sexta-feira, 5 de setembro de 2008

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Há situações que muitas vezes, por razões diversas e complexas, deixamos passar ao lado. A violência doméstica e principalmente o “crime doméstico” apresentam números que merecem reflexão.
Só em 2008, até 4 de Setembro, registam-se 36 vítimas mortais resultantes de violência doméstica, ou seja, todas as semanas morre uma mulher vítima da violência do companheiro. A este registo podem juntar-se 52 tentativas de homicídio. Isto considerando a violência perpetrada por maridos, companheiros, namorados, e ex-maridos, ex-namorados, ex-companheiros …

Segundo os dados da UMAR, União de Mulheres Alternativa e Resposta, em 2004 registaram-se 42 homicídios, em 2005 morreram 36 mulheres, em 2006 morreram 37, em 2007 foram assassinadas 21 mulheres. Em relação a 2007, 71% dos homicidas mantinham ainda uma relação de intimidade com a vítima, sendo que em 19% essa relação estava quebrada.
Segundo dados da APAV, no primeiro semestre de 2008, a associação registou 7803 crimes de violência doméstica, ou seja, 42 casos, por dia, de violência entre casais.

2 comentários:

Anónimo disse...

descobri por acaso este blog…infelizmente tb eu estou a passar por esta triste realidade.e o insolito é que sou assistente social.insolito pk somos nós que ajudamos estas mulheres e agora que uma de nós esta a viver este terror…ninguem me ajuda.depois da queixa, resta me andar fugida, como se a culpa fosse minha.o pior disto é que fiquei sem trabalho, pois ate isso ele me tirou…e como quem tem cara tem vergonha, restou me pedir desculpa pela cena triste e dizer adeus.e com esta crise no mercado ja sabemos como vai ser agora: bem vinda ao desemprego!como estava a recibos verdes…nem subsidio de desemprego terei.ja ouço o comentario do nosso amigo socrates: porreiro pá!a minha resposta é: porreiro uma m…
obrigado por este espaço e por permitir-me este desabafo

Anónimo disse...

A vida reserva-nos ciladas para as quais não estamos minimamente preparados. Essa fragilidade limita-nos as soluções, principalmente porque elas surgem de onde menos esperamos e de onde menos devíamos esperar.

Espero que resolva com brevidade esta situação
Unas