 de julho de 2008

ARBITRAGEM

Os árbitros iniciaram a preparação para a nova época.
O presidente da Comissão de Arbitragem (CA) da Liga prometeu para o "decorrer desta época" o arranque do "projecto-piloto" de profissionalização do sector, apenas com algumas equipas de árbitros.
(…)
“São 25 árbitros, com experiências, personalidades e sensibilidades diferentes. Por isso a dificuldade em atingir total uniformidade nos critérios. Este ano, com um clima mais sereno, vamos ter três ou quatro árbitros que nunca apitaram na Liga principal e 10 desses 25 apenas fizeram menos de 10 jogos".

A Equipa de arbitragem é a única equipa que é assobiada em qualquer jogo, antes do jogo começar.
A Equipa de arbitragem não tem jogos fora ou em casa, joga sempre fora. Ainda por cima, a classificação do seu campeonato está dependente da avaliação de outros que não correm os mesmos metros, nem sofrem os mesmos sofrimentos.
O Arbitro é o único elemento de um jogo de futebol que tem de manter o mesmo nível de concentração, estabilidade emocional, lucidez de avaliação, sobriedade de análise e capacidade de decisão, de forma objectiva, durante todo o tempo de jogo, inclusive nas paragens do mesmo.
O Arbitro é o único elemento de um jogo de futebol que tem de estar presente em todas as jogadas desenvolvidas durante o jogo.
O Arbitro é o único elemento de um jogo de futebol que tem de analisar e validar indicações dos elementos da sua própria equipa. É o único elemento que é vigiado pelo vídeo e que dele não tira qualquer partido.
O Arbitro é o único elemento de um jogo de futebol que não merece o benefício da dúvida. Aliás a única dúvida é o nível de corrupção a que foi sujeito.
O Arbitro é o único elemento de um jogo de futebol que só é reconhecido quando não se fala dele.
Perante isto, o que faz correr um Arbitro?

Sem comentários: