sábado, 13 de dezembro de 2008

UM SALÁRIO PARA ANALISAR ÁGUA

A propósito da crise e do custo do dinheiro, partilho com todos esta confidência: Um amigo meu tem um furo de água que utiliza, com alguma regularidade, para o seu fabrico de produtos de pastelaria regional. Como pessoa atenta e cumpridora, manda fazer análises laboratoriais da água para controlo de qualidade da mesma. Diz ele que em 2000, por exemplo, uma análise dessa água custava cerca de 10 contos (50 Euros), bem “puxadinhos”, porque era uma análise completa (Química e microbiológica).

Acontece que em 2008, com as novas leis, regulamentos da Europa e muitos etceteras, está obrigado a fazer uma análise que custa em média 200 euros (40 contos) e que se tiver que fazer uma tal de análise de “Inspecção”, presumo que completíssima, pode chegar aos 600 euros (120 contos). Factos que obrigam o meu amigo, a procurar laboratórios que façam a análise mais em conta, mas desde que estes sejam “autorizados” por um Instituto qualquer.

De extremo a extremo, são 110 contos de diferença em 8 anos. Só por coisas, o ordenado mínimo 2008, está em 426 euros e a tal análise de “Inspecção” em 600 euros. Bem… é só fazer as contas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Creio que nas Universidade deve ser barato. Sei que realizam analises no Departamento de Biologia da Universidade do Minho.

rui disse...

E já agora no departamento de engenharia quimica da faculdade de engenharia da universidade do porto.