domingo, 23 de novembro de 2008

JUIZES FORA DO FUTEBOL E DA POLÍTICA

Os juízes decidiram rejeitar a participação dos magistrados em órgãos desportivos e em cargos de confiança política através da aprovação por unanimidade do compromisso ético, no congresso da Associação Sindical dos Juízes Portugueses.

Em relação aos órgãos desportivos, António Martins, presidente da Associação, disse que "... a participação em órgãos associativos ligados aos desportos profissionais, onde, por via do seu contexto específico e pelo tipo de linguagem utilizada e pelas controversas que se desenvolvem, facilmente o juiz se sujeita a referências desprestigiantes e é conotado com situações pouco transparentes".

Em relação à Legislatura, os Juízes consideram que "A produção legislativa manifestada em leis frequentemente alteradas, incompletas e defeituosas é um factor de crise", e que a morosidade da justiça se deve à legislação processual que necessita de simplificação e flexibilização urgente.

Pois é, politica e futebol juntos são realmente explosivos. Isto é mais um empurrão para a constituição de um Tribunal Desportivo. Ou será que nem aí, os magistrados admitem envolvimento?

Segundo parece, este compromisso é extensivo aos Juizes Jubilados, o que levanta de imediato outra questão: Será que o Conselho de Justiça da FPF que tem os processos todos atrasados, vai sofrer consequências por este compromisso? Ou este compromisso é só para associados?

São muitas perguntas, eu sei! Mas quem souber que responda.

Sem comentários: