segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

OS EQUÍVOCOS DE RUI COSTA

O SL Benfica continua a ser um clube de equívocos desportivos. Esta época a aposta em Rui Costa, para Director Desportivo, gerou e gera consensos e, merecidos. Observa-se o empenho, distingue-se a paixão e reconhece-se o investimento.

No entanto, Rui Costa cometeu um erro. Um erro que o futebol tem para dar e vender. O planeamento da época deve depender de uma avaliação dos recursos e não ao contrário.

Rui Costa tinha um plantel que precisava de um treinador que retomasse o clube. Será que Rui Costa quando pensou nos treinadores olhou para os jogadores que tinha, ou só pensou na parte e se esqueceu do todo?
O mais certo foi nem sequer ter pensado nisso. Precisava de um treinador, ponto final. SG Eriksson, seria uma óptima escolha. Casava com tudo. Não veio. Veio o nome de um treinador que tinha treinado o Valência.

Aí, havia um plantel, um treinador e um clube. Plantel com Cardozo, Nuno Gomes, Makukula, Di Maria, Mantorras, um treinador de características defensivas que não gosta de avançados fixos e um clube que a nível nacional tem de jogar cerca de 80% das vezes em ataque continuado.

Foi na mouche. Bom, a solução foi mexer no plantel.

Entre compras e vendas o plantel fica com Cardozo, Nuno Gomes, Makukula, Di Maria, Mantorras, Suazo, Pablo Aimar, Reyes, Balboa. O treinador continua defensivo, sem gostar de avançados fixos, mas com teorias avançadas e métodos inovadores, para além de uma carrada de avançados. O clube continua grande, mas sem ser grande coisa.

E é assim de equívoco em equivoco que o Benfica se distancia da sua história. No planeamento das épocas é que se começam a ganhar campeonatos ou a perdê-los. Acho que Rui Costa já verificou o erro, o problema é corrigi-lo.

1 comentário:

chefe josé manuel fernandes disse...

Pois é, precisava de 1 treinador...
Mas quem? Ou aliás, quem quer treinar o benfica? Koeman, basou, trapatoni, desculpou-se k estava longe e.... basou, e para onde foi??!! Camacho, apanhou o proximo avião, Erikson, arranjou uma desculpa por causa das namoradas... mas kem é k quer treinar este benfica, se todos fogem. Não me parece ser 1 problema de dinheiro, mas sim 1 problema de prestigio, k provalvelmente podem não ter os treinadores mais bem consentuados no mercado, ao virem treinar este benfica. Por isso veio o Flores, pq, no mercado este benfica à muito q está descredibilizado, e claro, ninguém quer arruinar uma carreira, ao treinar esta equipa.Talvez daqui a 20 anos possam ser outra vez grandes...talvez!!!
cotãoboy