sexta-feira, 27 de março de 2009

MODELO NBA NO FUTEBOL LUSO

Vocês têm três equipas fortes e umas quantas fracas. Para a liga ser efectiva, competitiva, as equipas grandes teriam de ser enfraquecidas, para permitir às restantes tornarem-se mais competitivas. Actualmente, como são sempre os mesmos clubes a ganhar, a liga perde interesse e competitividade”.
William Sutton

O Maisfutebol aproveitou a presença na Conferência de Marketing Desportivo para falar com o professor William Sutton, a referência mundial da área e antigo vice-presidente da liga americana de basquetebol, sobre a possibilidade de implementar o modelo NBA no futebol português.

O princípio dos 3 grandes permitirem a aproximação das equipas mais fracas para tornar o campeonato mais competitivo e apelativo, não tem qualquer viabilidade. A começar pelas próprias estruturas da organização desportiva. A Taça da Liga é o melhor exemplo, já que se promoveram alterações ao figurino inicial, precisamente para beneficiar os 3 grandes. Em Portugal e não só, não se vive o culto da competitividade desportiva, tudo se concentra no culto do Clube, não do futebol. Na prática, o futebol apenas sobrevive por força da paixão clubista. Basta ver que, salvo algumas excepções, a maior parte dos adeptos dos clubes em Portugal são principalmente adeptos dos 3 grandes.

Sem comentários: