segunda-feira, 30 de março de 2009

FITTIPALDI E O JOHN PLAYER SPECIAL

No Grande Prémio da Austrália, começou uma nova temporada da Formula 1. Isso faz-me recuar alguns, muitos, anos da minha convivência com os motores. Leva-me aos tempos de infância, onde as paixões têm um significado diferente. Leva-me a Emerson Fittipaldi e ao John Player Special. Mais tarde descobri que Emerson era brasileiro e o JPS era um Lótus 72. Detalhes.

Para mim, Fittipaldi era um deus sem identidade que defrontava um diabo, também sem identidade, chamado Jackie Stewart. O deus guiava o negro e imbatível John Player Special, tal como o Batman, que roncava nas pistas dos documentários do cinema.

Havia Jackie Stewart, Ronnie Peterson, Jody Sheckter, Jacky Ickx, François Cévert, Mário Andreti, Carlos Reutmann e muitos outros, mais tarde, mas nenhum como Fittipaldi e as suas patilhas.

Sem comentários: