domingo, 1 de março de 2009

ENTREVISTA DE FERRAZ DA COSTA

Pedro Ferraz da Costa, presidente do Fórum para a Competitividade e ex-presidente da CIP (durante 20 anos), deu uma entrevista ao jornal O Público da qual partilho “três jogadas” de excepção que resultaram em golo:

Classe Política

"Temos um problema grave de qualidade de pessoal político, o que faz com que os eleitores olhem com grande suspeição para as alternativas ao Governo que já conhecem. Ninguém vai com certeza acreditar que os portugueses olhando, por exemplo, para o Dr. Pedro Passos Coelho ficam convencidos que têm ali a solução da governação para os próximos oito anos. Como já não tinham quando surgiu o Eng.º José Sócrates."

Governo e Ministros

"O actual primeiro-ministro tem características simultaneamente com lados positivos e negativos. É positivo em termos de determinação e rapidez de decisão, mas nalgumas coisas há pouca profundidade na análise do que se pretende resolver. Mas tem ministros muito fracos em áreas fundamentais. Temos um ministro das Finanças que é avaliado nos últimos lugares da União Europeia; temos um ministro da Economia que ao longo destes anos não conseguiu criar condições mais competitivas para o nosso sector exportador, que era o problema mais importante que tinha para resolver; temos um ministro da Agricultura que tem o descaramento de dizer que a crise ainda não chegou à agricultura, o problema é que ele não reparou que ela já lá está desde 2000; temos problemas na Justiça, em que a parte da simplificação funciona bem e a Justiça no geral, é muito má; temos um ministro das Obras Públicas que num almoço com 200 pessoas, quando lhe fizeram uma pergunta concreta e lhe lembraram que ele tinha dado já a sua palavra, disse que a sua palavra era a sua palavra e começou tudo à gargalhada. Há-de ser muito difícil com esta equipa... O caso do Ministério da Agricultura e da Economia, é evidente. Os ministros viveram quase sempre no estrangeiro, não conhecem os problemas. Se a situação se degradar em termos de Portugal ter de negociar qualquer programa de salvamento especial, provavelmente com o BCE ou a CE, quem vemos que tenha capacidade de fazer essa negociação ao nível de quando tivemos o Dr. Ernâni Lopes? Não temos."

Oposição / PSD

"O PSD está em dissolução há muito tempo e os principais interessados são eles próprios. Destroem-se mutuamente. Aquilo em termos ideológicos é um saco de gatos. Já estão a falar na liderança seguinte. Aquilo é uma campanha que está em marcha e não vai ser por aí."

Pedro Ferraz da Costa igual a si próprio e sem excessos.

Sem comentários: