domingo, 7 de setembro de 2008

BERLUSCONI PERDE

Via Lusa
O primeiro-ministro italiano, Sílvio Berlusconi, perdeu o processo por difamação interposto em 2001 contra a revista britânica 'The Economist', quando publicou uma notícia intitulada "Porque Berlusconi não é idóneo para governar Itália".
A edição online do diário espanhol 'El País' noticia que "Il Cavalieri" terá que pagar ao jornal britânico 25.000 euros de custas judiciais do processo, segundo determinou um tribunal de Milão.
Em Julho de 2001, Berlusconi apresentou naquele tribunal italiano uma denúncia contra a "The Economist" devido a um artigo publicado a 26 de Abril, pouco antes das eleições em Itália, que acabou por ganhar.
No artigo, com o título genérico "Uma história italiana", o semanário britânico criticava Berlusconi por protagonizar um conflito de interesses, analisava o seu império comercial e apresentava alguns argumentos contra uma futura liderança do governo.
Para o juiz Angelo Ricciardi, que pronunciou a sentença, os argumentos da 'The Economist' "estão plenamente dentro do direito à crítica, que está garantida pelo artigo 21 da constituição" italiana.


É mais importante ter poder que dinheiro. É que quem tem poder consegue ter dinheiro, mas quem tem dinheiro nem sempre consegue o poder. Pois é, mas às vezes o poder não derrota a razão.

Sem comentários: