sábado, 26 de julho de 2008

CIMEIRA DA CPLP

Terminou a VII Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com os chefes de Estado e de Governo a aprovarem a Declaração de Lisboa com mais de uma centena de orientações, com destaque para o projecto de divulgação e valorização da língua portuguesa.
Ao assumir a presidência da CPLP (Até 2010), o primeiro-ministro português afirmou: "Agora é connosco, agora somos nós que temos o dever de liderar a CPLP". José Sócrates anunciou também que vai convocar uma reunião de ministros dos oito países da CPLP para se entenderem quanto à data da entrada em vigor do acordo ortográfico.
Portugal definiu como ponto central da sua presidência o reforço e promoção da língua portuguesa, um tema que, segundo o Presidente Cavaco Silva, reúne o consenso de todos os membros: "Esta cimeira ficará como marco da afirmação do português na cena internacional".
A cimeira deu o seu aval ao programa apresentado por Portugal, que se centra em torno de quatro prioridades: a língua portuguesa, o estabelecimento de um estatuto de cidadão lusófono, o reforço da concertação político-diplomática nos fóruns internacionais e a cooperação nos sectores da educação, cultura, energia e segurança alimentar, esta última acrescentada por proposta de Cabo Verde e S.Tomé e Príncipe. Cavaco Silva foi eleito presidente da CPLP, substituindo ‘Nino’ Vieira da Guiné-Bissau, e o guineense Domingos Simões Pereira assumiu a pasta de secretário executivo da organização.

Confesso ser um entusiasta ou defensor, como queiram, desta Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Uma comunidade cimenta-se com disponibilidade, com trabalho e …com resultados. Em 12 anos esperava-se mais, muito mais perante as potencialidades reunidas, mas talvez tenha faltado o mais importante: Confiança.

Sem comentários: