segunda-feira, 25 de agosto de 2008

LIGA SAGRES COMEÇOU

Começou o campeonato nacional de futebol, a I Liga Sagres que até tem um troféu especial para quem conquistar 5 troféus. Um campeonato em que só o campeão tem entrada directa na Liga dos Campeões 09/10. Um campeonato “marcado” por todas as expectativas após o… Apito Final.

O Sporting CP recebeu e venceu o recém promovido CD Trofense por 3-1, num encontro em que a vitória leonina não sofreu contestação, o mesmo não acontecendo com o lance que originou o golo do Trofense. Erro grave da equipa de arbitragem liderada por Paulo Batista, que assinalou grande penalidade num lance protagonizado fora da área. Esperemos que não venham com a história do jogador cair na grande área em falta iniciada fora dela, porque seria um precedente incontrolável. A expulsão de Anderson Polga não merece dúvidas. Paulo Bento parece que estava a adivinhar.

O FC Porto, ainda a caminhar para um modelo sem Quaresma e principalmente sem Paulo Assunção, cumpriu vencendo o Belenenses por 2-0 e em momentos cruciais a jogar contra dez. A fase inicial da competição serve para aferir fragilidades, sem desperdiçar pontos. O FC Porto pendular faz isso como ninguém, mas desta vez a coisa está mais demorada.

O SL Benfica começa a deslizar num campeonato de grandes apostas (1-1 com o recém promovido Rio Ave). Na época passada a equipa da Luz tinha um maestro, mas não tinha equipa, agora parece ter uma equipa sem maestro. O que se viu em Vila do Conde foi mais do mesmo, muita parra e pouca uva. Ao SLB faltava um jogo em competição para descobrir virtudes e defeitos. A Quique Flores faltava um jogo para descobrir o futebol português. Para já, já está em desvantagem.
Para além disso, há um caso de jogo que podia mudar o rumo dos acontecimentos e das apreciações. A penalidade não assinalada sobre Aimar. O tal Aimar que falhou um golo na “cara” do Guarda-redes.

Sem comentários: