domingo, 29 de março de 2009

MUITO MAIS LONGE

Com o empate caseiro com a Suécia, jogo que permitiria encurtar distâncias em relação à Dinamarca e construir vantagem sobre a Suécia, a selecção portuguesa esticou em demasia a possibilidade de estar presente no Mundial da África do Sul. Para ser mais claro, Portugal necessita de vencer todos os jogos que restam e esperar por deslizes, severos, dos seus adversários directos. Como alternativa, tem ainda a possibilidade de lutar pelo 2.º Lugar, cujo cenário representa o mesmo.

A equipa de Carlos Queiroz já desperdiçou 7 pontos no confronto directo com Dinamarca e Suécia (A Hungria ainda não entrou nas contas) e só tem possibilidade de recuperar, no máximo 3. A Suécia, na mesma comparação, ainda só perdeu 4 e tem a possibilidade de recuperar 6. A Dinamarca, ainda não perdeu nenhum e tem a possibilidade de ganhar 9. Considerando que, na globalidade, Portugal já perdeu 9 pontos (7 deles em casa), a Suécia perdeu 6 e a Dinamarca perdeu 2, não se descobre muita esperança na qualificação, a não ser o refúgio na… matemática.

"É complicado ficarmos em primeiro, temos consciência disso. Não dependemos de nós próprios. Não vai ser fácil. Faltam mais cinco jogos, que temos de vencer. Temos o "playoff"... quando não dependemos de nós, as coisas complicam-se mais".
Deco

Complicadíssimo. Os outros também querem lá estar.

"No futebol, o que contam são as vitórias e os três pontos e, hoje, empatámos".
Cristiano Ronaldo

Pois! E são poucas as vitórias.

Frustração foi o que senti no final do jogo. Mais uma vez, Portugal produziu uma excelente exibição e, por circunstâncias que não consigo compreender, não conseguiu marcar. Não estarei a dizer nada de anormal se disser que dominámos por completo a Suécia, mas não conseguimos marcar um golo” (…) "qualquer português tem de ficar abatido" (…) "enquanto houver matemática, acredito".
Gilberto Madaíl

Portugal é o melhor do mundo a jogar sem balizas. Só que o futebol tem balizas e o que conta são os golos.

"Estou muito satisfeito com o resultado. Portugal e Suécia são equipas muito equilibradas. Fomos melhores em Estocolmo (0-0) e hoje Portugal foi superior"(…) "Ainda faltam disputar muitos jogos, mas estou satisfeito com o ponto conquistado. Portugal jogou de forma directa e acabámos por conseguir controlar, embora com sofrimento. Temos dois jogos com a Dinamarca, por isso tudo está ainda muito baralhado neste grupo".
Lars Lagerback

Não precisa dizer mais. A Suécia está muito mais perto da África do Sul.

"Estamos frustrados. Tanto esforço e uma boa exibição, mas o futebol não é para quem merece, mas sim para quem o conquista e quem o ganha. Os adeptos e o ambiente desta noite mereciam mais" (…) "Estamos numa situação mais difícil, mas estamos numa maratona e vamos esperar pelo que falta jogar. Temos de ir buscar resultados fora para conseguir o nosso objectivo. Tenho de cumprimentar os jogadores portugueses porque deram o seu melhor. Estão tristes e frustrados porque sentem que merecem mais".
Carlos Queiroz

Para ser campeão do Mundo, primeiro é preciso o apuramento. Aí é que a bola fica redonda.

Sem comentários: