terça-feira, 30 de dezembro de 2008

QUE REPÚBLICA É ESTA?

"A situação agora criada não mais poderá ser corrigida pelos deputados.
Uma outra Assembleia da República que seja chamada, no futuro, a uma nova revisão do Estatuto vai estar impedida de corrigir o que agora se fez.
Isto porque foi acrescentada ao Estatuto uma disposição que proíbe a Assembleia da República de alterar as normas que não tenham sido objecto de proposta feita pelo parlamento dos Açores.
Quer isto dizer que a actual Assembleia da República aprovou uma disposição segundo a qual os deputados do parlamento nacional, que venham a ser eleitos no futuro, só poderão alterar aquelas normas que os deputados regionais pretendam que sejam alteradas.
Os poderes dos deputados da Assembleia da República nesta matéria foram hipotecados para sempre.
"
Presidente da República Cavaco Silva

O Estatuto dos Açores, marca de forma decisiva, a vida política portuguesa. Este é um processo de teimosias e irresponsabilidades que retrata a classe política. Apesar das limitações, a dimensão deste país devia exigir outra dimensão aos políticos que compõem as bancadas e cadeiras de decisão. Neste oceano de incompetência e de compromissos ninguém merece uma bóia de salvação.
Considero mesmo uma falta de respeito para com a nação e para com a figura de estado do Presidente da República. Que respeito se pode exigir quando não se respeita ninguém, salvo os próprios interesses e compromissos e projectos eleitorais. Este não é um momento de reflexão, é um momento de decisão.

Sem comentários: