terça-feira, 30 de dezembro de 2008

ACONTECIMENTOS DO ANO 2008

A minha escolha para os Acontecimentos do Ano 2008:

ELEIÇÃO DE BARACK OBAMA
Muito mais que o 44.º Presidente dos EUA. A concretização do “impossível” ou simplesmente que na USA tudo é possível. E o Mundo a assistir ao evento.

JOGOS OLÍMPICOS DE PEQUIM
O sonho e a afirmação de um povo que tem dúvidas de si próprio. Um monumento de organização, de concretização e de sucesso. Pequim 08 ficará nos anéis da história olímpica em lugar destacado.

FARC – LIBERTAÇÃO DE INGRID BETANCOURT
Independentemente de tudo o resto, dos contornos, da motivação e das razões, Ingrid Betancourt merecia o dia da libertação. E encarnou todas as vítimas de recursos que catalogam quem não tem mais recursos. As vítimas serão sempre vítimas em qualquer das razões.

RENÚNCIA DE FIDEL CASTRO
Corpo que não respira, não pode ser saudável. Virar o disco e tocar o mesmo, pode não ser a mesma coisa.

INDEPENDÊNCIA DO KOSOVO
As razões de um povo contra as razões de outro. A política geralmente considera o presente, o futuro serve para julgar… mais ou mas tarde.


CRISE FINANCEIRA MUNDIAL
A queda da Lehman Brothers “avisou” o mundo que o dinheiro não vale nada. Esta crise apenas esclarece que o dinheiro não deve estar imune ao controlo. O merceeiro não permitiria tal acontecimento.

TERRAMOTO NA CHINA
A natureza tem os seus momentos, muitas vezes parecendo vingativa.

ENCHENTE EM SANTA CATARINA
Mais uma vez a natureza a cumprir o seu percurso, arrastando a miséria humana. Nestas alturas a humanidade aparece, para desaparecer da mesma forma.

GOVERNO vs PROFESSORES
Quando o essencial é superado pelos interesses que se esquecem do essencial.

IRAQUE
A factura de uma libertação promovida por quem nunca pensou em liberdade. A queda de um ditador que gera uma série de pequenas ditaduras. O sangue que o petróleo derramou e insiste em derramar.

TERRORISMO NA INDIA
Terrorismo tem significado próprio e não há razões que lhe possam dar razão.

Sem comentários: