domingo, 21 de setembro de 2008

SPORTING CP EM PLENO

O Sporting CP, venceu o Belenenses por 2-0 e fez o pleno na Liga Sagres. O Sporting não fez um grande jogo, mas fez o suficiente para ganhar. Com um golo em lance que suscita dúvidas (fora-de-jogo de Postiga) e outro através de uma grande penalidade, o Sporting descobriu uma vantagem, que justificou, mas não convenceu e, acima de tudo, não disfarçou que esta equipa ainda se debate com dificuldades na assimilação dos planos de Paulo Bento.

O treinador do Sporting está a programar a equipa para ganhar os jogos, independentemente da forma e está a utilizar os jogadores como peças desse tabuleiro. Acontece que os jogadores estão a dar “respostas” mas reflectem a imagem de estarem a ser “adaptados”. Se por um lado, Paulo Bento está a cumprir com as tarefas de “planear” e “executar”, não parece tão feliz, na tarefa de “controlar” (verificar e agir para melhorar) os elementos disponíveis, nomeadamente em capacitar ou retirar o melhor rendimento dos jogadores. Obviamente, a época ainda está no início, mas o trabalho de pré-época pode esvaziar, se a prática em competição não lhe der sequência.

O Belenenses deu uma resposta diferente do que em jogos anteriores, mas ainda precisa de tempo para fazer “transpirar” os adversários, isto apesar de alguns “calafrios” causados.

No entanto, a notícia do dia veio no final. Quando Vukcevic resolveu não calar a “sua revolta” e informar que em Dezembro se ia embora. Deixou mesmo no final da intervenção uma insinuação que pode passar despercebida: “Há coisas piores…”. Adivinhava-se este desfecho e até Dezembro as coisas podem piorar ou, melhorar de tal forma que até decidam renovar.

Aqui, neste blog, disse que Paulo Bento não procedeu bem com Vuk no jogo amigável com o Real Madrid. Mas quanto ao resto, o treinador do Sporting não apanha ninguém desprevenido. Paulo Bento está farto de se repetir quanto aos seus métodos, políticas e objectivos. Logo ele que é tão rígido com os seus métodos, como é com o seu risco ao meio. Assim, ou o Sporting aceita as condições ou promove novas apostas.

Sem comentários: