domingo, 18 de janeiro de 2009

O MEU HISTÓRICO DE CR7

Ainda sobre Cristiano Ronaldo, as imagens de memória que partilho:

Cristiano Ronaldo era um jogador com um potencial enorme. Também vi aquele jogo amigável entre o Sporting CP e o Manchester United, onde Cristiano Ronaldo partiu a loiça toda. Não estranhei, portanto que Alex Fergunson o contratasse. Estava ali um diamante ligeiramente moldado, mas com potencial em bruto, apesar dos vícios do futebol nacional. Muito espectáculo, muita fita, muita finta e pouca objectividade.

Tempos depois fui registando as suas entradas nos jogos do Manchester United e do Campeonato, com muita criatividade, muitas fitas e pouca objectividade. Muitas criticas também, por estar mais tempo no chão do que de pé.

Com o tempo foi melhorando, e em alguns jogos cheguei a pensar: Se o puto começa a marcar golos…. Com aquela velocidade e capacidade de drible, se começar a rematar e juntar eficácia, temos um fenómeno.

O Tempo foi solidificando o seu crescimento e o resultado da mudança para um futebol mais exigente, é mais do que evidente.

No entanto, quando vejo o verdadeiro Cristiano Ronaldo é depois do Mundial da Alemanha, em 2006. Aqui deixo de ver um jogador de qualidade, para passar a ver um indivíduo indomável no seu percurso de jogador de excepção.

A forma como enfrenta um campeonato de Inglaterra, totalmente contra, depois das quezílias resultantes do Portugal - Inglaterra do Mundial e com o seu próprio colega de equipa Rooney, não estão ao nível de qualquer um. Só um predestinado de corpo inteiro consegue inverter um ambiente completamente adverso, numa época repleta de sucesso e de afirmação absoluta. Cristiano Ronaldo, deixou de ser um bom jogador, para ser O jogador do Man United, com golos, objectividade e muito futebol. Com isso chega a segundo na Bola de Ouro (Atrás de Kaká) e terceiro no FIFA World Player (Atrás de Kaká e injustamente atrás de Messi).

Na época seguinte, a fasquia estava alta. Alta porque teria de ultrapassar as apostas de rendimento e teria que evoluir perante os resultados obtidos. Na época 07/08, Cristiano Ronaldo esvaziou todas as previsões, ultrapassou todas as possibilidades e atingiu patamares, colectivos e individuais, apenas reservados aos únicos. CR7 conseguiu colocar a fasquia a um nível que nunca voltará alcançar e deixou uma herança quase inacessível.

Campeão de Inglaterra, Melhor Jogador de Inglaterra, Melhor Marcador do Campeonato inglês, Melhor Marcador da Europa (Bota de Ouro), Campeão da Liga dos Campeões, Melhor Marcador da Liga dos Campeões, Melhor Avançado da Liga dos Campeões, Melhor Jogador da Liga dos Campeões, Campeão do Mundial de Clubes 08, Bola de Ouro 08 (France Football), Jogador do Ano FIFPro 08, FIFA World Player 08, entre outros prémios.

CR7 não foi o melhor jogador mundial da época 07/08, por ser “guapo” ou para a FIFA. É o Melhor Jogador do Mundo em título porque ninguém conseguiu ser melhor do que ele.

Sem comentários: