sexta-feira, 3 de outubro de 2008

2 SOBREVIVENTES NA TAÇA UEFA

A 2.ª mão desta primeira eliminatória da Taça UEFA, veio confirmar as previsões, mau grado as prestações das equipas portuguesas. Esta segunda mão saldou-se em 2 derrotas, 1 empate e 2 vitórias.
.
V. Guimarães (Por) - 2 (0) - Portsmouth (Ing.) - 2 (2)
Manuel Cajuda desafiou as previsões e em 45 minutos conquistou aliados, com a igualdade na eliminatória. Na segunda parte, o Portsmouth reentrou no jogo mas não evitou o prolongamento. Nesta fase, o Vitória voltou a comandar, mas, caprichos do jogo, após falhar o 3-0, sofre o 1-2 num golo inevitável (Quem tira a bola da cabeça de Crouch quando este salta?). Depois disso, o jogo acabou e com 2-2. Por aquilo que fez, o Vitória merecia pelo menos a vitória. Curiosamente, o Vitória passou do sonho da Liga dos Campeões para o pesadelo de estar fora de qualquer competição da UEFA, em apenas 2 eliminatórias.
.
Apenas Lori Sandri acreditava ser possível afastar o Valência. A verdade é que não conseguiu, mas também não se diminuiu. Pelo menos, não permitiu goleadas humilhantes e os resultados conseguem disfarçar as diferenças de uma eliminação anunciada. Para registo o Marítimo esteve a vencer até ao minuto 77 e sofreu o golo da derrota já nos descontos.
.
O Benfica está a crescer. Quique Flores começa a conhecer os jogadores (Percebeu em Nápoles, mas só reconheceu contra o Sporting o melhor posicionamento de Katsouranis.), e principalmente, começa a recuperar o tempo perdido. Objectivamente, começa a constituir uma equipa ao invés de “apalpar” experiências. Este SL Benfica que conquistou o direito a estar na fase de grupos, já é uma amostra das potencialidades. Para confirmar isto basta consultar o crescimento nos períodos de domínio perante os adversários. Neste jogo, o Benfica foi no essencial uma equipa que tinha de passar esta eliminatória.
.
Heerenveen (Hol.) - 5 (1) - V. Setúbal (Por.) - 2 (1)
O Vitória foi eliminado por uma diferença dilatada. No entanto, o jogo permitiu possibilidades diversas e até podia ter acabado com 5-4, ou 4-4 ou com outro resultado. O Vitória perdeu nas “preliminares” do jogo e depois tudo podia acontecer. O facto é que foi eliminado e por diferença que não deixa dúvidas, apesar das dúvidas. Daúto Faquirá disse antes: “Respiramos Confiança”. Pois, mas desperdiçaram-na toda e muito cedo.
.
Jorge Jesus, pretendia o pleno e conseguiu. Mais do que isso, não sofreu qualquer golo perante um adversário, cujo valor é altamente questionável e só se justifica pela janela aberta a todas as equipas. Para quem não se lembra, o Sp. Braga está na fase de grupos via Taça Intertoto.

Sem comentários: