domingo, 2 de novembro de 2008

PORTO PERDE BATALHA NAVAL

A Naval 1.º de Maio, recebeu e venceu o FC Porto por 1-0. Se fosse excepção o FC Porto perder esta época, seria excepcional, mas não foi.

Começa a ser difícil caracterizar os jogos e as derrotas da equipa de Jesualdo Ferreira. Principalmente, porque já se disse tudo, já estão identificados os problemas, já houve tempo de correcção e… nada acontece.

Independentemente, da análise que se possa fazer ao jogo, da superioridade dos dragões, das oportunidades desperdiçadas, da falta de consistência evidente e de eficácia preocupante, da insegurança e da imagem de marca deteriorada, parece evidente que este FC Porto já tem pouca margem de manobra.

Penso mesmo que Jesualdo Ferreira já é um corpo estranho no grupo e não tem feito muito para corrigir processos e devolver capacidade à equipa. Manter Nuno na Baliza, não dar oportunidades a Pedro Emanuel, mexer na equipa constantemente, não estabelecer um modelo e colocar os elementos que o cumpram ou no inverso encontrar modelos de jogo que adoptem os elementos disponíveis, são matéria da responsabilidade do técnico.

A Naval já tinha mostrado ao que vinha e como vinha. Não tem alternativas, mas tem empenho, disciplina e atitude. Ulisses Morais disse ao intervalo que a equipa estava a cumprir com o plano traçado. Será que Jesualdo Ferreira poderia dizer o mesmo?

A Naval já igualou o FCPorto na classificação e o problema não é deles. Mesmo porque, como diz Jesualdo Ferreira: "Quando uma equipa menos cotada bate um candidato ao título... nunca podemos dizer que é injusto."

Sem comentários: