sábado, 21 de março de 2009

O PAPA EM ANGOLA

Respeito e promoção dos Direitos Humanos, um governo transparente, uma magistratura independente e uma comunicação social livre" (…) "A firme determinação de acabar de uma vez por todas com a corrupção" (…) "Infelizmente, dentro das vossas fronteiras angolanas ainda há tantos pobres que reclamam pelo respeito dos seus direitos. Não se pode esquecer a multidão de angolanos que vive abaixo da linha de pobreza" (…) "Meus amigos, armados de um coração íntegro, magnânimo e compassivo, podereis transformar este continente, libertando o vosso povo do flagelo da avidez, da violência e da desordem, guiando-o pela senda daqueles princípios que são indispensáveis em qualquer democracia civil moderna" (…) "administração pública honesta, uma rede de escolas e de hospitais que funcionem de modo adequado ".

O Papa Bento XVI chegou a Angola e “falou” sobre matérias que toda a gente pensa, mas que não é capaz de dizer em Luanda. O facto é que valorizamos sempre o que mais nos interessa ou defendemos, não é?

De qualquer forma, corrigidos alguns lapsos de linguagem, o Papa Bento XVI esteve em África e abordou assuntos verdadeiramente importantes. Curiosamente, José Eduardo dos Santos, aproveitando a visita e o facto de Angola ser um dos poucos países africanos maioritariamente católico, também decidiu apelar ao apoio da Igreja para resolver os mesmos problemas.

Sem comentários: