segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

DAR E TIRAR A LIDERANÇA

O FC Porto cedeu um comprometedor empate a zero golos frente ao Trofense. Quando nada o fazia prever, a equipa de Jesualdo Ferreira não conseguiu segurar a liderança mais do que uma jornada. Curiosamente, Trofense que colocou o FC Porto na liderança e que agora de lá o tira. Quem dá e tira…

Obviamente que este foi “daqueles” jogos. Sem história, sem motivos de interesse e com sentido único. O resumo do jogo é simples: Um FC Porto a atacar e um Trofense a defender. Por mais que se queira analisar só se encontra este resumo. Podemos incluir a ineficácia, o azar (portista) e a sorte (trofense), o empenho de todos em atingir objectivos e pouco mais.

O Jogo ficou marcado por duas situações extra. A primeira, quando Cristian Rodriguez remata para o golo certo e encontra Guarín que fez de defesa trofense de ocasião. A segunda, a inexplicável pisadela de Bruno Alves na cabeça de Reguila. Bruno Alves pode dizer que não quis atingir o adversário na cabeça, mas não pode dizer que não pretendeu “calcar” o adversário.

Sou um apreciador das qualidades futebolísticas de Bruno Alves, nunca vi um jogador com a sua capacidade de impulsão e é notável a forma como se foi afirmando no futebol português. Mas aquele lance é demasiado irresponsável e inqualificável para escapar a um castigo. Digo mesmo que, por acaso, não teve consequências graves.

Sem comentários: