sábado, 4 de outubro de 2008

FUTSAL OU FUTEBOL NOS OLÍMPICOS ?

Há muito tempo que o Futsal reivindica o direito de ser considerada uma modalidade olímpica. Na esteira do Hóquei em Patins, que pelos vistos desistiu de insistir, após os Jogos de Barcelona. Aproveitando o Mundial 08 que se está a realizar no Brasil, a modalidade para uns e variante para outros (O vólei de praia é o quê?), voltou a levantar a questão e obteve reacções como estas:

Jérôme Valcke (Secretário-Geral da FIFA)
"Não é uma decisão da FIFA que o futsal passe a ser uma modalidade olímpica, mas uma decisão que deve ser tomada em conjunto com o Comité Olímpico Internacional. Da mesma forma, devemos enquadrar esta questão num contexto mais amplo, dados os inconvenientes que tivemos na China com a libertação de jogadores: primeiro haverá um debate interno na FIFA sobre o tema, e depois conversaremos com o COI sobre o futuro do futebol nos Jogos. Hoje não está em discussão, nem é nosso desejo, nem do COI, retirar o futebol do programa olímpico. A discussão é decidir que tipo de futebol deveria existir nos Jogos."
In http://www.fifa.com/

Ricardo Terra Teixeira (membro do Comité Executivo da FIFA, Presidente da Comissão de Futsal e de Beach Soccer da FIFA)
"O futsal é que deveria estar na Olimpíada. O futebol é muito profissional e nos tem criado muitos problemas nos últimos jogos".
In Folha de S. Paulo

Uma coisa não invalida a outra, mas colocando a coisa a este nível, invalida. E então...

Sem comentários: