quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

ESTÃO TODOS NO MESMO SACO

Numa altura em que se discute, pouco, a qualidade da arbitragem, e se insinua, muito, a manipulação da mesma, recordo que em Julho, o Sporting de Braga acabou com a terceira ronda da Assembleia Geral (AG) da Liga de Clubes de fim de época (destinada anualmente para alterações regulamentares) em que se discutia uma proposta da Comissão Disciplinar de agravamento das punições disciplinares (e a criação da figura de ilícito do tráfico de influências) com o argumento de que os clubes deviam juntar as suas ideias. Na altura, Braga e Académica foram nomeados para liderar uma comissão que, segundo sugestão do presidente da Liga, Hermínio Loureiro, aprovada pelos clubes, devia ser apresentada até Dezembro de 2008. Duas semanas depois dessa data, ainda não chegou nada à Liga.

Esta é a velha questão dos clubes. Aprovam Regulamentos para obrigar os outros a cumprir, mas nunca para os próprios se sujeitarem. Por causa do actual Conselho de Disciplina, o método alterou-se um pouco. Não se aprova nada, para não poder ser aplicado.

Depois, reclamam por não haver ninguém que possa fazer alguma coisa, quando são os próprios, os primeiros a impedir que alguma coisa se faça. A Arbitragem é o exemplo máximo e mais flagrante dos interesses em jogo.

É por estas e por outras que acho piada quando aparecem dirigentes de clubes a criticar a arbitragem. Apetece perguntar qual foi a sua contribuição para melhorar as coisas.

Sem comentários: